quinta-feira, 3 de março de 2016

BARCELONA, Dia 6 - Resistência

O grande fato do dia foi o fato de praticamente todas as equipes (exceção Sauber e Haas) andarem mais de 100 voltas. Isso é excelente. Os pilotos e os engenheiros conseguem analisar as informações e descobrir mais as características do carro. No terceiro ano da regra do motor V6, as quatro fornecedoras de motor (Ferrari, Mercedes, Renault e Honda) parecem estar, ao seu nível, no caminho certo (ao menos no quesito confiabilidade), buscando sempre a excelência em resistência e desempenho.

Foto: F1Fanatic
Pela primeira vez, a Williams liderou as atividades, com Valtteri Bottas. O finlandês anotou o tempo de 1:23.261, com os pneus supermacios (vermelho) em 107 voltas. Mesmo assim, a equipe de Glove ainda está relativamente distante de Mercedes e Ferrari. Provavelmente, a diferença entre eles até aumentou.

Hamilton andou pela manhã e utilizou pela primeira vez o pneu macio (amarelo). Terminou em segundo (1:23.622, 73 voltas). De tarde, Rosberg assumiu o W07. Ao contrário dos últimos dias, o alemão utilizou apenas o pneu médio. Priorizando o ritmo de corrida, foi o nono (1:26.298). As Mercedes parecem soberanas, ao menos até o GP da Espanha, em maio, quando as equipes lançam os primeiros pacotes aerodinâmicos.

Kevin Magnussen fechou o top 3 com a Renault. com 126 voltas e 1:23.933, com o pneu supermacio. Com os médios, Vettel foi o quarto (1:24.611, 151 voltas e pneus médios). Depois de apostar na velocidade do SF16-H na semana passada, a Ferrari analisa seu ritmo de corrida para tentar superar a Mercedes.

Foto: Divulgação
Outras marcas positivas: Button foi o quinto e andou incríveis 121 voltas; Ricciardo, o sexto, 135 voltas; Carlos Sainz Jr, o recordista: 166 voltas! (Duas voltas a mais que a Mercedes, com 164 voltas); Sérgio Pérez: 128 voltas, depois de uma terça-feira tumultuada.

Foto: Divulgação
Agora, os fatos negativos: A Sauber de Marcus Ericsson andou apenas 52 voltas depois da roda traseira direita sair do carro, ocasionando a única bandeira vermelha do dia. A Haas praticamente não saiu dos boxes: Gutiérrez andou apenas uma volta de instalação e voltou aos boxes após a equipe encontrar uma "anomalia nos dados" do carro.

Confira os tempos do sexto dia de testes em Barcelona!

Foto: Arte Globoesporte.com
Até!

quarta-feira, 2 de março de 2016

BARCELONA, DIA 5 - Botando moral

Foto: Getty Images
Depois de priorizar o ritmo de corrida e a resistência do carro na semana passada, a Mercedes resolveu, aos poucos, mostrar seu potencial em voltas rápidas. Com Nico Rosberg na pista, os alemães foram os mais rápido do quinto dia de testes, com o tempo de 1:23.022, com os pneus macios (amarelos) e 82 voltas, pela parte da manhã. Hamilton assumiu o W07 Hybrid na sessão da tarde, mas manteve o programa da semana pessada: Pneus médios (6°, 1:25.051, 90 voltas). O britânico teve uma pane na saída do pitlane e teve que ter seu carro empurrado aos boxes pelos mecânicos.

O segundo mais rápido foi Valtteri Bottas, com 1:23.229 (123 voltas), dois décimos mais lento que Rosberg. Todavia, o finlandês utilizou o pneu supermacio (roxo) e mesmo assim ficou atrás. Ou seja: Em "condições normais", a Williams pode estar entre 1s e 1s2, em tese, mais lenta que a Mercedes. Um recado claro: Apenas a Ferrari (e com possibilidades bem remotas) podem ameaçar o poderio alemão.

