quarta-feira, 10 de julho de 2019

O FUTURO JÁ COMEÇOU

Foto: Grande Prêmio
Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa...

Digo, vamos começar pela ordem cronológica: McLaren e Alonso rescindiram o contrato e agora o espanhol está oficialmente sem equipe e categoria alguma, diante do término do WEC. Claro que a péssima participação com a parceria da Carlin na Indy 500 foi o estopim para tudo isso. O espanhol deve continuar tentando a participação, apesar do futuro ser um grande mistério. Existem datas marcadas para o segundo semestre, mas onde? Indy o ano todo ele não quer e o resto são apenas testes. Ou seja, a F1 seria um caminho natural, mas...

Nesta terça, a McLaren foi a primeira equipe a se movimentar no mercado de pilotos para 2020, ou, melhor escrevendo, a manter. Carlos Sainz e Lando Norris seguem na equipe para o ano que vem, fruto da surpreendente e rápida evolução da McLaren com um novo chassi aliado ao motor Renault.

O resultado, por enquanto, é o time de Woking sendo a quarta força nos construtores e com Sainz "o melhor do resto" na tabela de classificação, mesmo abandonando várias corridas no início do ano. Apesar de não ser vistoso, o espanhol cumpre muito bem seu papel. Apesar de uma temporada decepcionante na F2 e a ascensão para a F1 ter sido vista como um passo além da perna, Norris está mostrando que não é bem assim, crescendo a cada corrida e confirmando o status de promessa que carrega há alguns anos. Em time que está ganhando não se mexe, certo?

Alonso poderia voltar para a McLaren, mas como a onda de acontecimentos mostrou, não é bem assim. Outra alternativa era a Red Bull, onde Pierre Gasly é a bola da vez do verão europeu. Diante da falta de talentos ou destes serem muito crus para ascender aos taurinos, um bicampeão livre no mercado para disputar posição com Max Verstappen seria tudo o que a categoria queria, não? A Red Bull poderia pensar o mesmo, mas o problema é a Honda. Ou melhor: a relação que inexiste entre Honda e Alonso depois de anos desgastantes na McLaren. Mais uma vez o péssimo timing e gerenciamento de carreira fazendo a diferença na vida de Alonso... E aí, qual o futuro do espanhol? E Gasly? Hulkenberg seria o substituto? Com Hulk saindo da Renault, entraria Ocon?

Na Mercedes, Bottas parece murchar cada vez mais. A pressão do contrato de um ano e o fato de disputar com o melhor da atualidade sempre são fatores "acentuantes". Soma-se a isso o fato de Esteban Ocon estar sem uma cadeira e, diante da impossibilidade de Toto Wolff o devolver para o grid, é bem possível que o francês seja alçado a titular no próximo ano. Ocon não fez o suficiente para subir para o principal carro da categoria, mas na neoF1, "a base vem forte". Numa hipotética saída, para onde iria Bottas?

Ricciardo segue preocupado com o desempenho da Renault na temporada. O pior de tudo é que ninguém sabe qual é realmente o problema do chassi, e por isso é que a cada corrida é uma incógnita: pode ser algo como o GP do Canadá ou então o GP da França. Mesmo assim, o australiano deixou claro que vai cumprir os dois anos de contrato e rechaçou uma possível ida para substituir Vettel na Ferrari. E para 2021? O que será de Ricciardo? Terá espaço em uma equipe de ponta? A Renault irá se tornar uma equipe de ponta?

Algumas perguntas soltas para vocês, até porque a silly season deste ano promete ser mais agitada do que a do ano passado. Tirando Hamilton, Vettel, Leclerc, Raikkonen, Verstappen, Stroll e a dupla da McLaren, o resto ainda carece de confirmações durante os próximos meses.

Até!

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