terça-feira, 1 de março de 2016

NOVIDADE EM MAIO

Achou que não ia ter foto dele no post, né? Foto: Getty Images
Aparentemente, as coisas na pistas não serão tão emocionantes como muita gente esperava que fosse. Visando deixar as disputas mais imprevisíveis e acirradas, a FIA decidiu mudar o sistema de disputa do treino classificatório (disputado da mesma forma desde 2006).

O grupo de trabalho da F1 se reuniu nas últimas semanas para definir a mudança. A fórmula lembra um modo "elimination" (comum nos videogames). O objetivo é manter os carros na pista durante todo o treino e gerar mais competitividade, ao contrário dos dias atuais, quando os principais carros andam pouco, o suficiente para fazer suas voltas e voltar aos boxes. Ou seja: O pessoal teria que dar o seu máximo o tempo inteiro.

Todavia, esse sistema só será imposto no GP da Espanha, em maio. Bernie justificou que os softwares que controlarão o sistema de classificação só ficarão prontos até lá. Enquanto isso, o sistema "antigo" continuará em vigor.

Com certeza será "O CAOS". Entretanto, algumas situações não ficaram claras: Se o piloto começar a volta rápida e os 90 segundos encerrarem durante a volta, o piloto terá direito a completar a volta ou será eliminado automaticamente? E os carros que andam "lento" na pista e atrapalham os outros que estão atrás, quais instruções serão dadas aos comissários? A FIA precisa ver isso em dois meses para não haver polêmicas e injustiças.

Resumindo:

Q1 - 
- A primeira etapa do treino teria duração de 16 minutos
- Com sete minutos de Q1, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q1.
- Com sete pilotos fora ao final do Q1, 15 prosseguem para o Q2.

Q2 -
- A segunda etapa do treino teria duração de 15 minutos
- Com seis minutos de Q2, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q2.
- Com sete pilotos eliminados ao final do Q2, oito prosseguem para o Q3

Q3 - 
 - A terceira etapa do treino teria 14 minutos
- Com cinco minutos de Q3, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q3.

- Sobrariam dois pilotos no último 1m30s para disputar a pole

A FIA tá querendo ser mais moderninha. Eles também anunciaram o prêmio de "Piloto do dia", onde as pessoas poderão "votar" nas redes sociais no piloto que mais destacou na corrida. O prêmio será entregue ao vencedor após as provas. A ideia será implementada pela FOM (detentora dos direitos comerciais da categoria) e das redes de TV que transmitem as corridas. Agora, é aguardar essas inovações da FIA...

Amanhã retornam os testes de pré-temporada em Barcelona, dessa vez com a Sauber utilizando o C35! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.