segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O XERIFE DE AUSTIN

Foto: Getty Images
Quatro vitórias em cinco edições da corrida de Austin. Cinco vitórias no Grande Prêmio dos Estados Unidos, 50 vitórias na carreira, 58 poles position, 26 pontos atrás de Nico Rosberg. Números... Lewis Hamilton fez sua parte em Austin hoje, assim como Rosberg, que marcou seu rival e, numa combinação improvável, pode ser campeão do mundo já na semana que vem: basta vencer no México e torcer para que Hamilton não pontue.

Ricciardo, prejudicado pelo Safety Car virtual causado pelo companheiro de equipe Verstappen (que abandonou após uma falha de câmbio; antes, entrou por engano nos boxes e foi cobrado por Helmut Marko) completou o pódio, evidenciando que a Red Bull é a única que pode incomodar a Mercedes até o fim do ano e surge com muita força para o ano que vem. A imagem do fim de semana é o shoey (de novo) protagonizado pelo ator Gerard Butler, que entrevistava os pilotos no pódio. Diante de tanta caretice, o australiano salva a F1 pelo seu bom humor e carisma!

Foto: Getty Images
"Precisamos falar sobre"... A tal votação do "piloto do dia": ou a FIA muda o sistema ou encerra essa palhaçada. Um bando de fandom do Verstappen vota nele o dia inteiro independente do que ele faça e o resultado é o óbvio: ele ganha a votação. Mas hoje ele sequer completou a prova, isso é um absurdo! Ou a FIA escolhe previamente dois ou três pilotos e abre a votação na parte final da prova ou encerra essa tal interação que não escolhe o "melhor piloto", mas sim o "maior fandom". Depois que recusaram entregar pro Haryanto uma vez isso perdeu a credibilidade...

A Ferrari tinha tudo para descontar a vantagem para os taurinos. Entretanto, os italianos tratam-se de se autosabotar: após a parada de Kimi, o sistema liberou erroneamente o finlandês, que saiu antes da hora e quase arrancou a mão do mecânico que ainda mexia no pneu. O Iceman encostou o carro logo depois e abandonou, muito irritado. É o preço que se paga por ter pessoas que não são do ramo da F1 para gerir a equipe. Os italianos não demonstram condições de brigarem pelo título em 2017 Talvez Vettel precise deixar o cavalinho rampante no futuro próximo, mas para onde? Ano que vem fará dez anos do último título ferrarista, ainda fruto do trabalho de Brawn, Todt e Schumacher.

Foto: Divulgação
Com os abandonos de Kimi e Verstappen, aliados ao enrosco de Hulkenberg e Bottas na largada (o alemão acertou a roda traseira direita do finlandês), a disputa do quinto lugar ficou quente. Beneficiado pelo Safety Car, Sainz ficou a frente de Massa, que, apesar de estar com o pneu duro, pressionava a Toro Rosso do espanhol por mais de 20 voltas, sem sucesso. Com isso, o compatriota de Sainz, a fênix Alonso, se aproximou e, em pouco tempo, mostrou como se faz: em uma ultrapassagem polêmica, a McLaren aproveitou a travada de Sainz e a espalhada de Massa para passar na "marra", jogando o carro do brasileiro para fora da pista. Apesar disso, a FIA considerou a manobra legal, o que gerou reclamações do #19. Na volta seguinte, a penúltima, Alonso também arriscou e de forma linda garantiu um extraordinário quinto lugar, dadas as condições da equipe de Woking. Também é importante destacar o trabalho de Sainz, com um carro de motor do ano passado. Os destaques da prova, sem dúvida alguma. Massa foi bem, mas até quando consegue um bom resultado fica a sensação de que poderia ter feito algo mais. O quinto lugar era totalmente possível.

Foto: Reprodução
A bomba do dia foi a notícia de que Nasr está próximo da Force India. A negociação estaria sendo intermediada por Bernie Ecclestone junto aos dirigentes da equipe indiana. O motivo é simples: não é bom para os negócios da F1 ter um dos maiores mercados consumidores da categoria sem um represantante para o ano que vem (apesar dos pesares, o país é um dos raros que transmitem a F1 na TV aberta). É uma oportunidade para o brasileiro mostrar serviço. O carro horrível da Sauber mais a "sabotagem" em favor do sueco Ericsson (afinal, a Tetrapak, compatriota, comprou as ações da equipe). Ainda penando na Sauber, o brasileiro foi combativo, mas terminou em 15°, atrás de Ericsson, 14°.

Confira a classificação final do Grande Prêmio dos Estados Unidos:


A próxima corrida será o Grande Prêmio do México, que será realizado na semana que vem, nos dias 28, 29 e 30 de Outubro. Até lá!


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