quinta-feira, 20 de novembro de 2014

AGORA É OFICIAL

Foto: Globoesporte.com
Mais de um mês após a oficialização da saída de Vettel da Red Bull, a Ferrari anunciou oficialmente o que já se sabia desde então (A própria Red Bull já dizia que o Alemão iria para a Scuderia): Vettel é da Ferrari para as próximas três temporadas e será companheiro de equipe de Kimi Raikkonen em 2015. Mais uma vez os Italianos apostam em um Alemão para reorganizar a casa. Assim como Schumacher saiu de uma equipe sem peso (Benetton) para ser o maior piloto da história da Ferrari, Vettel deixa a RBR (outra equipe que na época não tinha peso) após 6 temporadas, 4 títulos, 38 vitórias, 44 pole positions, 65 pódios e 24 melhores voltas e chega para tentar retornar ao seu melhor momento na carreira juntamente com a Ferrari: Não venceram em 2014 e a Scuderia não ganha um título de pilotos desde 2007 (Construtores desde 2008). O trabalho será de longo prazo, e os tifosi precisarão de paciência nos primeiros anos.

Foto: L'Equipe

ALONSO - A única alternativa do Espanhol é a McLaren, que muitos já dizem que a situação está sacramentada. Entretanto, a equipe inglesa só anunciará sua dupla de pilotos em Dezembro. Até lá, o futuro do bicampeão do mundo é muito incerto. Não se descarta um ano sabático ou até mesmo uma mudança para as corridas de longa duração, mas é tudo especulação e até certa forma um "chute" jornalístico.


P.S: Deveria ter escrito isso mais cedo, mas o PC deu problema. Mais tarde, escreverei mais informações sobre a corrida de Abu Dhabi e mais detalhes das notícias que vocês estão acompanhando nos últimos dias. Até!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Vídeo e curtinhas... #7

Salve, galera! Vamos rumo à mais um Vídeos e Curtinhas nessa semana tão intensa e importante.. Fim de semestre chegando, sinto o cheirinho das férias, mas falta tanta coisa ainda para fazer hehehe. Mas enquanto esse momento não chega, vamos lá!

Foto: World Series By Renault.

COMO UMA FÊNIX - "Ôooo, a Caterham voltou!" Graças a arrecadação de grana oriundas dos fãs (especula-se que tenha sido arrecadado R$ 7,3 milhões dos 9,3 milhões necessários), a Caterham confirmou que irá disputar o GP de Abu Dhabi. A equipe já confirmou Kamui Kobayashi para a corrida de domingo. Como Ericsson já rescindiu o contrato, abriu-se a vaga de 2° piloto. André Lotterer, que disputou a prova de Spa pela Caterham, foi convidado mas recusou o convite, alegando que quer correr na F1 em uma situação melhor, e não atrás do pelotão. A especulação do dia é que Max Chilton, órfão da Marussia, seja o principal candidato à vaga, segundo a imprensa Italiana.

TESTE - A Red Bull confirmou que Carlos Sainz Jr guiará o carro da equipe nos testes de Abu Dhabi na semana que vem, após a corrida, que serão realizados dias 25 e 26 de Novembro. O piloto espanhol, além de filho de Carlos Sainz (lenda dos rallys) foi o campeão da Fórmula Renault 3.5, que juntamente com a GP2 é a principal categoria de acesso à Fórmula 1. Ele é o grande favorito a ocupar a vaga de Vergne na Toro Rosso ano que vem.

MISTÉRIO - A novela McLaren irá durar mais algumas semanas. No Twitter, a equipe de Woking disse que só anunciará os seus pilotos a partir de Dezembro. Portanto, teremos que aguardar no mínimo mais umas 2 semanas para o desfecho desse quebra-cabeça que influencia muito o mercado dos pilotos. Alonso, Magnussen e Button disputam as 2 vagas, sendo que os dois primeiros citados são os favoritos para as vagas.

