quinta-feira, 18 de junho de 2015

GP DA ÁUSTRIA - Programação

O circo da Fórmula 1 voltou a Áustria no ano passado, após a Red Bull comprar e reformular o complexo que abriga o circuito, rebatizando-o de Red Bull Ring. A prova não acontecia no país desde 2003.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:08.337 (Ferrari, 2003)
Pole Position: Rubens Barrichello - 1:08.082 (Ferrari, 2002)
Último vencedor: Nico Rosberg (Mercedes)
Maior vencedor: Alain Prost - 3x (1983, 1985 e 1986)

VELHA CONHECIDA PODE VOLTAR

Foto: AFP

Ausente do calendário da Fórmula 1 desde 2007, o circuito de Ímola pode estar voltando para a categoria. Dessa vez, a antiga sede do GP de San Marino pode voltar como GP da Itália em 2017, substituindo o atual autódromo de Monza, que possui contrato até 2016 e existem dificuldades com Bernie Ecclestone para a renovação de contrato e pagamento das taxas anuais exigidas pela FOM.
Representantes de Monza chegaram a se reunir com Bernie em abril, no GP do Bahrein para tentar a renovação de contrato, mas não houve acerto. Depois disso, ninguém de Monza procurou a FOM, afirma Ecclestone. Por outro lado, o prefeito de Ímola, Daniele Manca, teria se reunido com o britânico na segunda-feira, em Londres, e sugeriu o revezamento de Ímola e Monza como palco do GP da Itália, algo como Hockenheim e Nurburgring fazem na Alemanha.

Não vejo com bons olhos essa possível substituição. Primeiro, porque o circuito de Monza é fantástico, é tradicional, é mítico e não deve nunca estar de fora da F1. Em segundo lugar, a pista de Ímola sofreu uma série de alterações após as mortes de Ratzenberger e Senna, como a construção de chicanes na Tamburello, travando o circuito e tornando-o quase impossível de haver ultrapassagens. Com isso, não faria essa troca. Mas há dois "poréns": 1°) Quem sou eu para afirmar isso? - 2°) "O que manda é o dinheiro. Quem pagar mais, leva." (LISPECTOR, Bernie)

RED BULL FERRARI OUTRA VEZ?

Foto: Wikipédia


É pública e notória a insatisfação da Red Bull com o motor Renault. Helmut Marko, Christian Horner e Adrian Newey constantemente culpam a incompetência da unidade motriz francesa, que rebate as críticas. Mesmo com a própria escuderia austríaca investindo dinheiro na fábrica da Renault, na França, para obter melhorias, os resultados foram péssimos esse ano. Os franceses ficaram mais atrás de Mercedes e Ferrari. Um acordo entre Italianos e os taurinos resultaria no pagamento anual de 50 milhões de Euros à Ferrari para a utilização dos motores na temporada 2016. Embora o contrato de Red Bull e Toro Rosso com a Renault tenha validade até o ano que vem, a rescisão poderia ser facilitada pelo fato do interesse dos Franceses em comprar uma equipe, que poderia ser a própria escuderia de Faenza ou a Lotus.

A Red Bull está desesperada. Nesse final de semana, irão passar vergonha de novo com o pífio motor francês. A paz acabou há algum tempo. É tudo especulação. Basta lembrar que a Ferrari forneceu motores para a Red Bull de 2005 até 2007. Outras possibilidades seriam produzir a própria unidade motriz ou a parceria com a Audi, tão comentada nos últimos meses. Só resta esperar, mas essa é uma opção que não existe nos corredores de Milton Keynes.

CURTINHA: A Manor parece que também vai trocar de motor em 2016. As informações dão conta de que a Honda forneceria motores para a ex-Marussia. Seria um negócio interessante para os japoneses, que teriam outra escuderia para testar sua defeituosa e problemática unidade motriz. A McLaren agradece (será?).

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 151 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 134 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 108 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 72 pontos
5 - Valtteri Bottas (Williams) - 57 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 47 pontos
7 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 35 pontos
8 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 19 pontos
9 - Romain Grosjean (Lotus) - 17 pontos
10- Felipe Nasr (Sauber) - 16 pontos
11- Sérgio Pérez (Force India) - 11 pontos
12- Nico Hulkenberg (Force India) - 10 pontos
13- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 9 pontos
14- Max Verstappen (Toro Rosso) - 6 pontos
15- Pastor Maldonado (Lotus) - 6 pontos
16- Marcus Ericsson (Sauber) - 5 pontos
17- Jenson Button (McLaren) - 4 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 285 pontos
2 - Ferrari - 180 pontos
3 - Williams Mercedes - 104 pontos
4 - Red Bull Renault - 54 pontos
5 - Lotus Mercedes - 23 pontos
6 - Sauber Ferrari - 21 pontos
7 - Force India Mercedes - 21 pontos
8 - Toro Rosso Renault - 15 pontos
9 - McLaren Honda - 4 pontos

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.