sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

BARCELONA, DIAS 1 E 2 - A BRUXA TÁ SOLTA!

A folia do carnaval acabou, hora de voltar a realidade... Triste, pois as férias estão acabando e feliz porque estamos a cada dia mais próximos do retorno da nossa querida, idolatrada e salve-salve F-1. Os testes de Barcelona começaram ontem e seguem até domingo. Então, farei um resumo dos dois primeiros dias que passaram e algumas impressões dos resultados das equipes, além de notícias recentes do circo da Fórmula 1. Vamos lá!


BARCELONA, DIA 1

Foto: Divulgação
O primeiro dia de treinos foi MUITO movimentado, dentro e fora da pista. Iniciarei pelo fim: Pastor Maldonado da Lotus foi o mais rápido da sessão. Não, não é pegadinha. Já disse que os resultados da pré-temporada não devem ser levados muito a sério. Entretanto, deve-se observar e valorizar o novo bólido do pessoal de Enstone, agora com o motor Mercedes, aparentemente mais confiável e com chassi melhor desenvolvido por Nick Chester. 

Impossível não dizer que o fato mais repercutido pelos fãs e a imprensa foi o confuso acidente entre Susie Wolff (Williams, a pedido do maridão e ainda acionista de Grove, Toto Wolff) e Felipe Nasr (Sauber). Apenas existem imagens dos dois carros após o acidente: A traseira de Nasr sem a asa, e a Williams de Susie sem o bico. Segundo informações do Globoesporte.com, "Os dois colidiram na entrada da curva 5 do circuito catalão. O brasileiro, em volta rápida, foi atingido quando tentava ultrapassar a escocesa, que vinha lenta por ter acabado de sair dos boxes. Após o incidente, Susie disse que não viu a aproximação de Nasr." Apesar do ocorrido, ambas as equipes conseguiram consertar seus carros rapidamente a tempo de que seus pilotos retornassem a pista, no fim da tarde.

Foto: Reprodução

Na McLaren, um pequeno progresso: Button andou 21 voltas até parar em virtude de um problema no MGU-K (motor elétrico alimentado pela energia armazenada nas frenagens). Já a Mercedes passou por um "perrengue" inusitado. Lewis Hamilton, escalado para guiar as flechas de prata, andou apenas 11 voltas e abandonou o treino após sentir-se mal e com febre. Seu substituto natural, Rosberg, também não pode andar: O alemão foi "poupado", com dor no nervo do pescoço. Com isso, o piloto de testes Pascal Wehrlein, que estava guiando com a Force India versão 2014 foi chamado às pressas e finalizou a turbulenta sessão da equipe alemã. Por fim, os indianos chamaram Sérgio Pérez, que fez o 4° tempo. Confira a classificação do 1° dia:

Foto: Arte Globoesporte.com

BARCELONA, DIA 2

Foto: Getty Images

A Red Bull terminou a sexta-feira com a primeira posição, inédito esse ano. O "canguru" Ricciardo fez 1:24.574, 0.010s mais rápido que Raikkonen e 0.098s que Felipe Massa, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Red Bull, Ferrari e Williams brigam pelo segundo posto da F-1. Mais do que andar na frente, a Red Bull conseguiu andar como nunca, após alguns contratempos em Jerez. Ou seja, teve bastante quilometragem (140 voltas!), perdendo apenas para a Mercedes, como sempre (150 voltas). Rosberg, mesmo com forte inflamação no nervo do pescoço, andou com a Mercedes pela manhã. Entretanto, foi substituído a tarde por Hamilton, recuperado da febre que o havia retirado da sessão do dia anterior. O Inglês andou por 89 voltas consecutivas, evidenciando a confiabilidade do W06.

