sexta-feira, 9 de junho de 2017

GP DO CANADÁ - Programação

O Grande Prêmio do Canadá foi disputado pela primeira vez em 1967, sendo disputado até 2008 nos circuitos de Mosport Park, Mont-Tremblant e Montreal (atual), retornando a categoria em 2010.

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Rubens Barrichello - 1:13.622 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Ralf Schumacher - 1:12.275 (Williams, 2004)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 7x (1994, 1997, 1998, 2000, 2002, 2003 e 2004)

DE VOLTA A REALIDADE

Foto: Autosport
Depois de uma experiência única e incrível na Indy, Fernando Alonso está de volta ao circo da F1 para encarar sua rotina de problemas e sofrimento com a McLaren MCL32. O espanhol, que recentemente anda passando tempo demais na América do Norte, retorna a categoria para a disputa do Grande Prêmio do Canadá. "Participar das 500 Milhas significou uma experiência incrível, além de ter sido muito bom aprender um estilo de pilotagem completamente diferente, com um desenho de circuito completamente diferente em um carro também diferente. Mas já me sinto pronto para voltar a minha rotina diária e correr na F1 novamente", afirmou em nota divulgada pela McLaren nesta segunda-feira (06).

O bicampeão demonstra confiança com as atualizações feitas no carro durante o GP de Mônaco, onde esteve ausente, embora o motor Honda ainda irá demorar mais um pouco para lançar uma versão atualizada, mais potente e com menos problemas de confiabilidade e durabilidade. "Tanto Sroffel quanto Jenson me passaram feedbacks positivos a respeito das atualizações feitas no carro, então eu torço para que possamos subir um degrau em Montreal", declarou. Sendo um circuito mais travado e com a equipe inglesa conseguindo ir para o Q3 por duas corridas consecutivas, não é absurdo afirmar que Alonso tem chances de obter um bom resultado no final de semana, no sábado ao menos. 

O problema é no domingo, quando a McLaren ainda não se mostra competitiva o bastante para marcar pontos e brigar com seus concorrentes - aliás, é a única equipe zerada até então, o que pega mal, levando-se em conta que até a Sauber já conseguiu seus pontinhos na temporada. Veremos como Alonso se comporta no retorno à F1. Será que o fato de ter circulado em um ambiente diferente pode lhe dar confiança e motivação para conseguir alcançar os objetivos traçados pela McLaren nessa temporada?

KUBICA VOLTA A PILOTAR UM F1 DEPOIS DE SEIS ANOS

Foto: Reprodução
Um dos maiores talentos recentes da categoria, o polonês Robert Kubica voltou a guiar um F1, o que não acontecia desde 2011, antes de sofrer grave acidente em uma prova de rali que machucou seriamente o antebraço direito. Recentemente, o polonês testou um carro da GP3 em Franciacorta (Itália) e um Fórmula E em Donington, chegando a ensaiar um retorno a categoria dos monopostos, além de guiar um carro da LMP2 em Monza, onde esteve confirmado até a última hora no WEC, desistindo de última hora.

O polonês andou 115 voltas, com direito a longos stints, simulação de classificação e treino de largada. Segundo o Twitter da Renault, Kubica reclamou da aderência, saída de frente, downforce e tinha o maior sorriso no final da sessão. Ele, inclusive foi mais veloz nos stins do que Sergey Sirotkin, piloto de testes da equipe francesa, que também participou do evento. Recentemente, foi mostrada do braço de Kubica, inédita até então, mostrando que o polonês perdeu a tônus muscular, o que praticamente inviabiliza um retorno a algum monoposto, ao menos no que tange o aspecto de competição. Kubica terá eternamente a dúvida sobre o quê ele poderia ter sido na F1. 

Basta lembrar que havia um acordo para ele se transferir para a Ferrari em 2012. Mesmo sem dispor dos melhores carros, teve grandes perfomances com a BMW Sauber e a Renault. Hoje, com toda a certeza, estaria brigando com Vettel e Hamilton pelo título, pois tinha potencial para ser campeão do mundo. Uma pena. Entretanto, o mais importante é a sua saúde e, apesar do estado de seu braço direito, ainda é possível pilotar, nem que seja apenas por diversão.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 129 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 104 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 75 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 67 pontos
5 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 52 pontos
6 - Max Verstappen (Red BUll) - 45 pontos
7 - Sérgio Pérez (Force India) - 34 pontos
8 - Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 25 pontos
9 - Felipe Massa (Williams) - 20 pontos
10- Esteban Ocon (Force India) - 19 pontos
11- Nico Hulkenberg (Renault) - 14 pontos
12- Romain Grosjean (Haas) - 9 pontos
13- Kevin Magnussen (Haas) - 5 pontos
14- Pascal Wehrlein (Sauber) - 4 pontos
15- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 4 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Ferrari - 196 pontos
2 - Mercedes - 179 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 97 pontos
4 - Force India Mercedes - 53 pontos
5 - Toro Rosso Renault - 29 pontos
6 - Williams Mercedes - 20 pontos
7 - Renault - 14 pontos
8 - Haas Ferrari - 14 pontos
9 - Sauber Ferrari - 4 pontos

TRANSMISSÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.