sábado, 10 de junho de 2017

(IN) DEFINIÇÕES

Foto: Getty Images
Se antes poderíamos dizer que a Mercedes era um carro mais veloz em termos de voltas lançadas, hoje já não podemos mais afirmar o mesmo. Em relação a Mônaco, a Mercedes teve uma evolução no consumo de pneus com menor desgaste. Na primeira sessão, Hamilton foi o mais veloz, com as Ferrari e Bottas bem perto. No treino, com a pista mais emborrachada e menos suja, a Ferrari reagiu e Raikkonen fez o melhor tempo do dia, com as flechas de prata apenas um pouco mais lentas, cerca de no máximo dois décimos.

Terceira força, a Red Bull enfrentou, mais uma vez, problemas de confiabilidade. Nos dois treinos, Ricciardo andou pouco, enquanto o motor de Verstappen estourou no TL2. Hoje, não parece ser uma tendência o fato de os taurinos esboçarem alguma reação para diminuir a distância em relação a Mercedes e Ferrari. Fica para 2018.

Massa consegue extrair o que dá dessa Williams. Sempre forte no Canadá, foi o sexto mais rápido. Ótimo trabalho do brasileiro, que carrega nas costas o time de Grove. O piloto da casa, Lance Stroll, segue no bolo do fundão sem evoluir e sequer mostrar perspectiva de que irá contribuir positivamente para sua equipe. Até quando Claire e companhia serão condescendentes com o adolescente? Até o dinheiro dele acabar? Se for assim, será uma paciência eterna.

Foto: Getty Images
"Obrigado Fernando Alonso por existir". Apenas. O bicampeão parece ter tomado uma decisão: no fim do ano ele deixa a McLaren. Cansou de esperar um carro competitivo. Quer dizer, se não fosse o motor Honda, a McLaren poderia estar brigando com a Force India pelos pontos. Nas últimas corridas: Alonso fez o sétimo tempo na Espanha, Button e Vandoorne chegaram ao Q3 em Mônaco e hoje Alonso foi o sétimo de novo. Falta consistência e confiabilidade para que os resultados venham. Hoje, uma pane hidráulica fez o espanhol abandonar o TL1. Rumores do paddock apontam para o retorno da Mercedes como parceira da McLaren a partir de 2018, em uma encruzilhada para a rescisão com os japoneses, que despejam uma quantia considerável. Até setembro, o máximo que Alonso irá conseguir será alguns pontos heroicos, porque se depender da Honda...

Foto: Reprodução
A questão é: para onde Alonso iria? Analisando as opções, a única alternátiva viável seria uma terceira passagem pela Renault. O top três está fechado para o ano que vem. Por falar em Renault, a especulação é que Palmer será sacado no meio da temporada pelo francês Pierre Gasly ou até mesmo Robert Kubica (!!!!, o que eu duvido muito). Seria uma bênção. Hulk tem contrato longo. Uma dupla entre ele e Alonso seria deveras interessante, um passo importante para a Renault continuar a sua saga buscando o retorno do protagonismo como equipe, onde o último brilho foi na década passada (2005 e 2006 já é "década passada"!!!!!!). Com 36 anos, a Fênix vive seus últimos momentos de uma carreira na F1 que poderia ter sido bem mais vencedora do que foi se tivesse feito as escolhas certas durante a carreira.

A Toro Rosso teve problemas com Sainz logo na volta de instalação do primeiro treino, quando outro motor Renault abriu o bico. Kvyat andou bem entre os dez. A equipe de Faenza vai brigar com Force India e Massa pelos pontos.

Confira a classificação dos treinos livres do GP do Canadá:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.