Foto: Getty Images
Depois de dois dias turbulentos, a McLaren voltou a surpreender. Alonso foi o terceiro (1:24.735, pneu macio). Mais importante do que o tempo de volta foram as 93 voltas que o asturiano guiou seu MP4-31 sem nenhum problema. Felipe Nasr andou pela primeira vez com seu C35 e foi o nono (1:25.493, 103 voltas, pneu macio), O importante foi acumular quilometragem e o máximo de informações possíveis para conhecer mais o novo carro, visando o GP da Austrália.

Quem mais andou no dia foi Max Verstappen (144 voltas), sétimo colocado: (1:25.176). Por falar na Toro Rosso, o pessoal de Faenza aproveitou para finalmente apresentar a pintura do STR11. Pelo mistério, esperava que fosse algo diferente e inovador. Entretanto, mais do mesmo: A clássica pintura da equipe desde que estreou na F1, em 2006. Ferrari, Force India e Haas tiveram problemas. Hulk sofreu com panes no seu VJM09, enquanto a Haas andou apenas 23 voltas, com problemas no sistema de combustível do carro de Gutiérrez. Nada mais normal para quem acabou de chegar e precisa corrigir muita coisa, como foi dito publicamente pelo dono, Gene Haas.

Foto: Getty Images
Confira a classificação do quinto dia de testes em Barcelona!

Foto: Arte Globoesporte.com
Até!

terça-feira, 1 de março de 2016

NOVIDADE EM MAIO

Achou que não ia ter foto dele no post, né? Foto: Getty Images
Aparentemente, as coisas na pistas não serão tão emocionantes como muita gente esperava que fosse. Visando deixar as disputas mais imprevisíveis e acirradas, a FIA decidiu mudar o sistema de disputa do treino classificatório (disputado da mesma forma desde 2006).

O grupo de trabalho da F1 se reuniu nas últimas semanas para definir a mudança. A fórmula lembra um modo "elimination" (comum nos videogames). O objetivo é manter os carros na pista durante todo o treino e gerar mais competitividade, ao contrário dos dias atuais, quando os principais carros andam pouco, o suficiente para fazer suas voltas e voltar aos boxes. Ou seja: O pessoal teria que dar o seu máximo o tempo inteiro.

Todavia, esse sistema só será imposto no GP da Espanha, em maio. Bernie justificou que os softwares que controlarão o sistema de classificação só ficarão prontos até lá. Enquanto isso, o sistema "antigo" continuará em vigor.

Com certeza será "O CAOS". Entretanto, algumas situações não ficaram claras: Se o piloto começar a volta rápida e os 90 segundos encerrarem durante a volta, o piloto terá direito a completar a volta ou será eliminado automaticamente? E os carros que andam "lento" na pista e atrapalham os outros que estão atrás, quais instruções serão dadas aos comissários? A FIA precisa ver isso em dois meses para não haver polêmicas e injustiças.

Resumindo:

Q1 - 
- A primeira etapa do treino teria duração de 16 minutos
- Com sete minutos de Q1, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q1.
- Com sete pilotos fora ao final do Q1, 15 prosseguem para o Q2.

Q2 -
- A segunda etapa do treino teria duração de 15 minutos
- Com seis minutos de Q2, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q2.
- Com sete pilotos eliminados ao final do Q2, oito prosseguem para o Q3

Q3 - 
 - A terceira etapa do treino teria 14 minutos
- Com cinco minutos de Q3, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q3.

- Sobrariam dois pilotos no último 1m30s para disputar a pole

A FIA tá querendo ser mais moderninha. Eles também anunciaram o prêmio de "Piloto do dia", onde as pessoas poderão "votar" nas redes sociais no piloto que mais destacou na corrida. O prêmio será entregue ao vencedor após as provas. A ideia será implementada pela FOM (detentora dos direitos comerciais da categoria) e das redes de TV que transmitem as corridas. Agora, é aguardar essas inovações da FIA...

Amanhã retornam os testes de pré-temporada em Barcelona, dessa vez com a Sauber utilizando o C35! Até lá!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

BARCELONA, Dia 4 - Novos e velhos problemas

Último dia da primeira parte de testes em Barcelona. Mais uma vez, a Ferrari sobrou e liderou três das quatro sessões, dessa vez com Kimi Raikkonen. O dia também ficou marcado por infortúnios na Williams e na McLaren.

