sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

SUPERMÁQUINAS POR BAGATELA

Essa semana a Mercedes e a Ferrari lançaram seus novos brinquedinhos.

A marca alemã levou para as ruas o modelo campeão do mundo de F1: Trata-se do SL 63 AMG, com a grife de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Foram produzidos 38 modelos autografados (19 de cada piloto). Cada um dos carros vêm com uma placa referente a um dos circuitos da temporada.

Primeiramente, os carros serão restritos aos membros do Círculo de Excelência, uma lista exclusiva dos compradores da marca alemã. Eles serão vendidos em pares. Depois, os que sobrarem serão vendidos individualmente. Além disso, o comprador ganha: Um capacete usado por Hamilton ou Rosberg, um relógio especial da IWC (patrocinadora da equipe), um livro da F1 autografado pelos dois pilotos e um convite para o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, em março de 2015. Os carros serão entregues no fim de semana do GP da Alemanha, que será realizado entre os dias 17 e 19 de julho.

P.S: O modelo branco é de Rosberg. O preto, de Hamilton. Para ver mais fotos, confira no blog do VOANDO BAIXO. O preço? R$ 2 milhões (R$ 1 milhão cada carro).  Ele tem um motor biturbo de 5,5 litros, com potência de 585 cavalos. Velocidade máxima: 300 km/h.

Foto: Divulgação






Pelo lado Italiano, saiu o Ferrari FXX K, que fará sua primeira aparição mundial neste final de semana durante o Ferrari Finali Mondiali, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. O modelo é baseado no La Ferrari, modelo híbrido. O K se refere ao Kers (Sistema de Recuperação de Energia Cinética).

O carro tem 1080 cavalos - 860 cv gerados pelo motor V12 e 190 cv pelo propulsor elétrico. Segue o texto do VOANDO BAIXO (Confira mais fotos nesse link também): " O modelo, entretanto, não poderá ser usado em corridas - por estar fora dos regulamentos existentes - ou mesmo nas ruas - por não se adequar às legislações rodoviárias. A Ferrari fará eventos especiais para os donos do carro pilotarem em circuitos fechados durante os próximos dois anos. E qual seria o preço da brincadeira? Apesar de a montadora não revelar, não deverá sair por menos de R$ 8 milhões (US$ 3,1 milhões) e será oferecido apenas a um grupo exclusivo de clientes." 

Sem contar com o controle de estabilidade, freios ABS de última geração, injeção eletrônica integrado com o Kers, diferencial eletrônico de terceira geração, efeitos ativos de aerodinâmica  e sistema de amortecedores  independentes... Tá, pare de babar:

Foto: Divulgação

Vídeos e curtas (inhas não!)... #9

Fala, galera! A preguiça é soda... Eu sei que tô devendo a análise da temporada, mas tô esperando baixar um pouco a poeira, tô aproveitando um pouquinho as férias aqui, dei uma desligada... Mas vamos ao que interessa: Algumas atualizações dessa semana que está passando!

Começamos com o vídeo da Williams, que homenageia três grandes carros históricos da equipe: FW08C (pilotado por Keke Rosberg, campeão em 1983), o FW18 (Pilotado por Damon Hill, campeão em 1996) e o FW36, o carro desse ano. Felipe Nasr guiou o carro de Keke, Bottas o de Damon e Susie Wolff pilotou o carro mais recente. Veja!


VENHAM - Dieter Zetsche, chefe da Mercedes, convidou seus rivais alemães Audi e BMW a competirem na F1, durante entevista ao jornal Bild. Ele ressaltou que as três, juntas, somam 80% do mercado de automóveis de luxo do mundo e seria "interessante se enfrentarem na F1". A última participação da BMW foi na época de parceria com a Sauber, que foi de 2006 até 2009. Eles também forneceram motor a Williams entre 2000 e 2005. Já a Audi nunca participou da Fórmula 1, mas existem rumores que apontam uma possível chegada da montadora a categoria. A contratação de Stefano Domenicali não deixa mentir.

NÃO SEI DE NADA - Em relatório, a FIA se eximiu de culpa no acidente de Jules Bianchi, em Outubro. (Hoje fazem 2 meses do ocorrido - #ForzaJules). O relatório diz, basicamente, que o francês "não reduziu o suficiente", acelerando e freando ao mesmo tempo, perdendo o controle do carro. Um dispositivo de segurança que cortaria o torque do motor falhou, devido a particularidades do sistema da extinta Marussia.