Foto: Getty Images

Pequenos avanços na McLaren: Dessa vez, Alonso conseguiu completar 59 voltas com o MP4-30, o melhor dia de funcionamento do embrionário carro de Woking em parceria com a Honda. Force India 2014 e Sauber preocuparam-se mais com a quilometragem e confiabilidade de seus carros: Pérez fez 121 voltas e Ericsson, 113 voltas. Veja a classificação do 2° dia:

Foto: Arte Globoesporte.com
MAIS NOTÍCIAS:

* A FIA homologou que os pilotos deveram utilizar capacetes com pintura única, portanto, sem alterações durante o ano. É uma questão que está gerando muita polêmica. Alexander Wurz, presidente da Associação dos Pilotos, disse que "foi uma medida arbitrária". Do outro lado, Massa e Niki Lauda concordaram com a decisão, afirmando que o piloto precisa criar uma identidade com o público, essas coisas. Dizem que essa medida foi uma represália em razão da negativa das equipes em aumentar a "fonte" dos números nos carros na última reunião do grupo de estratégia da F-1. As equipes justificam que o aumento dos números diminui possíveis chegadas de patrocinadores. Eu concordo mais com Massa e Lauda. Gosto do capacete marcante, inconfundível, a segunda pele do piloto. Lógico que em situações especiais, aprovo mudanças. Por exemplo, sempre fazem pinturas diferentes no GP de Mônaco, ou quando é uma corrida local para algum piloto, ou sua despedida, etc.

* Manor deixou a administração judicial e voltou ao controle dos investidores. Agora, a luta é contra o tempo. Após a recusa da Force India em deixar a ex-Marussia correr com o carro de 2014, a equipe busca investidores (mais os 30 milhões de Euros relativos ao 9° lugar de 2013 nos construtores) para fazer o carro a tempo de disputar a temporada 2015. Em coletiva realizada hoje, Maurízio Arrivabene (novo chefão da Ferrari) afirmou que já existe um acerto verbal para a Manor correr com o motor v6 2014 da Ferrari. Quanto mais carros competitivos na categoria, melhor. Basta a FIA criar condições para a sobrevivência das nanicas ao invés de apenas preocupar-se com as gigantes.

Para finalizar: Ainda bem que as equipes recusaram as mudanças propostas pelo Bernie Ecclestone em "revolucionar" a F-1 a partir do ano que vem: Motor de 1000 cv, rodas maiores, "redução" da tecnologia para ajudar o piloto, etc. Ou seja: Querem transformar o piloto em herói novamente, que era a imagem até meados da década de 1990. Tudo indica que em 2017 teremos uma nova F-1, mais atraente e emocionante para os fãs e patrocinadores. Isso é lindo. Porém, para que isso seja feito, é preciso dar condições para que Force India, Lotus, Sauber e até mesmo Williams sobrevivam até lá.

Amanhã ou domingo eu retorno para falar dos próximos dias de sessão de testes em Barcelona. Até lá!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

QUEDA DE BRAÇO E IRONIAS DO DESTINO

Foto: GP Update

Começarei o post abordando um tema que começou  na semana passada: Durante a reunião do Grupo de Estratégia da F1 (que é encabeçado por FIA, Ferrari, McLaren, Williams, Mercedes, Red Bull e a melhor colocado do último ano - Force India), foi discutido se a Manor Racing (novo nome da Marussia) poderia disputar a temporada de 2015 com o chassi de 2014, dada a falta de tempo e recursos para a construção de novos bólidos até o GP da Austrália, daqui um mês. Eles precisariam da aprovação unânime dos presentes. Apenas a Force India rejeitou a proposta, exigindo mais "bases sólidas" (finanças, detalhes) do projeto.

Bom, mesmo que os indianos não admitam, um bom motivo para recusar a proposta da Manor é o fato de que uma quantia dos 30 milhões de libras que a ex-Marussia tem direito será distribuído entre todas as equipes do mundial, o que dá alguns milhões para a Force India.

IRONIA N° 1 - Aí que entra uma série de polêmicas. A equipe de Vijay Mallya passa por seríssima crise financeira e já anunciou que também estará de fora dos testes de Barcelona, de 19 a 23/02. "Talvez no terceiro". E tem mais: A produção do chassi 2015 foi terceirizada, e ainda não foi efetuado o pagamento para essa empresa. Com isso, o carro ainda não foi utilizado no Crash Test obrigatório da FIA, o que está gerando todo esse caos. O dinheiro da Manor viria como uma mão na roda para sanar esse imbróglio financeiro.