Foto: Voando Baixo
EMMO - O 'Rato' está de volta! O piloto de 67 anos irá disputar as 6 horas de São Paulo, no dia 30 de Novembro. Ele foi convidado pela equipe Italiana AF Corse, representante oficial da Ferrari no Brasil no Mundial de Endurance (WEC), principal campeonato de provas de longa duração no mundo. Será a primeira vez que Fittipaldi irá pilotar uma Ferrari, e ele está bastante emocionado e lisonjeado com isso. O anúncio foi feito ontem (terça) no Jornal Nacional. Sua última aparição competitiva foi em 2008, quando disputou algumas provas do Brasileiro de GT3 ao lado de seu irmão Wilsinho e do Paraibano Waldeno Brito.


Bom, iremos lembrar aqui a única vez que o Mundial foi decidido em Abu Dhabi, em 2010: Pela primeira vez, 4 pilotos chegaram com chances de título na última corrida: Alonso, Webber, Vettel e Hamilton. O espanhol era o favorito, mas um erro de estratégia fez com que ele voltasse atrás do russo Petrov, da Renault. Foram voltas e voltas tentando ultrapassá-lo desesperadamente, sem sucesso. Alonso terminou em 8°. Com isso, o jovem "azarão" Sebastian Vettel venceu a corrida e sagrou-se o mais jovem campeão da história da F1 - Veja (ou relembre) aí!



terça-feira, 18 de novembro de 2014

COMEÇA A SEMANA DECISIVA

Foto: The Telegraph
Sim, meus amigos! A semana mais aguardada do ano chegou! No próximo domingo iremos conhecer ou um bi-campeão do Mundo ou testemunharemos o primeiro título de Nico Rosberg. A ansiedade está tomando conta! Um monte de trabalhos e prova para fazer, mas o pensamento está em Abu Dhabi no domingo... Só resta aguardarmos mais alguns dias até que os treinos livres comecem... Mesmo sem a pontuação dobrada, Rosberg teria chances. Com a pontuação dobrada, o clima de imprevisibilidade aumenta. Será que teremos uma peleja decidida na pista ou algum carro prata vai ficar pelo caminho, seja por algum acidente ou problema mecânico? Dúvidas que não temos como saber, pelo menos agora... Façam suas apostas!


Foto: Getty Images
Nesse final de semana teremos também a Fórmula E como "aquecimento" da decisão da Fórmula 1. O brasileiro Lucas di Grassi (foto) busca sua 2a vitória na segunda corrida da temporada em Sepang, Kuala Lumpur, Malásia. Beneficiado pelo acidente espetacular entre Nick Heidfeld e Nicolas Prost, di Grassi é o líder do campeonato, com 25 pontos. A grande atração da categoria, além do motor elétrico e som "limpo", ecologicamente correto e sustentável e dos carros movidos a baterias, são os ex-pilotos de F1 que estão presentes na categoria. Alguns nomes para lembrar rapidamente: Heidfeld, Trulli, Alguersuari, Nelsinho Piquet, Bruno Senna, Karim Chandhok, Antônio Félix da Costa, Franck Montagny, entre outros (O "HD" pifou). O treino e a corrida serão na madrugada de sábado. Ou seja, vai ser complicado acompanhar, pois além do horário me prejudicar naturalmente por ser tarde e eu estar cansado de acordar cedo a semana inteira, tenho que apresentar um trabalho no sábado pela manhã :D Mas prometo que tentarei postar por aqui.

Até amanhã!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

VITÓRIA DE QUEM FOI O MELHOR

Foto: ESPN
Rosberg, Hamilton e Massa. Rosberg, Hamilton e Massa. Rosberg, Hamilton e Massa. Nada mudou de ontem para hoje. Quinta vitória do Alemão na temporada, e a disputa do título está aberta. Ele conseguiu segurar a pressão de Hamilton por várias voltas e conseguiu vencer. O Inglês certamente lamentará os 7 segundos que perdeu quando rodou enquanto tentava extrair o máximo do carro durante a parada de Rosberg.

Massa conquista seu segundo pódio com a Williams, numa corrida de altos e baixos. Após uma punição de 5 segundos por exceder o limite de velocidade logo no início da prova, Massa recuperou a terceira posição após um problema no cinto do carro de Bottas, que depois teve outros problemas e fechou em décimo. Depois, parou por engano no box da McLaren, lembrando a presepada de Hamilton no ano passado. Foi engraçado. Button fez uma corrida consistente e terminou em quarto. Vettel, Alonso, Raikkonen, Hulkenberg e Magnussen completaram o top 9.