Foto: MotorSport

O IceMan sobrou. Com os pneus ultramacios, o finlandês fez o tempo de 1:23.477, andando 80 voltas durante o dia. Em segundo lugar ficou Daniil Kvyat, da Red Bull, que andou 95 voltas e fez o tempo de 1:24.293, também com os ultramacios. Os austríacos se credenciam para desbancar a Williams como a terceira força da F1. Outro destaque dessa pré-temporada e que também promete incomodar o pessoal de Glove é a Force India., novamente com o piloto de testes mexicano Alfonso Celis. Ele foi o terceiro mais rápido (1:24.840, pneu supermacio, 77 voltas). A Williams que abra o olho!

Foto: Getty Images
Felipe Massa se limitou apenas a efetuar testes aerodinâmicos pela manhã e andou apenas 54 voltas. Foi o nono, com 1:26.483 (pneus macios). O brasileiro ficou um bom tempo parado nos boxes, mas despistou e não falou sobre o problema, apenas citou "como algo bobo e que não vai afetar o desempenho da Williams no GP da Austrália". Kevin Magnusson foi quem mais andou hoje (153 voltas) e foi o quarto (1:25.263, pneus macios). Enquanto Palmer sofreu com panes hidráulicas (normais para quem voltou a F1 apenas em dezembro, sem muito tempo para modificar o projeto da antiga Lotus), o dinamarquês conseguiu coletar bons dados para os franceses, que só pensam em 2017. Max Verstappen fechou o top 5 (1:25.393, 110 voltas, pneus macios)

Foto: Getty Images
 Depois de um início até promissor, a Honda voltou para a "realidade" de 2015. E, como sempre, o azarado da vez foi Dón Alonso. Um problema de vazamento permitiu ao espanhol dar apenas três voltas hoje. A McLaren soltou um comunicado, explicando a situação: "Durante a madrugada os engenheiros trabalharam para solucionar o vazamento hidráulico de ontem. Uma vez os trabalhos concluídos, mandamos Alonso para pista, mas a telemetria mostrou um novo vazamento - sem relação com o primeiro - no líquido refrigerante, o que nos obrigou a desmontar o carro todo, encerrando os testes do último dia". Uma ducha de água fria em Woking. Ao menos terão até terça para solucionar essas situações.

Foto: Reprodução Twitter

Quem já está "mostrando a que veio" é Rio Haryanto. Ontem, ele rodou. Hoje, ele rodou e bateu no muro da curva 5, provocando bandeira vermelha. Duas barbeiragens em dois dias. É o novo Maldonado? E mais: No paddock, circula um rumor de que o governo indonésio deu um calote e não pagou uma das taxas que deveria a Manor. O piloto pode ser substituído, mas a equipe de Stephen Fitzpatrick negou as informações. Será um Luiz Razia parte 2? (para quem não lembra: Em 2013, o brasileiro ia correr na Marussia, mas um atraso de pagamento dos seus patrocinadores a equipe forçaram a sua saída, entrando um jovem e promissor Jules Bianchi em seu lugar).

Confira os tempos do dia de hoje e também um quadro produzido pelo GloboEsporte.com com o melhor tempo dos pilotos nesses quatro dias de testes!

Foto: Arte GloboEsporte.com
Até!


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

BARCELONA, DIA 3 - Bandeiras vermelhas

O penúltimo dia da primeira parte dos testes de pré-temporada marcou a estreia dos Brasileiros Felipe Massa e Felipe Nasr e algumas equipes enfrentando problemas em seus carros. Vamos conferir:

Foto: Sky Sports

Nico Hulkenberg foi o mais veloz do dia, com o tempo de 1:23.110 (pneu supermacio - a única equipe que utilizou esse composto hoje) e 99 voltas completadas. O time de Vijay Mallya sonha em alcançar a Williams para ser a quarta força da F1. Vão ter que precisar de recursos, mas o talento dos pilotos e da equipe técnica é um fator que permite a todos sonharem. Em segundo lugar, a novata Haas, de Romain Grosjean (1:25.874 - pneu macio, 82 voltas). Definitivamente, os americanos não vieram para F1 de brincadeira. Ao contrário das últimas estreantes (Marussia, Hispania e Caterham), a Haas veio muito bem estruturada (com um generoso auxílio da Ferrari), e tem tudo para crescer devagarzinho ao longo dos anos. Se conseguir os primeiros pontos nessa temporada, será ótimo.