Bem, por enquanto a Manor/Marussia está fora. Entretanto, os ex-russos tem até o Bahrein para conseguirem uma licença e, quem sabe, convencer a Force India, que pode ser a próxima a ter que recorrer ao chassi de 2014 para disputar a F1 neste ano. Seria engraçado, não?



Foto: Twitter
IRONIA N°2 - Vettel é conhecido por mudar seu casco a cada corrida. Todavia, segundo a imprensa europeia, essa sua mania parece ter acabado. A foto de cima é de Michael Schumacher nos anos 80, quando disputava o Mundial de Kart. Pois bem, o capacete de Vettel na pré-temporada é, no mínimo, semelhante a do heptacampeão do mundo. A assessoria de imprensa de Seb diz tratar-se apenas de uma coincidência. De qualquer forma, é uma grande homenagem, mesmo que sem querer, para um dos maiores esportistas da história.

Compare com o capacete de Vettel utilizado nos testes em Jerez:

Foto: Blog do Fábio Seixas

É isso galera, amanhã tirarei mais 2 sisos, e passarei o carnaval repousando... Não é a folia dos sonhos, mas é o que temos para o momento. Voltarei semana que vem para o começo dos testes em Barcelona. Até lá! Aproveitem a folia, mas sempre com cuidado!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

JEREZ, ÚLTIMO DIA

Foto: Getty Images

Fim de testes em Jerez. Agora, só em Barcelona. Nesse último dia, as equipes de motor Ferrari mais uma vez fizeram 1-2. Kimi Raikkonen coloca a Ferrari na frente em 3 dos 4 dias com o tempo mais rápido da semana: 1:20.841. A Sauber de Ericsson terminou em segundo, seguido de Hamilton, Max Verstappen e Felipe Massa.

É possível observar de forma clara que a dupla de motor Ferrari está priorizando os long runs com pneus macios e menos gasolina no tanque. Para a Sauber, é mais compreensível: Andar na frente possibilita a chegada de novos patrocinadores que eles tanto precisam. A Ferrari, repito, é uma incógnita.

Por outro lado, Williams e Mercedes optaram por fazer stints de corrida, tanque cheio, ajustes aerodinâmicos, essas coisas. Tanto é que Hamilton fez 114 voltas e Massa, 73.

Foto: Getty Images

Button fez o melhor tempo da McLaren na semana, por volta de 1:27, muito longe das outras equipes. O Britânico andou 3 voltas a mais do que Alonso (35 contra 32), mas os problemas persistem: Dessa vez, na bomba de combustível. Em todas as diversas, o pessoal de Woking aparenta tranquilidade e confiam na solução dos contratempos e desenvolvimento do carro. Será?

NOTÍCIAS:

* Ontem, vi no Twitter que a Force India está com problemas e talvez também se ausente das sessões em Barcelona do dia 19 a 23 de fevereiro.... É a realidade da Fórmula 1.

* BOMBA: A Marussia já teria pago a taxa de inscrição e pode continuar na categoria, com o nome de Manor. Os credores devem assumir o comando da equipe no dia 19 de fevereiro. Até 15 dias atrás, estavam prestes a vender tudo no "ferro velho". Agora, podem voltar. Enfim, acredito que não seja nada diferente do que foi a passagem dos russos na F1, talvez até pior, pois nem carro existe, logo, o desenvolvimento é zero. Entretanto, é sempre bom ver vários carros no grid ao invés dos 18 que estão confirmados, a princípio. Os 30 milhões de libras recebidos pela equipe em virtude do nono lugar nos construtores do ano passado também podem viabilizar o acordo.

* BERNIE ATACA OUTRA VEZ: O eterno mandachuva da F1 Bernie Ecclestone vai discutir na reunião de amanhã do Grupo de Estratégia da F1 o retorno dos motores V8 biturbo de 2,2 litros em 2017, substituindo os V6 atuais, segundo a "Gazzetta dello Sport". Ele diz que os V6 "não foram feitos para a F1". No entanto, Jean Todt e Andy Cowell, homem forte do desenvolvimento do motor Mercedes, são contrários. Cowell diz que as equipes precisam de tempo para desenvolver o projeto, que pode atingir até 1630 cv. Esse projeto vai de encontro com a crise da F1, onde vemos a maioria das equipes com corte de gastos, dívidas e incertezas. Mas parece que Bernie não está muito interessado nisso. Seu sonho é ter 3 carros da Red Bull, Ferrari, McLaren e Williams, isso basta.