Com a disputa polarizada, não há muito o que falar sobre o resto. Destaco o fim de semana ruim da STR, sem pontuar e o calvário permanente da Sauber. A Lotus fez o que podia, e já era sabido que Pérez não teria um bom final de semana aqui no Brasil. A decisão ficou para a derradeira corrida em Abu Dhabi daqui 2 semanas. Que nervoso! Nos próximos posts eu falo mais sobre a matemática maluca e as chances de Hamilton e Rosberg no campeonato. Até!

Montagem Globoesporte.com



domingo, 9 de novembro de 2014

PREVISÍVEL, MAS EMOCIONANTE

Foto: FIA
Rosberg, Hamilton e Massa. Rosberg, Hamilton e Massa. A ordem das três primeiras colocações se repetiu no último treino livre e na classificação. Mais uma pole do alemão, "la décima" no ano e de quebra quebrou o recorde da pista, pertencente até então a Rubens Barrichello. Entretanto, isso não é vantagem para Nico, considerando o desfecho das últimas corridas. Veremos se isso será diferente amanhã (hoje, sei lá)

Massa fez sua melhor classificação na temporada e nos últimos anos. Eu sei que ele fez a pole na Áustria. Entretanto, em termos de desempenho e superioridade quase constante contra o seu companheiro de equipe, o Brasileiro foi demais hoje. Lembrou os velhos tempos de Ferrari em 2007 e 2008. Como bom largador que é, pode arranjar alguma coisa contra as Mercedes. A Williams é mais rápida de reta, mas no misto as Mercedes sobram. Me surpreendi com a pequena diferença entre eles (2 décimos). A questão é saber como os carros se comportam na corrida. Se Massa largar bem e a Williams não prejudicá-lo com estratégias ridículas, certamente estará no pódio. Quem sabe, se tiver sorte (o que está faltando para ele), pode conquistar um segundo lugar... E vencer? Bom, aí são outros décimos...

P.S: Fui pra night e só escrevi agora, está tarde. Amanhã eu faço análises gerais da corrida e do resto da Fórmula 1. Até!

Foto: Globoesporte.com

sábado, 8 de novembro de 2014

O BOMBEIRO E O FOGO QUE NÃO APAGOU


Essa foi a imagem mais significativa do dia de treinos livres em Interlagos. Um carro problemático que precisa de um bombeiro para apagar os problemas da equipe, literalmente. Como dá para ver, a Ferrari de Alonso pegou fogo e ele mesmo apagou as chamas. Mas isso fica para depois.

Nico Rosberg foi o mais rápido do dia mais uma vez, mostrando que está forte nas classificações. Aparentemente, Hamilton está priorizando o acerto para a corrida e parece dar resultados. Pela manhã, os destaques foram as STR, com Kyvat em 3° e o adolescente Max Verstappen em 5°, com Alonso entre eles. Massa foi o 8° e Felipe Nasr 12°. A primeira bandeira vermelha do dia foi de autoria do Espanhol Daniel Juncadella, que deu uma pancada no fim do treino com sua Force India e ainda por cima fez com que Pérez não pudesse utilizar o carro pela tarde. Ou seja, o Mexicano já tem punição de 7 posições da corrida passada e sequer andou hoje... Tá feia a coisa pro 'Checo'.

Já no período da tarde, a dupla da Mercedes se manteve, e Kimi Raikkonen fechou em 3°, mostrando poder de reação. (Tá, vocês vão dizer que treino livre não vale nada e tudo mais, vocês estão certos. Porém, nem nisso o Kimi tava bem, então dá para valorizar isso, né não?). Ricciardo ficou em 4°, Bottas em 5° e Massa em 6°.
Todavia, o destaque desse treino foi a grande quantidade de bandeiras vermelhas: Foram 3 abandonos + a ausência de Pérez no treino. Tudo começou com a quebra de Vergne no início da sessão, passou pelo estouro do motor de Alonso e o problemático carro da Sauber de Gutiérrez parando no mesmo ponto (reta oposta) pouco depois. Novamente, a disputa será de quem irá ser o 3° colocado no domingo, já que em condições normais de temperatura e pressão a dupla da Mercedes está muito a frente dos demais, tipo Cruzeiro e Atlético-MG atualmente...