Raikkonen, que andou quase nada pela manhã (A Ferrari executou testes com o sistema de alimentação do carro), foi o terceiro (1:25.977, pneu médio, 77 voltas). Kevin Magnussen, com a Renault, foi o quarto (1:26.014, pneu macio, 110 voltas). Os franceses ainda sofrem com as panes, e o piloto dinamarquês teve que abandonar a sessão no fim do dia, provocando bandeira vermelha.

Foto: Reprodução
Felipe Nasr estreou em 2016 ainda com o C34, carro de 2015. O brasileiro conseguiu andar 115 voltas e fez o sétimo tempo. Ele afirmou que os pneus deste ano são diferentes em comparação aos do ano passado, o carro ficou mais rápido. Todavia, a Sauber está totalmente atrasada. Enquanto seus rivais (Toro Rosso, Haas, Renault, McLaren) acumulam quilometragem e descobrem seus novos bólidos, o C35 terá apenas quatro dias para que Nasr e Ericsson possam conhecer e testar o carro antes do GP da Austrália.

Apesar da evolução, a McLaren voltou a mostrar problemas. Button foi o 11° e sua MP4-31 teve uma pane hidráulica, que causou um pequeno incêndio. Na Manor, Rio Haryanto foi o último, andando 77 voltas com sua Manor, apesar de ter rodado e causar outra bandeira vermelha. As Mercedes, com bastante quilometragem, mudou a estratégia: Mandou Hamilton à tarde (oitavo, com 1:26.421, pneu médio e testando a nova asa da Mercedes) e Rosberg pela manhã (quinto, com 1:26.084, pneu médio).

Foto: Getty Images
Felipe Massa estreou o FW38 com 109 voltas e o décimo tempo (1:26.712, pneu médio). A Williams evoluiu menos que Ferrari e Mercedes e pode se ver ameaçada pela Red Bull e, quem sabe, a Force India. O brasileiro também indicou que a equipe só ira priorizar o ritmo de classificação nos testes da semana que vem, quando serão utilizados os pneus macio, supermacio e ultramacio.

Confira os tempos do terceiro dia de pré-temporada em Catalunha, na Espanha!

Foto: Arte Globoesporte.com
Até!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

BARCELONA, DIA 2 - Nada mudou

Segundo dia de testes na Catalunha. Novamente, Vettel foi o mais veloz, desta vez utilizando os novos pneus ultramacios (roxos) da Pirelli. Entretanto, quem chamou a atenção outra vez foi a Mercedes, que percorreu 800 km (ou quase 3 GPs da Espanha) com Nico Rosberg, com os pneus médios. Os alemães estão escondendo o seu potencial de velocidade, enquanto os italianos desejam saber o quão rápido é o seu SF16-H. Os alemães parecem, a princípio, estar alguns degraus a frente.

Foto: Getty Images
O tetracampeão fez o tempo de 1:22.810, percorrendo 126 voltas durante o dia. Quem também andou com o ultramacio e fechou a sessão em segundo lugar foi Daniel Ricciardo, com a Red Bull (1:23.525) e 112 voltas. No geral, todas as equipes percorreram uma boa quilometragem no treino de hoje. É um avanço significativo em relação ao ano passado, o que demonstra, em tese, um maior entendimento dos sistemas da unidade motriz com a aerodinâmica e os outros componentes do bólido.

Sérgio Pérez foi o primeiro piloto titular da Force India a entrar no novo VJM09 e ficou em terceiro (1:23.650), mas com os pneus supermacios. Finalmente, Rosberg foi o quarto (1:24.867), com pneu médio. Obviamente, ficou nítido que a Mercedes estava preocupada com os stints de corrida e a durabilidade dos equipamentos ao invés de focar na velocidade e tempos de qualyfing. Ou seja: Estão um passo a frente dos demais.

