segunda-feira, 6 de março de 2023

TEM CARA DE...

 

Foto: Red Bull Content Pool

Meus amigos e minhas amigas, tentando ser sucinto porque cheguei do GreNal e ainda estou trabalhando: de ponta a ponta, a Red Bull e Max Verstappen tem tudo para dominar mais um campeonato. Não foram tocados. Nem Pérez pode ameaçar, apesar de ter perdido a posição para Leclerc na largada e demorado a recuperar o segundo lugar.

Os motivos são simples: é uma equipe quase perfeita. Boas voltas rápidas, stints impecáveis e estratégias quase perfeitas, além da confiabilidade. Não tem onde tirar e nem onde por. Russell já declarou que teremos um monólogo. Exageros a parte, não é impossível enxergar, em condições normais, um desafiante para os taurinos no momento.

A Ferrari já sofre com confiabilidade. Mesmo Leclerc fazendo máximo esforço, a Ferrari já começou com uma quebra. Sainz, muito abaixo, não foi páreo para brigar, mas ao menos conseguiu se defender das Mercedes.

Os ex-prateados, então... o W14 é uma continuação do erro de projeto do W13. Os alemães continuam distantes do grid, mesmo com a melhor dupla fazendo de tudo para capitalizar. A largada foi ótima, mas o ritmo não. Russell e Hamilton estão em sérios problemas e o tom pesaroso público de todas as partes, embora levemente dramático, também signifique as flechas pretas não sabem o que fazer. Pode ser outro ano perdido.

O começo positivo nos pontos foram de Bottas, eficiente com a Alfa Romeo, a estreia nos pontos de Gasly na Alpine depois de um sábado ruim e Alexander Albon já tirando a Williams do zero de cara. Os estreantes tiveram uma noite difícil. É natural, pois mal há testes para adaptações: o melhor foi Logan Sargeant, 12°. De Vries e Piastri sofreram. O australiano abandonou e a McLaren assusta no início de temporada. Tal qual ano passado, o pessoal de Woking está distante, muito abaixo. Imagina o que não passa na cabeça de Lando Norris...

A Haas segue brigando, mas vai precisar de sorte para Hulkenberg e mais consistência para Magnussen. Uma missão complicada para ambos. A Alpha Tauri também parece sem rumo e sem líder.

Deixei o melhor para o final porque será esmiuçado amanhã: a Aston Martin é o grande sopro desse início de ano. Stroll, com os punhos machucados e enfrentando notórias dificuldades, ainda assim foi o sexto, ultrapassou Russell e segurou uma Mercedes. Quer sinal de projeto bem nascido do que isso?

Fernando Alonso Díaz. Don Alonso. A Fênix. O plano. A fera voltou. 20 anos nesse jogo parecem nenhum. Será? Duas décadas depois da estreia e do primeiro pódio, o espanhol brilhou no final de semana. Lutou, passou ex-rivais e teve uma rara sorte nos últimos anos: graças ao abandono de Leclerc, o primeiro pódio com a equipe logo na estreia, o segundo da história do time de Lawrence Stroll.

A distância para a Red Bull é enorme e para Leclerc também, mas a Aston Martin pode se permitir, nesse primeiro momento enquanto a temporada europeia não começa, que sim, é possível brigar por pódios. Verstappen encoraja e afirma que são capazes até de vencer. Alonso, eufórico mas também comedido: um dia de cada vez.

A Fênix fez uma daquelas corridas que nos acostumamos a assistir. Sempre valente, brigando e fazendo o carro alcançar possibilidades maiores, mesmo com os reflexos já não sendo os mesmos da plena juventude. Lembrem-se: a Aston Martin tem bastante tempo de túnel de vento e, com dinheiro, tem um desenvolvimento agressivo do carro na temporada, além da adição de novos profissionais, principalmente Dan Fallows, ex-Red Bull. 

Não é fogo de palha. A disputa será intensa e difícil, mas finalmente, graças também a chegada de um quarentão motivado e pilhado como se fosse um garoto, pode ser que a Aston Martin comece a justificar os investimentos feitos até aqui pelo projeto audacioso de Lawrence Stroll.

Tal qual o campeonato italiano, a disputa parece ser apenas pelo segundo lugar. A Red Bull napolitana, com Max Verstappen imparável igual Kvara e Osimhen, sob a tutela de Christian Horner e Adrian Newey como se fossem um Luciano Spaletti, está alguns degraus acima. Bem acima. As asas do energético só podem ser observadas com uma lupa. 

Confira a classificação final do GP do Bahrein:


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.