SEM O DOBRO - Acabou a palhaçada, Em uma convenção em Doha, a FIA oficializou que foi extinta a regra da pontuação dobrada na última corrida. O mundo da automobilismo agradece.

SÓ PARA MAIORES - Na mesma convenção, a FIA proibiu que menores de 18 anos pilotem um carro de Fórmula 1 a partir de 2016. Eles querem evitar a ascensão precoce de adolescentes espinhentos e que mal saíram da puberdade, como Max Verstappen e Kimi Raikkonen (Em 2001, com a Sauber).

FESTA - Hamilton e Rosberg estiveram no último fim de semana no "Stars & Cars", evento da Mercedes que reuniu 50 mil fãs em Stuttgart. Em frente ao museu Mercedes-Benz, os dois andaram com o carro campeão do mundo e outros clássicos da marca. Confira!






INDEFINIDO - Deu em nada a reunião que a McLaren fez ontem para definir o parceiro de Alonso na equipe em 2015. Mansur Ojjeh e Ron Dennis, os acionistas master de Woking, divergem: O primeiro prefere Button. O segundo, Magnussen. Vandoorne corre por fora.

SURPRESA - A FIA colocou provisoriamente o retorno do GP da Coreia no circo da Fórmula 1. Esse circuito, juntamente com o retorno do GP do México, aumentaria para 21 etapas a temporada 2015. Se realmente for confirmada a pista asiática, será um recorde na Fórmula 1. Confira o calendário (provisório):

1ª etapa) 15 de março - Austrália (Melbourne)
2ª etapa) 29 de março - Malásia (Sepang)
3ª etapa) 12 de abril - China (Xangai)
4ª etapa) 19 de abril - Bahrein (Sakhir)
5ª etapa) 3 de maio - Coreia do Sul (A confirmar)
6ª etapa) 10 de maio - Espanha (Barcelona)
7ª etapa) 24 de maio - Mônaco (Monte Carlo)
8ª etapa) 7 de junho - Canadá (Montreal)
9ª etapa) 21 de junho - Áustria (Spielberg)
10ª etapa) 5 de julho - Inglaterra (Silverstone)
11ª etapa) 19 de julho - Alemanha (Nurburgring)
12ª etapa) 26 de julho - Hungria (Budapeste)
13ª etapa) 23 de agosto - Bélgica (Spa-Francorchamps)
14ª etapa) 6 de setembro - Itália (Monza)
15ª etapa) 20 de setembro - Cingapura (Cingapura)
16ª etapa) 27 de setembro - Japão (Suzuka)
17ª etapa) 11 de outubro - Rússia (Sochi)
18ª etapa) 25 de outubro - Estados Unidos (Austin)
19ª etapa) 1º de novembro - México (Hermanos Rodríguez)
20ª etapa) 15 de novembro - Brasil (Interlagos)
21ª etapa) 29 de novembro - Abu Dhabi (Yas Marina)

NADA DE TERCEIRA VIA - Ao menos para o ano que vem, a FIA não pensa em inserir o terceiro carro nas equipes maiores para amenizar a perda da Marussia e o provável fim da Caterham. Vale lembrar também que Force India, Sauber e Lotus estão com as contas no vermelho e clamam por socorro. Ano que vem teremos 18 ou 20 carros no grid, número mais baixo desde 2005.

ONBOARD - Confira o onboard das primeiras voltas de Sebastian Vettel pela Ferrari, no circuito de Fiorano, no último sábado:


BÔNUS:
Vettel se despediu da RBR essa semana e ganhou um touro de presente. Foto: Divulgação

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

TÍTULOS, VITÓRIA E ACIDENTE

Foto: Victor Eleutério
Nesse final de semana agitado e decisivo para a Stock Car e o WEC (World Endurance Championship - Mundial de Endurance), começaremos falando do segundo. Na principal categoria, a  LMP1, o Porsche 919 foi o grande vencedor, guiado pelo Francês Roman Dumas, o Suíço Nell Jani e pelo Alemão Marc Lieb. Em 2° ficaram a Toyota de Anthony Davidson e Sebastian Buemi, que já haviam garantido o título na prova passada, no Bahrein e conquistaram em São Paulo o título de construtores. O Brasileiro Lucas di Grassi ficou em 3° pela Audi, junto com seus companheiros Tom Kristensen e Loic Duval.