Confira os tempos do último dia de testes em Jerez:

1 - Kimi Raikkonen (Ferrari): 1m20s841 (106 voltas)
2 - Marcus Ericsson (Sauber): 1m22s019 (112)
3 - Lewis Hamilton (Mercedes): 1m22s172 (117)
4 - Max Verstappen (STR): 1m22s553 (97)
5 - Felipe Massa (Williams): 1m23s116 (73)
6 - Romain Grosjean (Lotus): 1m23s802 (53)
7 - Daniil Kvyat (RBR): 1m23s975 (64)
8 - Jenson Button (McLaren): 1m27s660 (35)

Os testes da F1 retornam em 2 semanas, em Barcelona. Até lá!


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

JEREZ, DIA 3

Foto: Getty Images

Sem 2 sisos, gelo na cara, incômodo... É com esse espírito que estou aqui para falar um pouco do penúltimo dia de testes da pré-temporada da F1 em Jerez de la Frontera. Vamos lá:

Dessa vez, houve uma inversão na ordem dos motores Ferrari. Felipe Nasr terminou o dia com o melhor tempo, utilizando pneus macios, seguido por Kimi Raikkonen (que liderou a maior parte do treino) e Nico Rosberg, que mais uma vez andou muito (151 voltas). Os três disputaram a ponta a todo o instante, e no final, o Brasileiro levou a melhor.

O outro Felipe, o Massa, terminou em quarto na sua primeira aparição com o FW37. Ele andou com compostos mais duros e se preocupou mais em realizar ajustes e avaliações aerodinâmicas.

Alonso conseguiu andar animadoras 32 voltas até que houvesse mais um problema no seu MP4-30: Dessa vez, no sistema de arrefecimento do motor (queda da pressão da água que resfria o motor).


Foto: Xavi Bonilla/ Grande Prêmio

Vale destacar também o bom ritmo imposto pelas equipes nesses testes iniciais. A Lotus E23 Hybrid fez 96 voltas com Maldonado ao volante. Já a Toro Rosso de Carlos Sainz Jr fez 136 voltas. Apenas Force India, que só treina a partir do dia 19, e McLaren (com problemas previsíveis) que andaram muito pouco ou nada, no caso da trupe de Vijay Mallya.

Logicamente, é muito precoce analisar o desempenho das equipes e projetar algo para o seguimento da temporada. É óbvio que a Sauber não ficou poderosa do dia para a noite e, portanto, o pessoal não deve se animar esperando vitórias e pódios de Nasr. O que se deseja, sim, é que os suíços voltem a pontuar. A Ferrari, com menos combustível e mais voltas com pneus macios, também é uma incógnita tanto no sentido técnico quanto no sentido administrativo. Creio que Mercedes, Williams e Red Bull estejam um passo à frente das demais, com a Ferrari um pouco atrás ainda. A tendência é que os Alemães sigam dominando a categoria em 2015, mas com menos facilidades do que em 2014.

Confira os tempos do 3° dia de testes em Jerez:

1 - Felipe Nasr (Sauber-Ferrari) 1m21s545 (108 voltas)
2 - Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m21s750 (92)
3 - Nico Rosberg (Mercedes) 1m21s982 (151)
4 - Felipe Massa (Williams-Mercedes) 1m22s276 (71)
5 - Pastor Maldonado (Lotus-Mercedes) 1m22s713 (96)
6 - Carlos Sainz Jr. (STR-Renault) 1m23s187 (136)
7 - Daniel Ricciardo (RBR-Renault) 1m23s901 (48)
8 - Fernando Alonso (McLaren-Honda) 1m35s553 (32)


