sexta-feira, 6 de abril de 2018

CONTRATEMPOS

Foto: Getty Images
Em um circuito que tem duas sessões, uma de dia e outra que vai escurecendo ao passar do tempo, me parece mais adequado escrever que o segundo treino é o maior importante, por simular a condição de corrida. Sendo assim, é importante salientar a dobradinha da Ferrari no TL2, com Raikkonen 11 milésimos a frente de Vettel. Como o próprio finlandês disse depois dos treinos, "hoje é apenas sexta".

Entretanto, o que chamou a atenção foi um erro bobo da Ferrari, repetindo as presepadas da Haas duas semanas atrás. Uma roda mal fixada fez o #7 parar na pista e custou uma multa aos italianos. Tem certas coisas que só acontecem com o Raikkonen, quando finalmente parece ser competitivo nas pistas novamente. Na Austrália, estava na frente de Vettel e só não brigou pela vitória pelo casual Virtual Safety Car. Dizem que o carro escorrega mais de traseira, o que beneficia o estilo de pilotagem do IceMan e não é como Vettel gosta de guiar suas indomáveis máquinas com nomes femininos.

Foto: Reprodução
A Red Bull andou muito pouco pela manhã. Verstappen relatou problemas de tração e sequer deu uma volta rápida. Ricciardo foi para a pista apenas nos 15 minutos finais e cravou o primeiro tempo, um pouco a frente de Bottas. No TL2, ocuparam a terceira fila, como de sempre. Verstappen foi o mais veloz. A Mercedes foi tímida. Andando com compostos mais duros, ficaram longe dos ponteiros, em relação a diferença de tempos (sobretudo Hamilton). No entanto, como sabemos, é apenas jogo de cena. O modo festa só começa no Q3 e aí a brincadeira acaba.

No pelotão intermediário, a Haas parece manter o destaque. Outra pista veloz e quente, o que vai de acordo com as suas características. Todas esperam (menos os concorrentes, é claro) que dessa vez dê tudo certo nos pit stops. Renault e McLaren seguem com altos e baixos. Alonso disse que a tendência é a equipe de Woking avançar nas próximas etapas. Melhor ter calma. O quinto lugar foi mais fruto do acaso e do talento do espanhol do que méritos do carro. A realidade é brigar no tapa por alguns pontos e uma vaga no Q3.

Foto: Getty Images
Gasly, que já trocou de motor Honda, andou lá na frente, mas não sabemos se é mais uma armadilha dos japoneses. Sauber, Force India e Williams, além da Toro Rosso, brigando fortemente pelas últimas posições. Uma pena para os indianos, vítimas da falta de dinheiro. Pérez e Ocon não merecem passar sufoco contra Strolls e Ericssons da vida, mas antes isso do que a iminente falência do time de Vijay Mallya.

Confira a classificação dos treinos livres para o GP do Bahrein:



Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.