Alías, a prova marcou a despedida de Kristensen, aos 47 anos. Sua grande marca na carreira são as 9 vitórias que teve em uma das provas mais charmosas do automobilismo, as 24 Horas de Le Mans, ganhando o pomposo apelido de "Senhor Le Mans". Do trio que dominou os anos 2000 em diferentes categorias (Michael Schumacher na F1, Valentino Rossi na MotoGP e Tom Kristensen no Endurance), só sobrou o Italiano. Sem esquecer, é claro, de Sebastien Loeb, também nove vezes campeão do WRC (World Rally Championship).

Foto: David Abramvezt
Outro destaque foi o aclamado e esperado retorno de Emerson Fittipaldi, 67, às pistas. Ele não disputava uma corrida internacional desde 1996 e a última na carreira havia sido em 2008. Entretanto, Emmo pouco pode fazer. Sua Ferrari F458 teve problemas no câmbio no meio de seu stint, e teve que retornar aos boxes, perdendo tempo. Representando a Ferrari juntamente com o Italiano Ale Pier Guidi e Jeff Segal, terminou em penúltimo na categoria GTE Am. O trio vencedor foi Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Chrystoffer Nygaard, pela Aston Martin. Outras categorias:

LMP2:  Vitória sem dificuldades de Matthew Howson, Richard Bradley e Alex Imperatori, pela Nissan.

GTE Pro:O Brasileiro Fernando Rees (Aston Martin) se envolveu em vários incidentes e terminou em 4°. A vitória foi da dupla Darren Turner e Stefan Mücke, seguido dos Franceses Fréd Makowiecki (Porsche) e Patrick Pilet (Porsche) e Davide Rigon e James Calado (Ferrari).

Foto: SporTV
11 anos depois, Mark Webber (Porsche) se envolveu em um novo acidente em Interlagos. Novamente, foi com grande estilo e exatamente no mesmo local. Ele foi tocado pela Ferrari F458 do Italiano na Curva do Café, ambos bateram no muro e voltaram para a pista, perigosamente. Apesar do fogo e do carro destroçado, o Australiano está bem. Ele foi levado para  o Hospital Bandeirantes, o oficial da prova. Veja o acidente e compare com o que o próprio sofreu com a Jaguar, em 2003:




Foto: Carsten Horst/Hyset
23 ANOS DEPOIS, CAMPEÃO: Rubens Barrichello saiu da seca e conquistou a Stock Car na temporada de 2014, em Curitiba. Rubinho precisava chegar em 4° para ser campeão por suas próprias forças, mas terminou em 3° após largar na pole, "escorregar" na curva da "confusão" e cair para o terceiro lugar. Daniel Serra venceu a prova, com Átila Abreu em segundo, Rubinho em terceiro e Cacá Bueno em quarto. Vale destacar a quantidade de incidentes e safety car durante os 40 minutos de prova: Sérgio Jimenez, Raphael Matos e Julio Campos na primeira prova (Curva 1) e Thiago Camilo na curva da parte final do circuito; Marcos Gomes e Rubinho também escaparam nesse local; Valdeno Brito e Max Wilson também na curva 1 (Volta 5). Parabéns para Rubens Barrichello, que após a sua frustrante passagem pela Fórmula Indy em 2012 e a experiência como comentarista da Globo na Fórmula 1, conquista a Stock em sua segunda temporada. Um talento subestimado e ridicularizado pelos Brasileiros, mas muito valorizado lá fora. Dalhe, Rubinho!


sábado, 29 de novembro de 2014

Vídeos e curtinhas... #8

Fala, galera! Tirei 2 dias de "folga" e dei uma relaxada, quase de férias... Bom, vou postar pra vocês agora algumas coisinhas dos últimos dias.

É OFICIAL - Ontem a Toro Rosso confirmou o que todos já suspeitavam desde o princípio: Carlos Sainz Jr será companheiro de equipe de Max Verstappen. Será a dupla mais jovem da história da F1, com uma incrível média de idade de 18,5 anos. (Sainz Jr tem 20 anos, e Verstappen, 17).

SE APROVEITAM DE MINHA NOBREZA - Depois de passar uma temporada sem vitórias após 22 anos,a Ferrari utilizou um recurso digno de filme de ação. Uma funcionária, de nome Jane, ficou no camarote acima dos boxes da Mercedes e começou a filmar as movimentações da equipe Alemã, buscando descobrir os segredos de tamanha superioridades das flechas de prata em 2014. Depois de um tempo, um funcionário da Mercedes foi até lá e mandou a moça parar de filmar.

