terça-feira, 2 de julho de 2019

MAX MUDOU

Foto: Getty Images
No início da temporada passada, escrevi este texto aqui sobre o péssimo início de temporada de Max Verstappen, repleto de erros e acidentes em tão poucas corridas. Ali, resumidamente, escrevi que Max precisava mudar o estilo de pilotagem: mais cerebral e menos porra louca inconsequente.

Durante a temporada, Max ainda bateu nos treinos em Mônaco, corrida que o companheiro dele, Ricciardo, venceu. De lá pra cá, tudo mudou: o holandês chegou a experimentar não ter a presença do pai nas corridas e o desempenho melhorou. Mais constante e fazendo o máximo que podia com a terceira força que era (e ainda é) o carro da Red Bull. Muitos pódios e uma vitória que caiu dos céus na Áustria, um domínio no México e uma vitória tirada no Brasil graças a idiotice do Ocon.

Meu grande ponto de interrogação era saber se Max manteria essa constância para este ano. Diante das atuações e resultados que teve, já estava na vontade de escrever este texto, mas esperei até vir alguma vitória que parecia improvável, não para Max.

Contrariando o meu título, talvez Max não tenha mudado. Ele continua selvagem e agressivo, sem desperdiçar toda e qualquer chance de ultrapassagem que existe. Não costuma negociar e é bem duro quando preciso, como ficou evidenciado na última corrida. Max na verdade amadureceu. Apesar de apenas 21 anos (vai ter 22 em setembro), já é a quinta temporada na Fórmula 1. Parece um jovem veterano, pois é isso que a categoria faz, cada vez mais precoce.

Como o próprio disse em uma entrevista bem recente, a própria Fórmula 1 foi o tubo de ensaio de Max. Os erros bobos e infantis, natural de alguém bem jovem, foram cometidos todos para o mundo inteiro ver, onde a cobrança é maior e algumas questões são quase intoleráveis. Não é bem esse o padrão, até porque Max deve ser o único da história a estrear na categoria com menos de 18 anos. Todos os outros já chegam na categoria com alguma razoável experiência e ambientação, sendo assim, improvável de cometer tantos erros "bobos". Leclerc e Russell, novatos desta temporada, são exemplos.

O desafio final de Max, hoje, depende mais da Red Bull e da Honda do que dele. Se mesmo com a terceira força o cara já conseguiu seis vitórias em quatro temporadas, além de outras atuações exuberantes e tirando tudo o que o carro pode e mais um pouco (principalmente em 2019), o que Max faria com um carro um pouco mais competitivo? Aí sim seria o grande de Max: como ele se comportaria sendo a vidraça e o candidato a título ao invés de apenas mais um franco atirador selvagem e talentoso que não quer desperdiçar as poucas chances que tem de vencer.

É o que todos estão torcendo que aconteça, eu suponho.

Até!

segunda-feira, 1 de julho de 2019

CRUELDADE - PARTE 2


Foto: Getty Images
Em mais um raro momento onde a Mercedes parecia não ser páreo para a vitória, o jovem monegasco Charles Leclerc conseguiu sua segunda pole no ano, diante de um Vettel que tinha problemas no SF90-H. A única ameaça era Max Verstappen, que largava do seu lado na primeira fila.

Na largada, Max foi tão mal que caiu para sétimo. Com Vettel lá atrás, certamente o alemão perderia algum tempo ao escalar o grid repleto de McLarens e Kimi Raikkonen. Com uma distância segura sobre Bottas e Hamilton, os alemães eram inofensivos. Com os pneus macios, Leclerc controlava a corrida como só no Bahrein havia conseguido.

A Mercedes resolveu parar cedo e a Ferrari marcou. Com isso, Max, que estava também se recuperando, pulou para a liderança e andou dez voltas a mais com os macios. Isso fez a diferença. Com um problema no assoalho, Hamilton parou de novo e saiu da corrida de vez, fato raro.

Com os pneus duros, a Ferrari perde um pouco do rendimento. Não sei se mais perde ou é Verstappen (não a Red Bull) que simplesmente começa a sobrar na pista, tirando quase um segundo por volta. Começou a passar Vettel e Bottas como quem tira doce de criança. Faltando cinco voltas, a chance de uma nova e consagradora vitória em Spielberg diante do fanático mar laranja era mais do que real.

