terça-feira, 10 de abril de 2018

MAX PRECISA MUDAR

Foto: Getty Images
O talento de Max não se discute. Mais jovem vencedor da história logo em sua estreia em uma equipe de ponta. Arrojo, coragem, ultrapassagens e grandes pegas. Tão jovem e com comportamento tão polêmico, de gente grande, de quem quer ser campeão e não se importa com o que os outros falam. Um autoconfiante, um convicto nas suas intuições, capacidades e talento.

Todas essas características resultaram na criação de um "show man", que conquistava não só um "novo" público (os holandeses), mas também cativava a jovem geração, inspirada por alguém igualmente jovem e ousado nas disputas e declarações. Um novo ídolo, um futuro multicampeão, polêmico, ame ou odeie.

Se esse estilo "win or wall" no início da carreira era interessante e fascinante e a idade era (ou ainda é) um fator para justificar seus erros, a verdade é que Max vem errando demais para um piloto de ponta em uma equipe grande. Tudo bem que ele "visa" o entretenimento do público, sempre buscando ultrapassagens e nunca se omitindo. Quando divide uma curva assim com carros piores ou com candidatos a título que irão pensar duas vezes antes de agir, é fácil. Quando ele enfrenta outro que não está disposto a voltar atrás, se deu mal. É o que aconteceu ontem na disputa com Hamilton.

Primeiro erro foi na Austrália, ao rodar enquanto perseguia Magnussen. Foto: Planet F1
Já é a terceira temporada de Max em um grande carro. A repetição de alguns erros não podem mais ser toleradas. Se é natural da sua pilotagem ser agressivo e buscar a ultrapassagem na primeira oportunidade que aparecer, é necessário pensar bastante antes de agir, principalmente quando ele tiver, de fato, a responsabilidade para ser campeão mundial. Agora, seus erros não tem grandes consequências. A Red Bull está atrás de Mercedes e Ferrrari. O holandês lembra Mansell e Hamilton em um período da carreira: dois idiotas rápidos.

Evidente que para os fãs uma mudança na pilotagem de Max, uma coisa mais prudente e cerebral, não seria interessante. Entretanto, é o que precisa ser feito para que Verstappen passe de um jovem rápido, com potencial para ser um multicampeão e inteligente nas suas escolhas durante a pista. Do contrário, será apenas mais um idiota rápido, com muitos highlights, algumas vitórias e muitos abandonos. Um "win or wall", um Montoya dos anos 2010, um idiota rápido.

Max é tão jovem que pode ter tranquilamente mais duas décadas na categoria. É necessário ver quando ele irá amadurecer sua pilotagem e sua forma de lidar com os eventos no final de semana. É isso que o difere de Ricciardo, que aproveita todas as oportunidades que aparecem e possui um ritmo de corrida insano, bem como Alonso nos tempos em que disputava o título contra Vettel com uma Ferrari infeiorizada.

É esse o clique que o holandês precisa fazer nos próximos anos, na hora certa, quando a Red Bull ou outra equipe em que ele estiver irá lhe proporcionar todas as condições para buscar os títulos mundiais. Só depende dele para mudar, mesmo que isso não agrade aos fãs e ao entretenimento durante a corrida.

Até!

2 comentários:

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.