Reprodução: Bild
* TEAM LH: No fim de semana decisivo para o título de Hamilton, a cada dia foram gravados minidocumentários de fãs incentivando o bi-campeão inglês rumo a conquista da glória. No fim, Hamilton agradece o apoio dos seus torcedores, denominados #TeamLH. Veja aí os vídeos:

Quinta:
Sexta:
Sábado:
Domingo:




* NÃO CONTAVAM COM A MINHA ASTÚCIA: De forma surpreendente, Sebastian Vettel fez um teste supresa com a Ferrari no circuito de Fiorano/Itália nesta manhã. De capacete branco com a mensagem "Meu primeiro dia na Ferrari: 29/11/2014", o Alemão testou o carro F2012, da temporada de 2012, onde Alonso foi o vice-campeão por detalhes, perdendo para o próprio Vettel. Vê aí:

Foto: Voando Baixo



HOMENAGEM:

Foto: Divulgação



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

TESTES DE ABU DHABI

Foto: Reprodução/Twitter
Foram realizados ontem e hoje os últimos testes da F1 em 2014, em Abu Dhabi. Na sessão de terça-feira, o Finlandês Valtteri Bottas foi o mais rápido do dia, marcando 1:43.396. Os grandes destaques do dia foram a estreia da McLaren com motor Honda, guiado por Stoffel Vandoorne, e a primeira aparição pública de Sebastian Vettel com seus novos companheiros de trabalho na Ferrari.

Foto: Getty Images
Entretanto, as coisas não começaram positivas nessa nova parceria de McLaren e Honda. Após apenas 3 voltas, o carro parou no meio da pista e abandonou a sessão, com problemas no sistema de leitura de combustível.

Foto: Getty Images
A RBR não deixou Vettel treinar com a Ferrari, mas o Alemão já "bateu ponto" e conversou com seus novos colegas. Houve também a estreia de Marcus Ericsson na Sauber, após sua rescisão com a Caterham. Participaram do treino, além de Bottas, Vandoorne e Ericsson: Rosberg (Mercedes), Raikkonen (Ferrari), Charles Pic (Lotus), Will Stevens (Caterham), Jolyon Palmer (Force India), Carlos Sainz Jr (RBR) e Max Verstappen (STR). Confira os tempos de ontem:

Arte Grande Prêmio

Pela manhã, houve o segundo e último dia de testes, encerrando oficialmente a Fórmula 1 em 2014. Com pilotos diferentes, tivemos o domínio de Pascal Wehrlein, piloto de testes da Mercedes, que fez o melhor tempo do dia. Outro destaque foi a despedida de Felipe Nasr da Williams (Outro que foi proibido de treinar pela sua futura equipe, a Sauber).

Foto: Getty Images
A McLaren novamente teve problemas com o seu carro. Dessa vez, a equipe sequer foi para a pista, não andou e desperdiçou outro dia de trabalho. Agora, só em Jerez, no final de Janeiro. Isso lembra o calvário da Renault no início do ano... Só tô dizendo.

Foto: Getty Images
Mas o que realmente chamou a atenção foi essa bugiganga na asa do carro da Force India, guiada pelo Australiano Spike Goddard. Trata-se de um dispositivo desenvolvido pelo pai de Lewis Hamilton, Anthony, que tem como objetivo transmitir informações aos espectadores da F1 durante a corrida. A "info-asa" é uma pequena tela de LED dupla-face que transmite informações como posição na corrida, as iniciais do piloto, o número de pit-stops e a escolha de pneus. O teste ocorreu com a autorização da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pode ser introduzido nos carros já na próxima temporada. 

Ericsson, Stevens e Verstappen foram os únicos que andaram nos 2 dias, pela Sauber, Caterham e Toro Rosso, respectivamente. No resto, houve mudanças: Marciello (Ferrari), Alex Lynn (Piloto da Red Bull e campeão da GP3, testou pela Lotus), Esteban Ocon (Lotus), Felipe Nasr (Williams) e Spike Goddard (Force India). Agora sim, é oficial: A F1 está de férias! Mas nós não! (--'). Confira os tempos de hoje: Amanhã tentarei postar uma análise das equipes nesse ano. Até!

Foto: Globoesporte.com

*ATUALIZAÇÃO: Vergne confirmou no seu Twitter que não seguirá na STR em 2015. A imprensa Espanhola afirma que Carlos Sainz Jr já fechou contrato para a temporada que vem. É o único candidato, a princípio. Alex Lynn, também da academia de pilotos da Red Bull e campeão da GP3, corre bem por fora.

