segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

RESUMÃO PÓS-VIAGEM

Feriado de Navegantes (Iemanjá), calor... Nada melhor do que passar a limpo o fim de semana movimentado da F1, que teve a apresentação dos carros das equipes restantes e os primeiros 2 dias de testes em Jerez de la Frontera. Irei começar pelos carros, saca só:

Foto: Divulgação
FERRARI: Na sexta-feira, os tifosi apresentaram o SF15-T (Scuderia Ferrari 2015 Turbo). Poucas modificações no carro. Apenas o bico mais longo e a adição da Claro como patrocinadora, em alusão a chegada de Esteban Gutiérrez como piloto de testes. Espera-se que os italianos consigam desenvolver a unidade motriz durante a temporada, já que foi a única que não venceu em 2014 e desde 1993 não passava uma temporada 'zerado' nesse quesito. Com Maurizio Arrivabene como chefe de equipe e Sérgio Manchionni como presidente, a Ferrari é uma incógnita. Veremos se Vettel e Raikkonen conseguirão extrair o máximo do carro.

Foto: Arte Globoesporte.com


Foto: Divulgação
SAUBER: Através do site oficial, a Carlin Sauber anunciou o C34, visando uma temporada completamente diferente do que foi em 2014. A começar pela cor. O azul e o amarelo lembram tanto o Brasil quanto a Suécia, nacionalidade dos pilotos da equipe (Nasr e Ericsson). Com vários espaços 'limpos', a equipe de Peter Sauber procura patrocinadores para ter mais orçamento para desenvolver o carro. Os suíços enfrentam sérias dificuldades financeiras e possuem 'apenas' 80 milhões de Euros para o ano, o que é nada, em termos do mundo paralelo da F1. Não dá para esperar muita coisa de Felipe Nasr, apenas que ele supere seu companheiro de equipe, que possui a experiência de andar 1 temporada com a moribunda Caterham. O brasileiro apenas pilotou o FW36 em quatro treinos livres e duas sessões de treinos do meio da temporada.

Foto: Arte Globoesporte.com


Foto: Divulgação




TORO ROSSO: O STR10 foi apresentado em Jerez, no sábado. Na 10a temporada da escuderia satélite da Red Bull, o desenho do carro permaneceu o mesmo, apenas com alguns detalhes em dourado. A grande interrogação é saber como será o desempenho da mais jovem dupla da história do grid: Max Verstappen, 17, e Carlos Sainz Jr, 20.

Foto: Arte Globoesporte.com



Foto: Divulgação
MERCEDES: Os atuais campeões lançaram o W06 Hybrid ontem, antes do 1° dia de testes. Com o bico mais fino, o carro da escuderia alemã ficou muito bonito. A tendência é que se mantenham no topo do grid, com a rivalidade Hamilton x Rosberg cada vez mais quente. O Inglês, por sua vez, já admite que pode renovar até 2018 com a equipe, já que o contrato encerra-se no final desta temporada. Toto Wolff disse que não espera vencer com facilidade igual ano passado, já que as rivais irão encostar, mas talvez não o suficiente para desbancar os atuais campeões.

Foto: Divulgação
WILLIAMS: O FW37 foi lançado também em Jerez. De mudança, apenas o bico e a inclusão da Rexona como patrocinadora da equipe, além da chegada de Alex Lynn, campeão da GP3 e piloto da academia Red Bull como piloto de desenvolvimento, substituindo Felipe Nasr. Para essa temporada, Pat Symonds e sua trupe esperam dar um passo adiante para conquistar mais pontos e recolocar a Williams no alto do pódio, brigando pelo título. A experiência de Massa e a constância de Bottas ajudarão muito, além do azeitado conjunto da unidade motriz com a aerodinâmica do pessoal de Grove.


Foto: Divulgação
ESCONDEU: A Red Bull decidiu camuflar de zebra o RB11, surpreendendo todo mundo. Christian Horner já disse que trata-se de uma pintura provisória e, portanto, antes do GP da Austrália teremos a pintura dos taurinos para o ano de 2015. A pintura tem como objetivo "esconder a visualização das novidades aerodinâmicas pelas rivais". Com a sensação Ricciardo e o novato promissor Kvyat, a Red Bull vai tentar se virar sem o tetracampeão Vettel e com Adrian Newey um pouco mais afastado de suas funções, desmotivado com as limitações impostas pela FIA. Se no ano passado a equipe mal andou na pré-temporada e conseguiu três vitórias, imagina agora? As expectativas são muito boas.



1° DIA DE TESTE

Foto: Getty Images

Nos primeiros movimentos da pré-temporada, tivemos alguns resultados interessantes. A começar por Vettel e sua Ferrari, os mais rápidos do dia. Mas o que realmente chamou a atenção foi a Mercedes: Nico Rosberg andou 157 voltas, um recorde que equivale a quase 2 corridas consecutivas. Ou seja: O carro alemão é muito confiável. Mesmo mais pesado, o vice-campeão de 2014 fez o terceiro tempo. Mais leve, Vettel ficou na frente. Outra novidade: Marcus Ericsson, da cambaleante Sauber, ficou em segundo. Mas Nasr já disse que não é para o "pessoal se empolgar, foram voltas com pneu macio". Mas é um indício no mínimo positivo.

Apenas Force India (com problemas financeiros, só treina a partir do dia 19) e Lotus não participaram das sessões. O E23 não ficou pronto e só participou das sessões de hoje. Err, bem... digamos que a McLaren não treinou também. Como já era esperado, a unidade motriz da Honda está sofrendo o que o pessoal, principalmente a Red Bull e a Renault sofreram em 2014: Muitos problemas e pouquíssimas voltas. No retorno à McLaren, Alonso andou apenas 6 voltas, quase todas de instalação.

Foto: Divulgação
Por falar nos ingleses, Ron Dennis disse que a pintura do carro vai mudar: Ou laranja, ou vermelho e branco. Tudo o que os saudosistas e fãs queriam. Entretanto, tudo depende do patrocinador que a equipe irá arranjar, se é que vai conseguir. Vamos esperar.

Confira os tempos do 1° dia de testes:

Créditos: Globoesporte.com


2° DIA DE TESTES

Foto: Twitter
"A Red Bull te dá asas". Mas Kyvat tratou de tirá-las, após dar uma escapadinha. Como as peças de reposição ainda não chegaram, o Russo teve que se contentar em dar apenas algumas voltas sem o bico. Imagem curiosa do dia.

Novamente, Sebastian Vettel foi o mais rápido, com uma Sauber logo atrás. Felipe Nasr estreou oficialmente. Andar em carro azul e amarelo não é novidade para ele. O Brasileiro será fundamental para passar suas impressões do C34 e compará-las com o FW36 que ele guiou ano passado, para que os técnicos da Sauber possam ter uma ideia do que podem melhorar.

Foto: Getty Images
Lewis Hamilton andou 92 voltas com sua Mercedes, mas teve um problema de vazamento de água e não pode desafiar a Ferrari. Ficou em quarto. Como escrevi anteriormente, o E23 da Lotus começou hoje a acumular as primeiras quilometragens, com Pastor Maldonado no volante. Como sempre, a McLaren e a Honda voltaram a encontrar problemas, e Button andou 6 voltas também. Ninguém pode reclamar que um foi mais ajudado que o outro. Será um 2015 de muito trabalho para Ron Dennis, Alonso, Button, japoneses e cia.

Confira os tempos do 2° dia de testes:

Créditos: Globoesporte.com



É isso, falei desde a apresentação dos carros de sexta até os treinos que ocorreram hoje pela manhã. Volto amanhã com o 3° dia de testes, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.