sexta-feira, 27 de abril de 2018

GP DO AZERBAIJÃO - Programação

O circuito de rua de Baku, capital do Azerbaijão, irá receber a F1 pela terceira vez na história. Em 2016, foi com a alcunha de GP da Europa. Desde o ano passado que o autódromo recebe o Grande Prêmio do Azerbaijão.

Um circuito urbano tão estreito como o de Mônaco, com retas tão rápidas como em Montreal, no Canadá, e com quase tantas curvas quanto o de Singapura.

O traçado é de autoria do arquiteto Hermann Tilke, responsável pelos desenhos de diversas pistas do calendário. A prova passará por diversos pontos turísticos, mostrando a mescla entre a arquitetura medieval e os modernos arranha-céus da cidade.

O traçado terá 6km, apenas menor que uma volta ao circuito de Spa-Francorchamps. A pista terá 20 curvas, perdendo apenas para Singapura, com 23, e Abu Dhabi, com 21.

Mas a grande característica do circuito é sua largura. Ainda que o regulamento exija que as pistas devem ter no mínimo 12m de largura, em Baku isso será consideravelmente menor, com o máximo de 13m e, em determinados pontos apenas 7,6m. Os carros atualmente têm 1,8m de largura.

A partida e chegada terá lugar na praça Azadliq, um dos principais pontos turísticos de Baku. A velocidade máxima deverá rondar os 340 km/h no final da enorme reta do circuito.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Sebastian Vettel - 1:43.441 (Ferrari, 2017)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:40.593 (Mercedes, 2017)
Último vencedor: Daniel Ricciardo (Red Bull)
Maior vencedor: Daniel Ricciardo - 1x (2017)

PÉREZ DIZ SER "TÃO BOM QUANTO QUALQUER UM" E AINDA SONHA COM EQUIPES DE PONTA

Foto: Motorsport
Sétimo colocado nos últimos dois campeonatos e vitórias no currículo de diante de um piloto consolidado (Nico Hulkenberg) e uma promessa (Esteban Ocon), o mexicano vive um começo de ano difícil. Com menos investimento, a Force India caiu de rendimento e somou apenas um ponto até aqui, que foi com o francês do carro #31. 

No entanto, para Pérez, os resultados dos últimos anos o credenciam para estar em uma grande equipe da F1. "Não é coincidência que eu tenha vencido bons pilotos como Nico Hülkenberg, no tempo que passamos juntos. Eu acredito que posso ser tão bom quanto qualquer um . Eu ainda tenho o meu objetivo e acho que vou ter a chance de lutar pelos melhores resultados possíveis, porque acredito que sou tão bom quanto qualquer um aqui", afirmou.Apesar de já ter corrido na McLaren cinco anos atrás e apenas por uma temporada, Pérez teria qualidade sim. O problema é que faltam vagas e o mexicano é apenas um bom acumulador de pontos.

Não tem um talento incrível como o de Max, mas conquistou todos os seus sete pódios em carros medianos como a Sauber e a Force India. O comportamento dito arrogante no dia-a-dia com a equipe minou sua estadia na McLaren e também seria um empecilho em ambientes como a Mercedes e a Ferrari, que necessitam de um "primeiro piloto", que não seria Pérez, que certamente não teria pavio de se sujeitar a ser um mero segundão. Uma pena que, pelo jeito, pode se contentar no máximo em apostar em uma Renault nos próximos anos, em um cenário completamente incerto. Apesar disso, torcida é o que não falta para o #11. Sou fanzaço dele!

RICCIARDO JÁ TERIA ASSINADO PRÉ-CONTRATO COM A FERRARI; RED BULL FARÁ DEFINIÇÕES ATÉ AGOSTO

Foto: Sky Sports
Segundo o jornalista Mark Hughes, do Sky Sports, Ferrari e Daniel Ricciardo teriam assinado um pré-contrato onde determina que os dois irão negociar exclusivamente até o dia 30 de junho. A Red Bull, além da definição do futuro do piloto australiano, precisa ver com qual motor irá para o próximo ano: se vai renovar com a Renault ou irá assinar com a Honda, que já impulsiona a equipe-satélite Toro Rosso. Nesse caso, o prazo dos taurinos para os dois é o mesmo: agosto. O jornal alemão "Auto Motor und Sport" aponta inclusive que Helmut Marko já começou a aprender japonês para facilitar no relacionamento com a Honda. Caso Ricciardo de fato deixe a equipe, a solução natural de Christian Horner e cia é efetivar Carlos Sainz, nesse momento emprestado para a Renault.

Diferentemente do ano passado, o mercado esse ano vai ser muito agitado. As três principais equipes estão com um dos assentos incertos. Em uma temporada que aparentemente será muito equilibrada e decidida nos detalhes, o desempenho em todas as corridas vai ser fundamental para o mercado de pilotos, cada vez mais aquecido pelo hype, desempenho e o aporte financeiro. Ricciardo teria pedido R$ 170 milhões em dois anos de contrato com os italianos. Ele não quer se comprometer em um acordo longo até chegar "a nova F1", a partir de 2021. Certamente também não receberá no mínimo 60% do valor que pediu. Analisando o contexto todo, parece que o australiano realmente vai realizar o sonho de correr pela Ferrari a partir do ano que vem.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 54 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 45 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 40 pontos
4 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 37 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 30 pontos
6 - Fernando Alonso (McLaren) - 22 pontos
7 - Nico Hulkenberg (Renault) - 22 pontos
8 - Max Verstappen (Red Bull) - 18 pontos
9 - Pierre Gasly (Toro Rosso) - 12 pontos
10- Kevin Magnussen (Haas) - 11 pontos
11- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 6 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Renault) - 3 pontos
13- Marcus Ericsson (Sauber) - 2 pontos
14- Esteban Ocon (Force India) 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 85 pontos
2 - Ferrari - 84 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 55 pontos
4 - McLaren Renault - 28 pontos
5 - Renault - 25 pontos
6 - Toro Rosso Honda - 12 pontos
7 - Haas Ferrari - 11 pontos
8 - Sauber Ferrari - 2 pontos
9 - Force India Mercedes - 1 ponto

TRANSMISSÃO:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.