É isso galera, amanhã eu retorno com o último dia da 1a sessão de testes da pré-temporada da Fórmula 1. Espero estar melhor dos dentes.. Mas só comer sorvete não é nada mal, rsrs

Até!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

RESUMÃO PÓS-VIAGEM

Feriado de Navegantes (Iemanjá), calor... Nada melhor do que passar a limpo o fim de semana movimentado da F1, que teve a apresentação dos carros das equipes restantes e os primeiros 2 dias de testes em Jerez de la Frontera. Irei começar pelos carros, saca só:

Foto: Divulgação
FERRARI: Na sexta-feira, os tifosi apresentaram o SF15-T (Scuderia Ferrari 2015 Turbo). Poucas modificações no carro. Apenas o bico mais longo e a adição da Claro como patrocinadora, em alusão a chegada de Esteban Gutiérrez como piloto de testes. Espera-se que os italianos consigam desenvolver a unidade motriz durante a temporada, já que foi a única que não venceu em 2014 e desde 1993 não passava uma temporada 'zerado' nesse quesito. Com Maurizio Arrivabene como chefe de equipe e Sérgio Manchionni como presidente, a Ferrari é uma incógnita. Veremos se Vettel e Raikkonen conseguirão extrair o máximo do carro.

Foto: Arte Globoesporte.com


Foto: Divulgação
SAUBER: Através do site oficial, a Carlin Sauber anunciou o C34, visando uma temporada completamente diferente do que foi em 2014. A começar pela cor. O azul e o amarelo lembram tanto o Brasil quanto a Suécia, nacionalidade dos pilotos da equipe (Nasr e Ericsson). Com vários espaços 'limpos', a equipe de Peter Sauber procura patrocinadores para ter mais orçamento para desenvolver o carro. Os suíços enfrentam sérias dificuldades financeiras e possuem 'apenas' 80 milhões de Euros para o ano, o que é nada, em termos do mundo paralelo da F1. Não dá para esperar muita coisa de Felipe Nasr, apenas que ele supere seu companheiro de equipe, que possui a experiência de andar 1 temporada com a moribunda Caterham. O brasileiro apenas pilotou o FW36 em quatro treinos livres e duas sessões de treinos do meio da temporada.

Foto: Arte Globoesporte.com


Foto: Divulgação




TORO ROSSO: O STR10 foi apresentado em Jerez, no sábado. Na 10a temporada da escuderia satélite da Red Bull, o desenho do carro permaneceu o mesmo, apenas com alguns detalhes em dourado. A grande interrogação é saber como será o desempenho da mais jovem dupla da história do grid: Max Verstappen, 17, e Carlos Sainz Jr, 20.

Foto: Arte Globoesporte.com



Foto: Divulgação
MERCEDES: Os atuais campeões lançaram o W06 Hybrid ontem, antes do 1° dia de testes. Com o bico mais fino, o carro da escuderia alemã ficou muito bonito. A tendência é que se mantenham no topo do grid, com a rivalidade Hamilton x Rosberg cada vez mais quente. O Inglês, por sua vez, já admite que pode renovar até 2018 com a equipe, já que o contrato encerra-se no final desta temporada. Toto Wolff disse que não espera vencer com facilidade igual ano passado, já que as rivais irão encostar, mas talvez não o suficiente para desbancar os atuais campeões.

Foto: Divulgação
WILLIAMS: O FW37 foi lançado também em Jerez. De mudança, apenas o bico e a inclusão da Rexona como patrocinadora da equipe, além da chegada de Alex Lynn, campeão da GP3 e piloto da academia Red Bull como piloto de desenvolvimento, substituindo Felipe Nasr. Para essa temporada, Pat Symonds e sua trupe esperam dar um passo adiante para conquistar mais pontos e recolocar a Williams no alto do pódio, brigando pelo título. A experiência de Massa e a constância de Bottas ajudarão muito, além do azeitado conjunto da unidade motriz com a aerodinâmica do pessoal de Grove.


