domingo, 7 de junho de 2015

LEWIS HAMILTON, 44

Foto: Divulgação
Bom, ontem não fiz o post por motivos de: Fiquei frustrado por ter assistido só alguns minutos do TL2 (antes da chuva) e acabei dormindo, além de ter feito outras coisas depois... Enfim.

Como o título diz, Lewis Hamilton #44 fez sua pole número 44 na carreira. Com mais uma, iguala Vettel e se tornará o terceiro maior poleman da história, atrás de Schumi (68) e Senna (65). O Britânico teve dificuldades ontem e hoje, quando rodou e bateu ontem e no treino da manhã de hoje não conseguiu completar muitas voltas. Apesar disso, sobrou em relação a Rosberg (3 décimos mais rápido). Entretanto, nada está garantido para amanhã. Historicamente, o pole position do GP canadense não costuma vencer tanto (ano passado o vencedor foi Ricciardo, lembram?). Logo, nada está decidido. Atrás da dupla da Mercedes, está a dupla finlandesa: Raikkonen em 3° (primeira vez que largará na frente de Vettel) e Bottas em 4°.

Gostaria de salientar o grande trabalho da Lotus. Desde os treinos de sexta se mostrou forte, e o resultado é a sua dupla de pilotos largando na terceira fila (Grosjean em 5° e Maldonator em 6°). O motor Mercedes certamente é o diferencial em relação ao ano passado, mas é nítida a evolução da equipe em comparação a temporada passada. Agora é ver se os dois (principalmente Maldonado, ainda zerado no ano) conseguem transformar esse desempenho em muitos pontos para o pessoal de Enstone.

Massa e Vettel. Azarados. Problemas na perda de potência do motor fizeram ambos ficarem fora do treino ainda no Q1. Para piorar, o tetracampeão ainda foi punido por ultrapassar uma Manor em bandeira vermelha durante o TL3, largando em 18°. Com isso, o Brasileiro vai largar em 15°, beneficiado pelas punições de Vettel e Verstappen (5 posições pelo GP de Mônaco + 10 posições por trocar o motor pela quinta vez na temporada).

Button irá largar dos boxes outra vez, a exemplo do Bahrein. Um problema no ERS ainda no TL3 o impediu de fazer o classificatório. Alonso não conseguiu nada melhor que o 13° lugar. Era previsível que a McLaren ia sofrer no veloz circuito de Montreal, mesmo com alterações na potência do motor Honda. Logo atrás da fênix está Felipe Nasr. O novato cometeu seu primeiro erro na F1. No TL3, acabou acionando o botão da asa móvel ao invés do rádio e acabou batendo na reta que antecede a curva final do circuito enquanto aquecia os pneus. Graças ao esforço dos mecânicos, conseguiu treinar, mas não pode fazer muita coisa. Sem dinheiro, a Sauber vai ficando para atrás, e não há muita perspectiva quanto a isso. Resta ter "sorte" e aproveitar as oportunidades que aparecerem. Confira o grid de largada:

1 -    Lewis Hamilton (Mercedes) 1m14s393
2 - Nico Rosberg (Mercedes) 1m14s702 0s309
3 - Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m15s014 0s621s
4 - Valtteri Bottas (Williams/Mercedes) 1m15s102
5 - Romain Grosjean (Lotus/Mercedes) 1m15s194
6 - Pastor Maldonado (Lotus/Mercedes) 1m15s329
7 - Nico Hulkenberg (Force India/Mercedes) 1m15s614
8 - Daniil Kvyat (RBR/Renault) 1m16s079
9 - Daniel Ricciardo (RBR/Renault) 1m16s114
10 - Sergio Perez (Force India/Mercedes) 1m16s338
11 - Carlos Sainz (STR/Renault) 1m16s042
12 - Marcus Ericsson (Sauber/Ferrari) 1m16s262
13 - Fernando Alonso (McLaren/Honda) 1m16s276
14 - Felipe Nasr (Sauber/Ferrari) 1m16s6201
15 - Felipe Massa (Williams/Mercedes) 1m17s886
6 - Roberto Merhi (Marussia/Ferrari) 1m19s133
17 - Will Stevens (Marussia/Ferrari) 1m19s157
18 - Sebastian Vettel (Ferrari) 1m17s344*
19 - Max Verstappen (STR/Renault) 1m16s245**
20 - Jenson Button (McLaren/Honda) sem tempo***

DOBRADINHA BRASILEIRA!

Foto: AP/Alexander Zemlianichenko


Se na Fórmula 1 o sábado dos brasileiros não foi muito bom, pode-se dizer que foi o contrário na Fórmula E. No ePrix de Moscou, disputado na manhã de ontem, tivemos dobradinha brasileira: Vitória de Nelsinho Piquet, com Lucas di Grassi em 2° e Sebastien Buemi em 3° (com uma ultrapassagem polêmica e digo mais, irregular sobre Vergne na última volta). Os três candidatos ao título no pódio. Atualização: O Suíço foi punido por uma saída irregular dos boxes e caiu para a nona posição. Com isso, Heidfeld (finalmente!) foi o terceiro e Di Grassi recuperou a vice-liderança do campeonato.

A vitória de Nelsinho começou a ser construída na primeira curva, quando ultrapassou o pole Vergne e não perdeu mais a liderança. Ele conseguiu abrir vantagem para Di Grassi, que ficou preso atrás do Francês e só o ultrapassou na estratégia dos boxes. No final, Nelsinho administrou tranquilamente e venceu a segunda corrida na temporada, aumentando a vantagem no campeonato para os seus concorrentes. Agora, ficou tudo para a rodada dupla de Londres, palco final da Fórmula E. Bruno Senna não foi bem mais uma vez e foi somente o 16°. Confira a classificação da corrida:

Foto: Arte Globoesporte.com
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:
1 - Nelsinho Piquet (China Racing) - 128 pontos
2 - Lucas di Grassi (Audi Abt) - 111 pontos
3 - Sebastien Buemi (e.DAMS) - 103 pontos

Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.