terça-feira, 25 de outubro de 2016

REBELDE SEM CAUSA

Foto: Getty Images
Todos sabem do mito de James Hunt, muito mais por suas peripécias fora da pista do que no automobilismo. Considerado o último "playboy, badboy e piloto romântico" da era clássica da F1, mantinha uma rotina longe da ideal de um atleta de alto nível, conceito esse que começou apenas com Senna, na década seguinte em que competia. Sexo, bebidas, drogas, orgias, polêmicas: o combustível de um campeão.

Após três temporadas na Hesketh e um campeonato de destaque no ano anterior, com uma vitória no Grande Prêmio da Holanda. A inesperada saída de Emerson Fittipaldi para a sua própria equipe, a Copersucar, abriu uma vaga na McLaren, preenchida por Hunt. O destino lhe sorriu. O grande favorito ao título era Niki Lauda, que defendia o título. Nas primeiras nove etapas da temporada, cinco vitórias para o austríaco e duas para o britânico. 52 a 28 na tabela. Eis que o acidente quase fatal de Lauda muda tudo. Sem a Ferrari dominante, Hunt aproveitou para capitalizar pontos e engatar quatro vitórias em seis etapas. Com o retorno de Lauda na Itália, o campeão tinha conseguido marcar pontos e chegou a etapa final, no recém-inaugurado circuito de Fuji, com três pontos de vantagem a Hunt.

Foto: Formula One Art & Genius
Com Mario Andretti na pole, Hunt em segundo e Lauda em terceiro, caía uma chuva torrencial no Japão. Depois de mais de três horas e meia de adiamento, a corrida começou ainda com condições impraticáveis (imagina isso na F1 de hoje?). Lauda, afirmando que não havia condições de disputar a prova, abandonou logo na primeira volta em que foi dada a largada. Diferentemente do mito que foi contado durante décadas, não foi por medo de se acidentar novamente. E isso mudou tudo.

Lauda abandonando o GP do Japão de 1976. Foto: Arquivo
Hunt assumiu a ponta. Entretanto, com a pista seca, o britânico teve dificuldade de manter a ponta, sendo superado por Patrick Depailler e Mario Andretti. O quarto lugar bastava para ser campeão. Clay Regazzoni foi instruído pela Ferrari a atacar o Hunt, que foi chamado pelos boxes para trocar os pneus dianteiros. Todavia, a parada dura 31 segundos, e parecia que o título tinha ido para o espaço! Faltando apenas quatro voltas para o final e em sexto, Hunt caçou os seus adversários (entenderam? Hãn?  Hãn?). O britânico passou Jones e, no final, de forma surpreendente, Regazzoni "deixou" a McLaren passar. Era a sua última corrida na equipe italiana e muito se especula que isso tenha sido uma manobra de protesto contra o tratamento que recebeu do Cavalinho Rampante durante aquela temporada. Hunt chega milagrosamente em terceiro! Ainda alucinado,achou que tinha perdido o título e, quando saiu do carro, partiu para cima do chefão da equipe Teddy Mayer. Depois de tudo esclarecido, foi só festa (como sempre).

Foto: Arquivo


Para Hunt, um título era o suficiente. Ele correu mais três temporadas e se aposentou em 1979. Nos anos 1980, virou comentarista da F1 e era uma celebridade inglesa. Dizem que perdeu quase todo o dinheiro que conquistou na F1. No dia 15 de junho de 1993, faleceu aos 45 anos, vítima de parada cardíaca em sua residência localizada em Wimbledon, na Grande Londres.

Um personagem icônico da F1, em todos os sentidos. Espero que vocês já tenham visto "Rush", filme lançado em 2013 que conta toda a história dessa temporada, dirigida por Ron Howard. Não percam tempo!

Foto: F1
Até!

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