segunda-feira, 12 de junho de 2017

FIM DE SEMANA PERFEITO

Foto: Getty Images
Antes da corrida, seria difícil imaginar que Lewis Hamilton teria vida tão fácil como a que ele teve hoje em Montreal. A sexta vitória em solo canadense (faltando uma para igualar Schumacher) teve o seu segundo Grand Chelem na temporada (quando é pole position,liderando todas as voltas e fazendo a volta mais rápida), a quarta na carreira e serviu para diminuir a vantagem em relação a Vettel para 12 pontos, embora poderia ter sido menos se não fosse uma grande recuperação do líder do campeonato. A segunda colocação caiu no colo de Bottas, sendo a primeira dobradinha das flechas de prata no ano.

Uma largada fantástica fez Verstappen pular de quinto para segundo. Na primeira, ao ultrapassar por fora, acabou danificando o aerofólio direito da asa dianteira de Vettel, que precisou parar logo em seguida. Na segunda curva, Sainz quase jogou Grosjean para fora da pista. O francês tocou na Toro Rosso do espanhol que saiu rodando pista adentro até acertar Massa, que nada tinha a ver com a história e estava fazendo a curva. O fim de semana começou e terminou péssimo para Sainz que, diante da barbeiragem, foi punido com três posições na largada da próxima corrida, no Azerbaijão. Para o brasileiro, fica a frustração. Ele tinha carro para brigar até pelo pódio hoje. Certamente esses pontos farão falta.

Um rápido adendo para a outra Toro Rosso: Kvyat ficou na volta de apresentação e saiu depois. Pela regra, sairia em último. Entretanto, o russo se posicionou na posição original e foi justamente punido. Como que o piloto não sabe o bê-a-bá, tampouco a equipe o avisar disso? O russo brigava pelos pontos quando teve que abandonar no fim, com problemas no motor.

Pouco depois, a Red Bull de Verstappen teve mais um problema no motor. Uma pane forçou o abandono do holandês, que se irritou muito. Também pudera: ele começava a abrir distância para Bottas, que assumiu a segunda posição até o fim da corrida, com Ricciardo em terceiro, onde também ficou até o final. Vettel parou nos boxes e começou a escalada pelo pelotão, conseguindo chegar em quarto. Raikkonen, por sua vez, teve outro desempenho pífio, sendo apenas o sétimo, incapaz de incomodar as Force India quando pode até sofrer problemas no carro que o limitaram a essa posição.

Foto: Motorsport
Começou a guerra interna na Force India. Esteban Ocon fazia uma grande corrida. Chegou a ser segundo, quando parou depois de todo mundo e voltou em quinto. Com pneus mais novos, era mais rápido que Pérez e Ricciardo. Sem pneus, o mexicano não conseguia atacar o australiano. Ocon insistiu no rádio em fazer com quê o mexicano lhe cedesse a posição para brigar pelo pódio. Caso desse errado, voltaria tudo ao normal. Pérez, líder do time, não topou. Com isso, o francês tentou atacá-lo, sem sucesso. Sem condições de pressionar Ricciardo, as Force India bateram cabeça. Quem agradeceu foi Vettel, que ultrapassou os dois e garantiu o quarto lugar em uma brilhante corrida de recuperação, diminuindo o prejuízo que poderia ter. Certamente, se tivesse mais algumas voltas, estaria no pódio. Aliás foi a primeira vez que não esteve nessa temporada. Que regularidade!

Voltando ao assunto Force India: faltou experiência e jogo de cintura. Se as posições estivessem invertidas, será que o procedimento seria feito? Existem duas visões: 1) Pérez está certo. Não acatou uma ordem de equipe e defendeu o seu, na pista e na marra. 2) Sua desobediência pode ser prejudicial em equipes grandes e hierarquizadas (leia-se Ferrari), assim como evitou uma grande chance de pódio da equipe indiana hoje. Dois grandes pilotos no mesmo ambiente, sem regras... a briga na Force India vai esquentar bastante. O francês sai fortalecido com a melhor corrida da carreira, mostrando para a Mercedes que possui totais condições de guiar as flechas de prata.

Foto: Reprodução

Hulkenberg consegue mais quatro pontos para a Renault, um grande resultado. Lance Stroll finalmente saiu do zero. Posou como "herói nacional" e foi bastante elogiado, como se a atuação de hoje fosse um "agora vai". Ridículo. Largando em 17° e com o abandono de vários carros melhores, seu mérito foi permanecer na pista sem grandes incidentes. A Williams periga perder a quinta posição dos construtores no fim do ano (já é sexta) diante da falta de contribuição do canadense nos pontos. Se hoje ele foi nono, não é absurdo afirmar que Massa certamente brigaria com as Force India pelo pódio. Ah se a Williams tivesse dois pilotos ao invés de um semi-aposentado e um novato ruim...

Um piloto tipo Alonso. Ele fez milagre o quanto pode, 69 voltas. Faltava uma e meia quando o motor Honda pediu arrego. Levar passão de Stroll é o fim. Resignado e talvez convencido pelo futuro, resta o espanhol entreter a galera com o seu drama tragicômico. Ele foi para os braços do povo, no meio da massa! Uma coisa é inegável: a imagem de Alonso melhorou significativamente desde o seu retorno a McLaren. Desde então, muitos haters viraram fãs e admiradores de sua postura carismática e divertida. Só fala um carro que corresponda ao seu talento. Na F1, acho difícil. Quem sabe na Indy, talvez? Ele participou da transmissão americana e parece estar bem à vontade por lá...

Para finalizar: Professor Xavier entrou na onda do Shoey! Fantástico (e nojento)! Ricciardo e Alonso, os dois mais simpáticos da F1 atual.

Foto: Reprodução


Confira a classificação final do Grande Prêmio do Canadá:


A próxima corrida será no inédito Grande Prêmio do Azerbaijão, nas ruas de Baku (ano passado, o evento era intitulado Grande Prêmio da Europa), nos dias 23, 24 e 25 de junho. 

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.