Palmer também disse que dificilmente será titular em 2015. O campeão da GP2 busca uma vaga como piloto de testes da Force India, por quem andou nos testes de ontem. O último campeão da GP2 que entrou na F1 foi Romain Grosjean, em 2012. Fábio Leimer e Palmer fracassaram. Até agora, o único da "categoria de base" da F1 confirmado na principal categoria de automobilismo do mundo é o Brasileiro Felipe Nasr, já anunciado pela Sauber.

MERCADO DE PILOTOS PARA 2015

Fala, galera! Fim de temporada, mas as equipes seguem pensando e planejando as próximas temporadas... Nesse post, vamos olhar quem já está confirmado para a próxima temporada e quais as vagas que estão em aberto:

Vamos começar com as equipes que possui os dois acentos já certos para 2015:

MERCEDES - Hamilton e Rosberg
RED BULL - Ricciardo e Kvyat
WILLIAMS - Bottas e Massa
FERRARI - Vettel e Raikkonen
FORCE INDIA - Hulkenberg e Pérez
SAUBER - Ericsson e Nasr

Agora, olharemos para as incógnitas. Começando pela McLaren: Todos já sabem - Alonso, Button e Magnussen disputam as 2 vagas da equipe que celebra o retorno da parceria com a Honda (Que, aliás, já andaram em Abu Dhabi, mas foi bem pouco: Apenas 3 voltas. Problemas de confiabilidade - Normal, se tratando dos primeiros treinos). A equipe de Woking só anunciará seus pilotos em Dezembro.

McLAREN - (?) - Alonso, Button e Magnussen

* Toro Rosso: Apenas Max Verstappen está confirmado. O Espanhol Carlos Sainz Jr, campeão da Fórmula Renault 3.5, deve ser seu companheiro de equipe. Há fontes que dizem que Vergne pode recuperar sua vaga e se manter na equipe para o ano que vem.

TORO ROSSO - Max Verstappen e (?) - Carlos Sainz Jr ou Vergne

* Lotus: Maldonado e o dinheiro da PDVSA (Petrolífera Venezuelana) já estão garantidos. A equipe trocará de fornecedor de motor: Sai a Renault, entra a Mercedes. Com isso, a Petronas pode barrar a petrolífera Francesa Total, apoiadora de Grosjean, o que pode mudar tudo. Entretanto, sinceramente, não vi nenhum nome especulado. Só alguns burburinhos de Sutil ou Van der Garde.

LOTUS - Maldonado e (?) - Grosjean, Sutil, Van der Garde

* Caterham: Nem sei se ela vai existir para o ano que vem, então não há nada para falar dessa equipe. Incógnita total.


É isso pessoal, tô preparando uma análise da temporada de cada equipe, e quinta-feira postarei para vocês! Até!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

GP2 e "Arrivabene, Mattiaci"!

Foto: Divulgação
Horas antes da decisão da Fórmula 1, a GP2 encerrou suas atividades em 2014. O campeão já estava decidido desde Outubro: Jolyeon Palmer, que abandonou a corrida final na 1a volta. Coube ao monegasco Stefano Coletti (vermelho) vencer, com o Brasileiro Felipe Nasr se despedindo em 2° e Arthur Pic em 3°. Nasr terá grandes desafios na Sauber. A equipe, que zerou nessa temporada, possivelmente começará a temporada como o pior carro do grid (se a equipe existir, né), em virtude da provável falência da Caterham. Vandoorne chegou em 6° e confirmou o vice-campeonato. A GP2 volta só em Abril, no Bahrein.

Foto: Getty Images
Durou sete meses a aventura de Marco Mattiacci no comando da equipe Ferrari. Após substituir Stefano Domenicali em Abril, a Scuderia oficializou hoje a chegada de Maurizio Arrivabene, diretor da Philip Morris, empresa dona da marca Marlboro - investidora da escuderia italiana mesmo com a proibição da publicidade de cigarros na categoria. Mattiacci era chefe executivo da Ferrari na América Latina e entrou numa "sinuca de bico" ao aceitar a aventura em um universo desconhecido, a Fórmula 1. A impaciente equipe Italiana, sedenta por resultados, fritou mais um nesse ano de 2014. Parece que a única função de Mattiacci foi discutir com Alonso e inviabilizá-lo sua permanência na equipe para o ano que vem. A desorganização dos tifosi lembram os clubes Brasileiros.

Maurizio Arrivabene, novo chefe da Ferrari. Foto: Divulgação