Na primeira tentativa, Leclerc deu o lado de fora e se defendeu magistralmente. Uma disputa limpa e segura de dois jovens ácidos por vitórias que não serão frequentes, ao menos no curto prazo. No entanto, faltando duas voltas, Max e sua tradicional agressividade foram pra cima e também contaram com a inocência do monegasco, que deixou o lado de dentro para o holandês. O resultado? Max espalhou, os dois se tocaram levemente e restou a Ferrari ir para a área de escape e perder a corrida que estava praticamente ganha, a exemplo do que foi no Bahrein. Ou seja, outra crueldade.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
É claro que Leclerc protestou e ficou puto da vida, bem parecido com o que seu colega ferrarista fez algumas semanas atrás. Apesar da manobra ter sido investigada, no fim das contas nada mudou. A FIA é refém de suas bobagens. O que Verstappen fez hoje, ao meu ver, foi mais acintoso que Vettel. Max joga Leclerc para fora da pista. Deveria ter sido punido. Será que a má repercussão do ocorrido no Canadá melindrou os comissários? Mais um erro que decide um vencedor. É claro que é constrangedor ganhar no "tapetão", mas regras são regras. Se fosse uma disputa qualquer, haveria uma punição. A Ferrari não ganha na pista e parece estar sucumbindo até no jogo político. Saudades de chamá-los de Fiarrari.

Se foi uma crueldade Leclerc perder mais uma vitória no ano, será tão ou mais uma atuação espetacular de Max não ter resultado nisso. Se ele tivesse largado normalmente, é certo que seria mais uma corrida monótona. Obrigado Deuses por proporcionar o espetáculo de hoje. É a primeira vitória da parceira com a Honda. Os japoneses não venciam desde 2006. Foi bonito ver o japa no pódio. Ele representa o esforço de uma empresa que se dedica há anos para a F1 neste retorno e só agora começa a ter, de forma lenta, o retorno que imaginava.

O burocrático Bottas se aproveitou de mais um erro da Ferrari com Vettel (agora nos pits, o que custou seis segundos na pista) para ficar no pódio. Hamilton foi um quinto discreto, mas do jeito que as coisas andam, não existem adversários para ele. Ou seja: tanto faz.

A McLaren, pasmem, virou a quarta força. Excelente corrida de Norris, o sexto, e mais incrível ainda foi Sainz, o oitavo, sem que ninguém tivesse percebido isso. Afinal, saiu lá da última posição. Entre eles está o lamentável Gasly, que conseguiu a proeza de levar uma volta do vencedor que utiliza o mesmo equipamento. A última vez que isso aconteceu deve ter sido nos anos 1980. Nem Kubica é tão inferior assim a Russell.

Por fim, a Alfa Romeo completou o top 10, e Giovinazzi conquistou o primeiro suado ponto na categoria. Que isso lhe dê confiança para seguir, porque existe muita gente de olho no assento dele para a próxima temporada. A Renault é uma montanha-russa que neste 2019 só esteve embaixo a maior parte do tempo. Mais uma corrida decepcionante. A Haas virou definitivamente equipe de fundão, com Magnussen conseguindo a proeza de terminar atrás de uma Williams. Kubica não dá mais, infelizmente.

Bem, finalmente tivemos uma corrida boa, graças é claro a uma situação circunstancial: calor e desgaste dos pneus da Mercedes. Vai demorar para que isso se repita. Uma coisa é certa: que os Deuses deem logo a Verstappen um carro capaz de ser campeão. O mundo agradeceria. 

Confira a classificação final do GP da Áustria:




sexta-feira, 28 de junho de 2019

PANCADAS

Foto: Getty Images
A NeoF1 é tão bizarra que os treinos podem proporcionar mais emoções do que a corrida. Foi assim em Baku e pode ser o mesmo caso agora, em Spielberg.

Tudo porque no TL2 tivemos dois acidentes relativamente fortes de dois protagonistas: Valtteri Bottas arrebentou a frente do carro num impacto de 25G e foi para o hospital apenas por uma questão protocolar da F1. Tudo bem com ele, mas não com o carro. Os efeitos podem ser sentidos no domingo, com uma possível não plena recuperação da Mercedes em relação ao que estava. Bem, tratando-se da excelência dos alemães, é até capaz que o finlandês seja, agora, uma ameaça maior a Lewis Hamilton.

