sexta-feira, 27 de abril de 2018

A TERCEIRA FORÇA

Foto: Getty Images
Sabemos que os treinos livres são um engana bobo na maioria das coisas. Por exemplo, a Williams e a Force India andando nas primeiras posições na primeira parte. Tudo bem que o motor Mercedes no retão de 2 km traz uma melhora significativa, mas o fato é que as duas equipes irão brigar com Haas, Renault e McLaren pelas migalhas. O que não deixa de ser, nesse final de semana, uma evolução, se pensarmos que na próxima etapa todas as equipes irão apresentar atualizações importantes em seus carros, na Espanha.

Outro exemplo: o desempenho discreto de Vettel. No TL1, os dois ficaram além do décimo lugar. No TL2, Raikkonen foi o segundo, poucos milésimos atrás de Ricciardo. Vettel foi apenas o 11°. Certamente o alemão está escondendo o jogo e vendo estratégias para a corrida. Em um clima frio (em virtude da antecipação da corrida para abril; centenário do Azerbaijão é comemorado em junho), o aquecimento dos pneus é diferente e pode fazer a... diferença (azar). A Ferrari está sendo investigada por possível irregularidade: o uso dos gases do escapamento para ganho aerodinâmico, o que é proibido pelo regulamento, e um controle extra no volante especificamente de Vettel, cuja finalidade é desconhecida. Nenhuma sanção foi tomada até agora, o que exclui a possibilidade de que os italianos já tenham sentido a diferença, e Raikkonen foi o segundo.

O que pode ser tendência: a Red Bull, outra vez, e cada vez mais interessada na disputa do campeonato, por que não? Ricciardo fez um temporal no TL2 e foi o líder. Verstappen foi o terceiro, mas continua errático. Bateu no TL1 e danificou o câmbio, além de cometer alguns deslizes no TL2. Justo no momento onde precisa se reafirmar, o holandês segue sentindo a pressão. Bom, na China o motor de Ricciardo estourou quase no fim do TL3 e mesmo assim conseguiu superar as adversidades para conquistar uma vitória improvável. Vai que Max tenha estourado sua cota de erros no fim de semana e ressurja no circuito de rua de Baku?

Foto: Getty Images
A Mercedes vem forte. O momento de turbulência e incerteza retira até, por enquanto, o favoritismo dos alemães. Não quer dizer que sejam a terceira força, longe disso. Quem sabe sejam, de fato, a primeira, pois erros de estratégia e azares tiraram no mínimo uma, talvez duas vitórias (uma de Bottas e outra de Hamilton). O finlandês depois da batida na Austrália reagiu e, pela terceira corrida seguida, tem chances reais de superar o tetracampeão. O que se passa com Hamilton? O que eu achava blefe dos alemães pode ter algum pingo de verdade. Mesmo assim, curioso que o inglês tenha tantas dificuldades nesse início de temporada, a exemplo do ano passado. A má notícia é que, aparentemente, as coisas não serão tão simples quanto eram antes.

Questões que seram elucidadas a partir de amanhã. Veremos.

Confira a classificação dos treino livres para o Grande Prêmio do Azerbaijão:

 


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.