Foto: Divulgação
ESCONDEU: A Red Bull decidiu camuflar de zebra o RB11, surpreendendo todo mundo. Christian Horner já disse que trata-se de uma pintura provisória e, portanto, antes do GP da Austrália teremos a pintura dos taurinos para o ano de 2015. A pintura tem como objetivo "esconder a visualização das novidades aerodinâmicas pelas rivais". Com a sensação Ricciardo e o novato promissor Kvyat, a Red Bull vai tentar se virar sem o tetracampeão Vettel e com Adrian Newey um pouco mais afastado de suas funções, desmotivado com as limitações impostas pela FIA. Se no ano passado a equipe mal andou na pré-temporada e conseguiu três vitórias, imagina agora? As expectativas são muito boas.



1° DIA DE TESTE

Foto: Getty Images

Nos primeiros movimentos da pré-temporada, tivemos alguns resultados interessantes. A começar por Vettel e sua Ferrari, os mais rápidos do dia. Mas o que realmente chamou a atenção foi a Mercedes: Nico Rosberg andou 157 voltas, um recorde que equivale a quase 2 corridas consecutivas. Ou seja: O carro alemão é muito confiável. Mesmo mais pesado, o vice-campeão de 2014 fez o terceiro tempo. Mais leve, Vettel ficou na frente. Outra novidade: Marcus Ericsson, da cambaleante Sauber, ficou em segundo. Mas Nasr já disse que não é para o "pessoal se empolgar, foram voltas com pneu macio". Mas é um indício no mínimo positivo.

Apenas Force India (com problemas financeiros, só treina a partir do dia 19) e Lotus não participaram das sessões. O E23 não ficou pronto e só participou das sessões de hoje. Err, bem... digamos que a McLaren não treinou também. Como já era esperado, a unidade motriz da Honda está sofrendo o que o pessoal, principalmente a Red Bull e a Renault sofreram em 2014: Muitos problemas e pouquíssimas voltas. No retorno à McLaren, Alonso andou apenas 6 voltas, quase todas de instalação.

Foto: Divulgação
Por falar nos ingleses, Ron Dennis disse que a pintura do carro vai mudar: Ou laranja, ou vermelho e branco. Tudo o que os saudosistas e fãs queriam. Entretanto, tudo depende do patrocinador que a equipe irá arranjar, se é que vai conseguir. Vamos esperar.

Confira os tempos do 1° dia de testes:

Créditos: Globoesporte.com


2° DIA DE TESTES

Foto: Twitter
"A Red Bull te dá asas". Mas Kyvat tratou de tirá-las, após dar uma escapadinha. Como as peças de reposição ainda não chegaram, o Russo teve que se contentar em dar apenas algumas voltas sem o bico. Imagem curiosa do dia.

Novamente, Sebastian Vettel foi o mais rápido, com uma Sauber logo atrás. Felipe Nasr estreou oficialmente. Andar em carro azul e amarelo não é novidade para ele. O Brasileiro será fundamental para passar suas impressões do C34 e compará-las com o FW36 que ele guiou ano passado, para que os técnicos da Sauber possam ter uma ideia do que podem melhorar.

Foto: Getty Images
Lewis Hamilton andou 92 voltas com sua Mercedes, mas teve um problema de vazamento de água e não pode desafiar a Ferrari. Ficou em quarto. Como escrevi anteriormente, o E23 da Lotus começou hoje a acumular as primeiras quilometragens, com Pastor Maldonado no volante. Como sempre, a McLaren e a Honda voltaram a encontrar problemas, e Button andou 6 voltas também. Ninguém pode reclamar que um foi mais ajudado que o outro. Será um 2015 de muito trabalho para Ron Dennis, Alonso, Button, japoneses e cia.

Confira os tempos do 2° dia de testes:

Créditos: Globoesporte.com



É isso, falei desde a apresentação dos carros de sexta até os treinos que ocorreram hoje pela manhã. Volto amanhã com o 3° dia de testes, até mais!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A NOVA VELHA McLAREN

Foto: Divulgação

Como sempre, houve uma expectativa muito grande acerca do carro da McLaren e suas cores para essa temporada. No renascimento da parceria com a Honda, era impossível não relembrar de Senna, Prost e os bólidos dominantes de cores vermelho e branco. Os fãs saudosistas imploraram nas redes sociais e a McLaren fez um mistério e uma promoção incrível. O resultado, previsível para mim e decepcionante para a grande maioria: A manutenção do cinza e do preto, que relembra a época do patrocínio da West (terminada em 2005) e com a Mercedes (finalizada ano passado).