No mesmo treino, quem escapou de traseira foi Max Verstappen, que culpou os ventos e a altitude do local onde fica o circuito austríaco. Vale ressaltar que os dois até de certa forma "gostaram", ou melhor escrevendo, mostraram-se favoráveis a este circuito, que ainda contém coisas que a FIA abomina: brita e grama. Prevejo para os próximos anos, como medida de segurança, que tudo seja substituído por imensas áreas de escape. Vettel também rodou no mesmo ponto. Por sorte, apenas ficou na brita e não teve danos. Neste caso, qualquer desgraça é pouca.

Sobre o treino, Hamilton liderou um e Leclerc o outro. O clima de desânimo é tanto que logo na coletiva o monegasco e Max trataram de serem taxativos: não há alguma possibilidade de que a Mercedes não saia vencedora e com dobradinha. Pra isso, só o imponderável pode atrapalhar, ou nem isso, afinal até nesta questão a FIA quer intereferir. Que o espírito do "hoje não, hoje sim" sobrevoe a Áustria, embora não saiba o que isso quer dizer.

Confira as classificações dos treinos livres desta sexta-feira:



Até!

quinta-feira, 27 de junho de 2019

GP DA ÁUSTRIA - PROGRAMAÇÃO

O circo da Fórmula 1 voltou a Áustria em 2014, após a Red Bull comprar e reformular o complexo que abriga o circuito, rebatizando-o de Red Bull Ring. A prova não acontecia no país desde 2003.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Kimi Raikkonen - 1:06.957 (Ferrari, 2018)
Pole Position: Valtteri Bottas - 1:03.130 (Mercedes, 2018)
Último vencedor: Max Verstappen (Red Bull)
Maior vencedor: Alain Prost - 3x (1983, 1985 e 1986)

BATATA ASSANDO?

Foto: Red Bull Content Pool
Esses tempos, tuitei que a única explicação do desempenho de Pierre Gasly na Red Bull ser tão pífio é o fato de terem pintado uma Toro Rosso com as cores da Red Bull.

Falando sério, é inacreditável e constrangedora a diferença de desempenho entre ele e Max Verstappen. A maior lavada do grid, sem dúvida, até mais que o monobraço Kubica em relação ao jovem Russell.

Na corrida da casa, Gasly só pontuou graças a punição que jogou Ricciardo para 11°, isso que ele largou em oitavo, de macios. Ao parar cedo, perdeu posição para Ricciardo, Hulkenberg e Raikkonen, caindo para 11°, o que frustrou o chefão Christian Horner.

“Ele fez um bom trabalho nas primeiras voltas, com o pneu vermelho, e depois nós os devolvemos numa boa posição de pista”, disse Horner, fazendo referência ao momento em que Gasly aparecia em oitavo na prova. “Foi um trabalho fantástico do pessoal, o pit mais rápido da tarde. Foi 1s9 com o carro parado. Nós o deixamos com posição em relação ao Daniel [Ricciardo], e depois ele simplesmente não conseguiu ir além com o pneu mais duro, e depois ele ainda perdeu posição para os outros caras também. É frustrante não ter um carro na zona de pontos. Tenho certeza de que vamos dar uma olhada nisso com ele [Gasly]”, afirmou.


Do jeito que Helmut Marko adora queimar os pilotos taurinos, não é difícil de imaginar que Gasly deve estar por um fio na equipe já agora, a questão é pensar em um sucessor. O outrora chutado Kvyat ou o jovem Albon, que ainda ascila apesar de ter um grande potencial. Será que seria hora de abrir mão dos "talentos da base" (que na verdade foram somente Vettel e Ricciardo) e buscar algum piloto competente no mercado? Competente eu me refiro a um segundão, porque claramente a Red Bull aposta todas as fichas em Max, e é por isso que Ricciardo pulou mula de lá. Veremos.

NA MERDA

Foto: Getty Images
É o que diz o chefão da Haas, Gunther Steiner. Na França, os carros americanos só foram superiores a Williams. Ou seja, algo muito preocupante. Nas últimas três corridas, apenas um ponto.
O pior é que Steiner não sabe qual é de fato o(s) problema(s) da equipe.