Foto: Grand Prix


RIP MARUSSIA - O pior se confirmou. Ontem pela manhã a Marussia anunciou que encerrou suas atividades e está fora da F1. Até sua fábrica de carros esportivos faliu. De certa forma, foi um pouco surpreendente sua morte, ingênuamente falando. Acreditei que com os 2 pontos de Bianchi e a grana que receberiam seriam suficientes para que continuassem. Esse foi um ano de altos e baixos. Preferi colocar a foto do único momento de felicidade da equipe russa em 4 anos de existência: Os pontos heroicos do herói Jules e a festa emocionante dos mecânicos após a corrida são, com certeza, uma das grandes imagens da temporada. Mas depois da bonança, veio a tempestade (literalmente), com o acidente de Jules, os problemas financeiros se juntaram ao abalo psicológico da equipe e o resto é história. Obviamente, os funcionários foram despedidos. Acabaram antes que a Caterham, quem diria. Que descansem em paz.

VAQUINHA - Outra equipe está agoniando sob aparelhos, a Caterham criou um site para receber doações dos fãs para participar do GP de Abu Dhabi. Eles precisam arrecadar R$ 9 milhões até sábado que vem se quiserem disputar a última prova da temporada. São aceitas quantias a partir dos 40 reais. O futuro é incerto e tenebroso e provavelmente não irão conseguir alcançar o objetivo, que é tentar se garantir para 2015. Sozinhos, será impossível. A FIA vai ter que intervir. É a sobrevivência da categoria que está em jogo.

Bom, vê aí os tempos das 2 sessões e se prepare que amanhã temos treino classificatório! Até!

Foto: Globoesporte.com

FP2:
1. Nico Rosberg (Mercedes) - 1:12.123
2. Lewis Hamilton (Mercedes) - 1:12.336 (a 0s213)
3. Kimi Räikkönen (Ferrari) - 1:12.696 (a 0s573)    
4. Daniel Ricciardo (Red Bull) - 1:12.956 (a 0s833)
5. Valtteri Bottas (Williams) - 1:13.035 (a 0s912)
6. Felipe Massa (Williams) - 1:13.099 (a 0s976)    
7. Fernando Alonso (Ferrari) - 1:13.122 (a 0s999)    
8. Daniil Kvyat (STR) - 1:13.254 (a 1s131)
9. Sebastian Vettel (Red Bull) - 1:13.333 (a 1s210)
10. Kevin Magnussen (McLaren) 1:13.479 (a 1s356)
11. Pastor Maldonado (Lotus) - 1:13.497 (a 1s374)   
12. Romain Grosjean (Lotus) - 1:13.714 (a 1s591)
13. Nico Hulkenberg (Force India) - 1:13.882 (a 1s759)
14. Esteban Gutierrez (Sauber) - 1:13.902 (a 1s779)
15. Adrian Sutil (Sauber) - 1:14.204 (a 2s081)   
16. Jenson Button (McLaren) - 1:14.209 (a 2s086)
17. Jean-Eric Vergne (STR) - 1:17.171 (a 5s048)
18. Sergio Perez (Force India) - Sem tempo


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

GP DO BRASIL - Programação

O Grande Prêmio do Brasil é disputado desde 1972 (1973 na F1), sendo realizado em Interlagos (1972-1977, 1979, 1980, 1990-atualmente) e já foi sediado em Jacarepaguá (1978, 1981-1989).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Juan Pablo Montoya - 1:11.473 (Williams, 2004)
Pole Position: Rubens Barrichello - 1:10.646 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Sebastian Vettel (RBR)
Maior vencedor: Alain Prost - 6x ( 1982, 1984, 1985, 1987, 1988 e 1990)

FELIPE NASR É DA SAUBER

Foto: Site Felipe Nasr
Ia criar um post ontem aqui, mas a p$%$@ do Blogger deu problema. A Sauber anunciou ontem a contratação do piloto brasileiro por 2 temporadas e se junta a Marcus Ericsson, anunciado no sábado, para a temporada 2015.
Dupla promissora, com talento + dinheiro. Importantíssimo para a Sauber. Nasr precisa se destacar para evoluir, e precisa bater o companheiro sueco ano que vem. É mais piloto e possui uma característica importante nessa F1: Sabe administrar muito bem os pneus.
Gutiérrez e Sutil estão à pé ano que vem e parece difícil que consigam uma vaga. O mercado está quase fechado para a próxima temporada.