Foto: Getty Images
Outra grande novidade do dia foi a McLaren e seu motor Honda. Alonso pilotou o MP4-31 por incríveis 119 voltas e terminou o dia na nona colocação (1:26.082), com pneu macio. Melhor do que o tempo em si, o fato do time de Woking andar sem nenhum problema elétrico ou algo do tipo animou o piloto espanhol bicampeão do mundo. Além do mais, tivemos uma mudança importante no comando nipônico. Yasuhisa Arai, diretor do programa de F1 da Honda, foi substituído por Yusuke Hasegawa, que já passou pela F1 nos tempos que a Honda era um time. Ele fala um pouco de inglês, o que deve ajudar no relacionamento com a fábrica, na Inglaterra. Ron Dennis queria a cabeça de Arai desde o ano passado, devido ao fato do japonês dar inúmeras entrevistas desastrosas e não aceitar outros métodos de trabalho, visando a melhora do time. A McLaren tem tudo para se desenvolver e atingir resultados melhores nesse ano.

Foto: Getty Images
Resumindo: Com uma analogia muito bem escrita pelo Lívio Oricchio (LEIA AQUI), Mercedes e Ferrari travam um duelo de boxe. Os Italianos vieram animados achando que poderiam destronar os Alemães. Foram com confiança, mas não esperavam que a Mercedes evoluísse tanto quanto eles (ou até mais). Por enquanto, uma vitória por pontos confortável dos Alemães, que abalaram psicologicamente o oponente e agora trabalham a distância com jabs curtos. Mas faltam muitos rounds para essa luta terminar. Até lá, o nocaute ferrarista pode acontecer. Será?

Confira os tempos do segundo dia de testes da pré-temporada da F1, em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com
Até amanhã!

BARCELONA, DIA 1 - Ferrari x Mercedes

Testes de pré-temporada devem ser analisados com muito cuidado. Nem tudo (ou quase tudo) deve ser levado em consideração. Até o GP da Austrália, todas as equipes terão modificações. Além do mais, nem sempre as equipes "mostram tudo" nos testes de pré-temporada. Eles não querem mostrar todas as suas armas logo no início. Dito isso, bora conferir o que aconteceu no primeiro dia de treinos na Catalunha:

Foto: Getty Images
Sebastian Vettel marcou o melhor tempo do dia, anotando o tempo de 1:24.939 (pneu médio), ainda pela parte da manhã. O alemão andou 69 voltas. Poderia ter sido mais, mas o seu SF16-H ficou nos boxes por algum tempo para reparos de confiabilidade. Por falar nisso, o que impressionou foi o ritmo da Mercedes. O tricampeão Lewis Hamilton foi o segundo mais rápido, quase meio décimo mais lento que a Ferrari (1:25.409)

Entretanto, o inglês andou 156 voltas no Circuito espanhol, o que equivale a 2,5 GPs (O GP da Espanha tem 66 voltas (comprimento total de 4627 metros). E o mais preocupante (para os rivais): Com o pneu médio, os tempos das voltas foram muito semelhantes. Ou seja: Se a Ferrari aparentemente deu um salto para tentar encostar ou ultrapassar a Mercedes, os alemães não deixaram barato: O ritmo de corrida parece ser muito bom e, o mais importante, o carro parece ser confiável.

Foto: Reprodução Twitter
A bordo da Red Bull "sem Renault", Daniel Ricciardo foi o terceiro (1:26.044), com 87 voltas completadas. Um bom sinal. Será interessante a disputa do motor "Renault" desenvolvido pelos austríacos e Mario Illien, o guru da Ilmor e a Renault dos franceses. Bottas foi o quarto, Alfonso Celís (Mexicano, piloto reserva da Force India) foi o quinto e Jenson Button o sexto, com Carlos Sainz Jr em sétimo, Marcus Ericsson (com a Sauber de 2015) em oitavo e Pascal Wehrlein e Grosjean fechando o top 10. Jolyon Palmer foi o último.

Foto: Getty Images
Confira os tempos do primeiro dia de testes da pré-temporada:

Foto: Reprodução Globoesporte.com
Até amanhã!