“Nos nossos quatro anos de história, acho que este foi, no geral, nosso pior fim de semana. Na corrida, ainda tivemos dificuldades. Não sei. O que é bizarro para mim é que o carro que era bom o bastante para se classificar em sétimo e oitavo na primeira corrida e aí em sexto em Monte Carlos, de repente, e o penúltimo”, afirmou.

“Não me pergunte o que é isso, eu não sei. Então, por favor, nem pergunte, pois eu não responderia. Nós precisamos descobrir. Para ser honesto, é muito desapontador, porque terminar nessa situação, e não entender isso, é a pior coisa”, continuou.

“Romain comentou que o carro é muito bom de guiar, mas é lento. O carro sai de frente ou de traseira de repente? Não. Está tudo bem. Só é lento, não tem aderência o bastante”, comentou.
E terminou:

“Você precisa se livrar da raiva e apenas continuar trabalhando. Foi isso que eu disse aos rapazes: Você precisa trabalhar muito mais agora do que antes, porque agora nós estamos na merda. Não faz sentido esperar que algo apareça, você precisa voltar agora e entender o motive de estarmos onde estamos. É só isso que você pode fazer. E aí, quando souber o motivo de estar onde está, aí pode encontrar soluções. Se você não sabe isso, como pode trabalhar em soluções? Você trabalha em tudo e aí, com as melhores coisas, você faz um carro novo”, concluiu.

A Haas é uma Ferrari B. Em alguns circuitos a característica não vai encaixar, em outros sim. O grande problema é a dupla de pilotos. Grosjean está fazendo hora extra na F1 faz tempo e Magnussen é apenas regular. Os dois erram e batem muito e fazem a equipe desperdiçar pontos importantes quando há a oportunidade para isso. O outro grande problema é que agora eles estão escassos.

Steiner e Gene precisam pensar nisso. É óbvio que a culpa não é toda deles, mas a Haas poderia anteriormente ter mais condições de contratar pilotos que extraíssem mais do carro, agora é complicado, o que afeta o futuro da tradicional equipe da Indy e Nascar na Europa.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 187 pontos
2 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 151 pontos
3 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 111 pontos
4 - Max Verstappen (Red Bull) - 100 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 87 pontos
6 - Pierre Gasly (Red Bull) - 37 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (McLaren) - 26 pontos
8 - Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 19 pontos
9 - Daniel Ricciardo (Renault) - 16 pontos
10- Nico Hulkenberg (Renault) - 16 pontos
11- Kevin Magnussen (Haas) - 14 pontos
12- Lando Norris (McLaren) - 14 pontos
13- Sérgio Pérez (Racing Point) - 13 pontos
14- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 10 pontos
15- Alexander Albon (Toro Rosso) - 7 pontos
16- Lance Stroll (Racing Point) - 6 pontos
17- Romain Grosjean (Haas) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 338 pontos
2 - Ferrari - 198 pontos
3 - Red Bull Honda - 137 pontos
4 - McLaren Renault - 40 pontos
5 - Renault - 32 pontos
6 - Racing Point Mercedes - 19 pontos
7 - Alfa Romeo Ferrari - 19 pontos
8 - Toro Rosso Honda - 17 pontos
9 - Haas Ferrari - 16 pontos

CLASSIFICAÇÃO:










quarta-feira, 26 de junho de 2019

A ÚNICA

Foto: Motorsport
11 anos e um dia antes de eu nascer, foi realizado o Grande Prêmio da Áustria no circuito de Osterreichring. A corrida teve alguns fatos históricos, o primeiro deles: era a corrida número 400 da categoria. Além disso, foi a primeira corrida da história onde todas as equipes usaram o motor turbo.

Para completar, foi nesta etapa que estreou pela ATS um jovem de 25 anos que se destacava na Fórmula 2. Seu nome? Gerhard Berger. Ele se juntava a Niki Lauda e Jo Gartner e foram os representantes da casa na corrida. Vale lembrar que foi na Áustria, 13 anos antes, que Niki estreou na categoria.

Ayrton Senna, na Toleman, se virava o quanto podia, e lá já começaram a pipocar as primeiras informações de que poderia assinar com a Lotus para a temporada seguinte.

