sexta-feira, 6 de abril de 2018

GP DO BAHREIN - Programação

Um dos mais recentes GPs da Fórmula 1 (começou a ser construído em 2002) o Grande Prêmio do Bahrein começou ser disputado em 2004. Desde 2014, a corrida é realizada de noite, "imitando" Cingapura.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Pole Position: Valtteri Bottas - 1:28.769 (Mercedes, 2017)
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:30.252 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Sebastian Vettel (Ferrari)
Maior vencedor: Fernando Alonso (2005, 2006 e 2010) e Sebastian Vettel (2012, 2013 e 2017) - 3x

LIBERTY PRETENDE FAZER MAIS MUDANÇAS NO FORMATO DA F1

Foto: Divulgação
Segundo o jornal alemão "Auto Motor und Sport", a Liberty Media está disposta a fazer mais alterações na estrutura da F1. Depois de mudar o logo e a transmissão, o foco agora é fazer eventos mais curtos, tornando a categoria mais dinâmica e atrativa para buscar mais audiência, sobretudo os jovens.

A ideia seria repetir a Nascar, com a criação de uma "Sprint Race", logo após uma sessão de classificação para definir o grid de largada do dia seguinte. Os treinos livres seriam organizados apenas na sexta-feira, com duração de uma hora. Além disso, a intenção é também introduzir uma inspecção técnica pública, aberta aos fãs, em outra ideia inspirada na Nascar.

Bom, não acho uma boa ideia, a princípio. Se hoje, com a limitação de motores, os carros já andam se poupando e mal conseguem uma ultrapassagem, imagina arriscar ainda mais o equipamento em uma outra corrida, mesmo que curta? E outra: qual seria a diferença das corridas? Os mesmos carros andariam na frente... no que nisso chamaria a atenção do público? Assistir uma corrida que na prática é inútil?


O grande problema da F1 há anos nunca é solucionado: a aerodinâmica e os altos custos, que minam a grande maioria das equipes e tornam o certame cada vez menos competitivo. Se isso não for modificado, não adianta mudar layout, treinos ou até inverter ou sortear o grid. Nada vai dar certo e estarão apenas maquiando a F1, tornando-a mais artificial do que já é.

RICCIARDO NÃO QUER MAGOAR RED BULL

Foto: Divulgação

Nas três principais equipes, ao menos um piloto tem o contrato se encerrando no fim do ano (Bottas, Raikkonen e Ricciardo). O desempenho deles (e dos outros também) irão condicionar as negociações que serão feitas a partir da metade do ano. Apesar de Ricciardo querer definir o seu futuro até o fim do mês, o australiano não quer magoar a equipe onde está há mais de dez anos, quando entrou no programa de pilotos.

- Eu posso até ter mais de uma opção pela primeira vez, o que é incrível, mas quero fazer tudo da maneira correta. Não quero desrespeitar ou deixar alguém de lado. Talvez eu siga meu caminho, mas o que quer que faça, a RBR fez muito pela minha carreira, então seria errado sair e falar mal deles em qualquer que seja o cenário. Acho que é uma coisa minha, não sou esse tipo de pessoa. Eu falo o que penso, mas sempre com respeito - afirmou ao "Motorsport.com.

Recentemente, Vettel disse não se importar em ser parceiro do australiano outra vez na Ferrari, onde já foi especulado. Por outro lado, o chefão Christian Horner disse que está incomodado com as especulações e deseja que quem esteja na Red Bull fique comprometido com a equipe. Uma indireta para Ricciardo, que está frequentemente falando sobre mudar de ares caso a Red Bull não se aproxime da Mercedes nessa temporada.

Ricciardo pode ser disputado para ir para a Ferrari, pois Leclerc pode não estar pronto para uma transição tão radical. Na Mercedes, acredito que Ocon pode ser o bola da vez, mas precisa bater Pérez na Force India. Na Red Bull, Ricciardo sabe que a preferência será de Verstappen. Tantas opções, tantos desafios. O australiano ao mesmo tempo que pode dar as cartas na negociação, também depende de outros interesses das equipes e da própria evolução da Red Bull. Um pilotaço, sem dúvidas, mas que precisa se concentrar na batalha interna contra Max para não ter seu passe diminuído ou posto em cheque. A conferir.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 25 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 18 pontos
3 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 15 pontos
4 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 12 pontos
5 - Fernando Alonso (McLaren) - 10 pontos
6 - Max Verstappen (Red Bull) - 8 pontos
7 - Nico Hulkenberg (Renault) - 6 pontos
8 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 4 pontos
9 - Stoffel Vandoorne (McLaren) - 2 pontos
10- Carlos Sainz Jr (Renault) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Ferrari - 40 pontos
2 - Mercedes - 22 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 20 pontos
4 - McLaren Renault - 12 pontos
5 - Renault - 7 pontos

TRANSMISSÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.