NOVELA ALONSO: Situação segue indefinida. Depois da BBC cravar sua contratação pela McLaren, a ESPN diz que a situação fica complicada e Alonso não descarta renovar com a Ferrari. Mas e o Vettel, cara pálida? Vai pra McLaren? Vai ser companheiro do Alonso na Ferrari? Alonso vai ficar em um ano sabático? Kimi volta pra McLaren? Essas perguntas fazem algum sentido?
Talvez não. A rádio paddock parece página de fofoca com esses tipos de chutes jornalísticos, e o pior que somos "obrigados" a repercutir. Vai que uma dessas seja verdade...
CORREÇÃO: Na verdade, Alonso possui contrato até 2016 com a Ferrari. A discussão é saber se a Ferrari vai pagar a multa rescisória dele para liberá-lo ou irá deixá-lo parado por um ano.

FIA DIVULGA EQUIPES INSCRITAS PARA 2015: As maiores surpresas são a inclusão de Caterham e Marussia na lista, mesmo com os problemas financeiros. Detalhe que foi recolocado o antigo nome da Marussia na época de GP2, a Manor. Sinal de quê irão arranjar uma solução em breve ou estão contando com a redistribuição de dinheiro que o Bernie prometeu? Mais perguntas sem respostas, vamos dar tempo ao tempo. Haas e Forza Rossa só em 2016.

Confira a lista:
Mercedes
RBR Renault
Williams Mercedes
Ferrari
McLaren Honda
Force India Mercedes
STR Renault
Sauber Ferrari
Manor
Caterham Renault

HOJE NÃO, HOJE SIM

Foto: Miguel Costa Jr
Segundo a Autosport, estava tudo acertado para que Rubens Barrichello disputasse as últimas 3 corridas (EUA, Brasil e Abu Dhabi) pela Caterham. Entretanto, devido aos conhecidos problemas financeiros, o projeto foi abordado. Sauber, Mercedes (!!!) e agora Caterham. Barrica quer porque quer terminar sua carreira, que foi abortada em 2011 pela Williams. Assim como Schummy, eles não sabem a hora de parar. É o vício pela velocidade. Ambos são workaholics, fruto do legado deixado pelo Senna.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 316 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 292 pontos
3 - Daniel Ricciardo (RBR) - 214 pontos
4 - Valtteri Bottas (Williams) - 155 pontos
5 - Sebastian Vettel (RBR) - 149 pontos
6 - Fernando Alonso (Ferrari) - 149 pontos
7 - Jenson Button (McLaren) - 94 pontos
8 - Felipe Massa (Williams) - 83 pontos
9 - Nico Hulkenberg (Force India) - 76 pontos
10- Kevin Magnussen (McLaren) - 53 pontos
11- Sérgio Pérez (Force India) - 47 pontos
12- Kimi Raikkonen (Ferrari) - 47 pontos
13- Jean-Éric Vergne (STR) - 22 pontos
14- Romain Grosjean (Lotus) - 8 pontos
15- Daniil Kvyat (STR) - 8 pontos
16- Pastor Maldonado (Lotus) - 2 pontos
17- Jules Bianchi (Marussia) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 608 pontos
2 - RBR Renault - 363 pontos
3 - Williams Mercedes - 308 pontos
4 - Ferrari - 196 pontos
5 - McLaren Mercedes - 147 pontos
6 - Force India Mercedes - 123 pontos
7 - STR Renault - 30 pontos
8 - Lotus Renault - 10 pontos
9 - Marussia Ferrari - 2 pontos

TRANSMISSÃO:


Foto: Montagem Globoesporte.com