Olha, essa foto tirada de cima lembra muito os carros da McLaren West mesmo. Outros falam que o MP4-30 é um MP4-29 pintado de vermelho dos retrovisores até o bico (mais fino, elegante e menos indecente) e com o logo da Honda no lugar da Mercedes.

Vale lembrar também que a McLaren está com sérias dificuldades de arranjar um patrocinador master. Em relação ao ano passado, Hugo Boss e Santander deixaram de patrocinar a equipe, além da Mercedes, é claro. Sem contar a ausência da Vodafone, que estava no nome da escuderia, finalizada em 2013. Desde então, o time de Woking não fecha patrocínio. Rumores com a Sony foram fortemente vinculados, mas nada de concreto foi realizado.

Como os pilotos e Ron Dennis dizem: "Trata-se de uma nova história." E uma nova história não significa retornar ao saudosismo vermelho e branco sennista dos anos 90. Nada contra, muito pelo contrário. Hora de viver a nova era da parceria McLaren/Honda. Até porque a Marlboro patrocina a Ferrari. Logo, não faria sentido o retorno dessa icônica pintura. E os ingleses de Woking não são lá muito ousados no seu marketing....

Será um ano difícil, de transição. A experiência e a qualidade dos campeões Alonso e Button ajudarão muito a McLaren para evoluir e melhorar seu carro na aerodinâmica e no motor durante a temporada, inclusive com a liberação dos japoneses para o aprimoramento da unidade motriz. Quem sabe alguns pódios e uma vitória, quem sabe...

No fim das contas, desde que o carro consiga bons resultados, a cor do MP4-30 não vai importar muito. Todos esquecerão e ficarão acostumados com mais um carro prateado no grid (além de Force India e Mercedes).

Veja mais fotos:

Foto: Editoria de Arte Globoesporte.com

P.S: Amanhã terei que viajar ao litoral e, por conta disso, não poderei publicar com imediata rapidez os posts sobre a apresentação dos carros das equipes restantes para a disputa da temporada. Também perderei o 1° dia de testes. Retorno domingo à noite. Quando voltar, pretendo fazer um "resumão" com todas as informações possíveis e úteis para esse blog. Até a volta!


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PONTAPÉ INICIAL



Foto: Divulgação
Hoje a temporada 2015 da Fórmula 1 começou de forma "oficial". Em um evento extravagante na cidade do México, Vijay Mallya e seus bluecaps lançaram VJM08, carro dessa temporada.
Em relação ao ano passado, o cor do carro mudou em alguns aspectos: Menos colorido, sem branco e com detalhes prateados. Achei mais bonito que o do ano passado.Vale lembrar que a Force India somente estreará o modelo 2015 nos testes de 19 a 23 de fevereiro e que esse carro é o de 2014 com a pintura de 2015. Os projetos estão atrasados, o que não é novidade.

De maneira surpreendente, a Williams anunciou através da capa da revista inglesa "F1 Racing" o FW37. Na tarde de ontem, foram lançadas fotos virtuais do bólido. Muito pouco ou quase nada mudou: Apenas a inclusão da Rexona e Hackett como patrocinadores e o bico do carro mais diferenciado e esteticamente melhor para a família brasileira esse ano, sem aqueles...enfim, desagradáveis bicos.

Foto: Divulgação

Aprecie mais com detalhes e veja as diferenças entre os novos bólidos da Williams e da Force India e os carros de 2014:




Créditos: Divulgação e Globoesporte.com
Certamente estaremos aqui para a cobertura do lançamento dos carros das demais equipes, o que vai ocorrer na quinta e sexta que vem, provavelmente. Mercedes, McLaren, Ferrari, RBR e STR já possuem datas confirmadas. Lotus e Sauber, ainda não. Caterham: mistério. Manor: Ah, brinks haha


Até, camaradas.