segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A CORRIDA QUE NÃO ACABOU

Foto: Getty Images
Hamilton igualou o número de vitórias de Prost e diminuiu a vantagem de Rosberg para 19 pontos. Ainda assim, o inglês depende de fatores "externos" para sair com o tetra. Para Nico, basta vencer no Brasil para conquistar o título inédito (ele venceu as últimas duas provas em São Paulo; Lewis nunca venceu em terra brasilis).

Tudo isso é secundário. Vamos falar sobre as voltas finais e a definição (??) do terceiro colocado da prova.

Verstappen repetiu o que Lewis fez na largada: escapou na curva 1 pela grama e voltou para a pista com mais vantagem. A equipe e a direção de prova mandaram o adolescente holandês devolver a posição, mas ele recusou. Vettel, irado no rádio, xingava Max, FIA e até Charlie Whiting durante voltas em um ataque de fúria "normal", tratando-se do histórico recente dele na temporada. Realmente, pilotar na Ferrari transforma as pessoas. É muita pressão.

Enquanto Vettel tentava perseguir Verstappen, Ricciardo se aproximava. Max, na penúltima volta, reduziu o ritmo para o australiano se aproximar. Ric aproveitou a disputa e tentou passar a Ferrari, que bloqueou a manobra mudando de direção na zona de frenagem. Se não fosse a extrema habilidade de Ricciardo, certamente teria havido um acidente entre os dois. Tudo isso só aconteceu porque Verstappen não devolveu a posição e a FIA foi omissa, afirmando que ia tomar uma atitude apenas depois da prova. Ricciardo é, sem dúvida alguma, o melhor piloto da temporada.

Foto: James Allen
As posições de pista foram mantidas. Verstappen cruzou a linha de chegada em terceiro, Vettel em quarto e Ricciardo em quinto. Enquanto isso, o alemão seguia xingando todo mundo no rádio. Arrivabene, irado, tentava conter os ânimos de Seb.

Vettel: "Sai, Sai (omitido), por favor. Ele é um (Omitido). Isso que ele é. Quer dizer, eu sou o único ou você está vendo o que eu estou vendo?"

Adami: "Charlie disse.."

Vettel: "Ah sim, quer saber, aqui vai mensagem para Charlie... Honestamente, vai se (omitido)"

Metros depois de concluir a prova, Vettel colocou o carro do lado da Red Bull do holandês e sinalizou com o dedo um sinal de "não, você não vai para o pódio. Aqui não, queridinha!". Max respondeu algo do tipo "Vá vá vá vá, sai pra lá e me deixa em paz!"

Foto: AutoSport
Como a FIA ainda não tinha se manifestado, Verstappen parou o carro no local destinado para o terceiro lugar e estava se preparando para o pódio. Mas.. A FIA tomou uma atitude rápida e puniu Verstappen com acréscimo de cinco segundos no tempo final de pódio. Com isso, Vettel era o terceiro e Ricciardo o quarto, com Max em quinto.

Foto: Reprodução
Vettel saiu correndo para o pódio e recebeu o troféu de terceiro colocado. Masss.... horas depois da corrida, uma bomba: a direção de prova puniu a "mudança de direção" de Vettel sobre Ricciardo, justificando a nova regra da FIA que entrou em vigor na corrida passada, que não permitiu mudanças de direção na hora da frenagem, justamente para frear o ímpeto de Max... A lei anti-Verstappen puniu Vettel com dez segundos no tempo final da prova. Resumo: Ricciardo ficou em terceiro, Verstappen em quarto e Vettel em quinto. O australiano sorridente riu por último e a Ferrari, que saia do jejum de estar fora do pódio desde Cingapura, saiu por baixo. Pobre Arrivabene.

Essa punição foi ridícula. Vettel e Ricciardo travaram uma linda disputa. Isso é F1! Explorar o limite sem manobras ilegais! Por frescuras como essas que ninguém mais assiste a categoria. Só é permitido passar via DRS e por dentro agora? "Absolutely ridiculous, honestly!" (reclamaria assim Vettel). Olhando de fora, claramente é uma represália pelo fato do alemão ter xingado Charlie Whiting, ainda mais se tratando do ambiente da F1. Sobre Verstappen: Hamilton fez o mesmo na largada e não foi investigado. Estranho, não? Dois pesos duas medidas. A FIA deixou o monstro holandês crescer e precisou a forceps domar a criatura que tanto fortaleceu. Vamos ver se Max vai aprender com a lição ou continuará arrogante e inconsequente.

Falando do resto: Hulk coroou um grande fim de semana chegando em sétimo, dominando o dono da casa Sérgio Pérez, que ficou a corrida inteira sem conseguir passar Felipe Massa, restando apenas o décimo lugar. Massa também já havia segurado Vettel no primeiro stint e apenas foi ultrapassado por Bottas, o oitavo. Boa corrida do brasileiro, dentro de suas possibilidades.

Ericsson quase conseguiu pontuar pela Sauber, sendo o 11°. Incrível que ele teve que passar por um pit extra após ser tocado por Wehrlein e mesmo assim fez uma boa prova. Nasr apostou (ou teriam apostado por ele) em uma parada só, mas foi apenas o décimo sexto. Sabotado ou não, seu 2016 não é bom. Também é injusto esperar algo melhor, mas também é estranho ser dominado por alguém que foi derrotado tão facilmente no ano passado. Teorias da conspiração?

Foto: Getty Images
Essa é a classificação, por ora, do Grande Prêmio do México:


A próxima corrida será o Grande Prêmio do Brasil, no autódromo de Interlagos, São Paulo, nos dias 13, 14 e 15 de novembro. Até lá!



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