quarta-feira, 21 de junho de 2017

VÍDEOS E CURTINHAS #32 - TROCA-TROCA?

Foto: Badger GP
Fala, galera! Semana do "inédito" GP do Azerbaijão chegando e vamos falar sobre um assunto que domina as especulações na Europa: Williams, McLaren, Honda e Mercedes.

A história é a seguinte: é pública e notória a insatisfação da equipe de Woking com os japoneses. Não preciso relembrar a vexatória passagem da Honda até aqui. Pois bem. Com a paciência esgotada, a McLaren estaria negociando um retorno de parceria com a Mercedes para o ano que vem e rescindir com a Honda. No início, parece difícil, afinal os japoneses injetam alta quantia na equipe e pagam o contrato de Alonso. Depois, foi especulado que o contrato com os alemães seria apenas por um ano, com a Honda retornando em 2019, com testes, experiências e knowhow adquirido durante essa "ausência" da McLaren (pois estarão com a Sauber, de toda a forma).

A curto-prazo, parece ser a decisão mais correta. Uma equipe repleta de investimentos e reputação a zelar não pode ter mais um ano pífio. A McLaren teria total razão em seu ato. Entretanto, estaria abrindo de mão de poder brigar como equipe de ponta devido ao fato de aceitar os motores atrasados dos alemães, tal qual Williams e Force India, tornando-se uma coadjuvante de luxo. Nesse contexto, é muito melhor que ficar zerada e em último na tabela, não é? Mas e o futuro, seria se contentar com o fornecimento de motores atrasados? A McLaren está em uma encruzilhada.

Foto: Pinterest
Aí que a Williams entra na jogada. De olho em um possível rompimento da McLaren com a Honda, os ingleses estariam dispostos a retomar uma parceria de sucesso nos anos 1980 com os japoneses, onde sagraram-se campeões em 1983, 1986 e 1987. Para a Williams, seria uma jogada arriscada para o longo-prazo. Claire já negou, afirmando preferir "ganhar pouco, ter um bom motor e ficar em quarto nos construtores" do que "ganhar milhões e ficar em nono".

Pois bem Claire, a Williams ganha razoavelmente bastante para ficar em sexto nos construtores por ter um novato ruim e um semi-aposentado quando poderia ser quarto, então não faria muita diferença, não? E outra: seria uma oportunidade da Williams retomar um protagonismo perdido desde o final da parceria com a BMW. Lógico que o processo poderia ser beeem lento, quase inexistente igual com a McLaren (imagina Stroll de Honda??? Desastre total, isso até anteciparia a segunda aposentadoria de Massa), mas melhor arriscar com uma garantia financeira (ou, no pior dos casos, complementar com Stroll) do que viver no vermelho sendo coadjuvante da F1 e da Mercedes, ao meu ver.

Para completar, também já se noticia uma possível parceria entre McLaren e a Alfa Romeo. Seria benéfico para os dois: os ingleses gastariam menos e os italianos teriam menos custos para o retorno da marca à F1, sem a necessidade de criar uma equipe. Entretanto, isso já é quase uma fanfic... Deixemos assim.

Resumindo: A troca seria benéfica para ambos, por motivos diferentes. No curto-prazo, melhor para a McLaren. A longo-prazo, a Williams poderia se dar bem. Aguardemos.

Foto: F1
A FIA lançou o calendário provisório da F1 em 2018. Como sempre, Austrália (25/03) abre e Abu Dhabi (25/11) fecha o ano, com o Brasil como penúltima etapa, no dia 11/11. As novidades são o fato de o calendário ter 21 corridas, o que pode significar a temporada mais extensa da história da categoria, com o retorno dos GPs da França, em Paul Ricard (ausente desde os anos 1980) e o GP da Alemanha, ausente desse ano. Por falar nisso, esse calendário já não contempla mais a Malásia, que se despede do circo após 17 anos na F1 e algumas mudanças pontuais. Outro grande destaque: três corridas consecutivas entre o fim de junho e julho, totalizando quatro provas em cinco semanas, algo absolutamente inédito na F1. Confira:


F-E EM SÃO PAULO: A Fórmula E também lançou o calendário provisório da temporada 2017/2018. A novidade seria a realização de um ePrix em São Paulo, dia 17 de março de 2018, no circuito do Anhembi, onde a Indy realizou suas edições alguns anos atrás. A etapa da Alemanha não tem local definido e uma outra data aguarda a confirmação de um outro país. Veja:


Para finalizar, tentei encontrar algum vídeo com nexo e histórico aqui, mas falhei. Para não deixar sem nada (e não mudar o título do post hehehe), aqui vai um Fast Facts rapidinho do GP do Azerbaijão para que você aprenda e conheça algumas curiosidades sobre o circuito, a cidade e o país. Até!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.