Com o motor mais potente, Nelson Piquet fez mais uma pole position naquele ano. Na primeira fila também largou Alain Prost com a McLaren, seguidos de Elio de Angelis (Lotus) e Niki Lauda (McLaren). Senna foi o décimo.

Na largada, Prost saiu-se melhor que Piquet e assumiu a liderança. Com De Angelis parado no grid, quem se aproveitou disso tudo foi Senna, que pulou para a quarta posição. No entanto, a bandeira vermelha foi agitada devido a um mau procedimento de largada, e tudo teve que ser refeito. Piquet manteve a ponta com Prost em segundo, mas Lauda largou muito mal e caiu para nono. Em nove voltas, no entanto, já estava em terceiro.

Em quarto, o motor de De Angelis foi-se embora e ficou uma mancha de óleo na pista. Na volta seguinte, a McLaren de Prost escorregou ali e bateu. Fim de prova para o francês. A esta altura, Senna já era o terceiro, atrás apenas de Piquet e Lauda, beneficiado também com os abandonos de Keke Rosberg e Derek Warwick, ambos da Williams.

Senna e Patrick Tambay também ficaram pelo caminho. Com os pneus desgastados, restou a Piquet apenas poupar o equipamento, e assim Niki Lauda o ultrapassou e disparou na ponta para vencer pela primeira e única vez em casa. A Ferrari de Michele Alboreto fechou o pódio. Com a outra Brabham, Teo Fabi foi o quarto, seguido pela dupla da Arrows: Thierry Boutsen e Marc Surer fecharam o top 6.

Foto: Getty Images

Com a vitória e o abandono de Prost, Lauda assumiu a liderança do campeonato, com 48 pontos, 4,5 a mais que o francês. Com 91,5 pontos e 62 de vantagem a vice-líder Ferrari, a McLaren TAG Porsche dominou aquela temporada de forma assustadora, o que culminou com o tri de Lauda por meio ponto, mas isso você já sabe.

Post para relembrar mais um pouco do grande Niki, que recentemente nos deixou. 35 anos da sua única vitória em casa.

Até!


segunda-feira, 24 de junho de 2019

NINGUÉM AGUENTA MAIS A NEO F1

Foto: F1
Assistir Fórmula 1 tornou-se um martírio, um peso, uma triste obrigação. Faço isso desde que me conheço por gente, é algo natural e automático, mecânico também, como se houvesse uma programação: nesses dias eu paro tudo e assisto os treinos e corridas.

Tal qual o meu time, ultimamente eu só assisto para reclamar e passar raiva. Desde o ano passado, me pergunto: "por que ainda assisto isso? Por que não sou apenas uma pessoa normal e mediana com gostos normais e medianos?"

É muito frustrante perder tempo com coisas que são inevitáveis de acontecer. A Fórmula 1 já teve tempos de dominância com Schumacher e também não foi lá tão legal, mas ainda assim havia imprevisibilidade. Fisichella, Trulli venciam, Jordan, Toyota, Jaguar, BAR, Honda e Sauber pegavam um pódio de vez em quando e Williams e McLaren davam trabalho nos treinos ou em algumas corridas. Isso não existe mais.

Os carros não quebram, os pilotos não aceleram porque ficam poupando motor e equipamento, não tem mais brita, os autódromos são áreas de escape gigantes. Não existe mais desafio esportivo. Ninguém mais liga a TV e diz "olha só, tem que ser maluco pra acelerar nesse lugar". Não existe nem mais barulho de motor, é um espetáculo deprimente que só serve para aqueles podres de ricos ostentarem seu capital em algo absolutamente inútil e sem graça.

É impossível uma Renault ou Alfa Romeo hoje sequer sonharem com algum pódio. Acidentes e quebras não existem, tampouco é permitido ultrapassar. Essa é a Neo F1, mais preocupada com seguidores, posts engraçadinhos nas redes sociais e presenças aleatórias de "famosos" que só conhecem Hamilton e olhe lá. Eu estou quase caindo fora.

Até!

sábado, 22 de junho de 2019

LABIRINTO SÓ PARA ALGUNS

Foto: Getty Images
Depois de todo drama e imbróglio do Canadá terem virado pizza, é hora de voltarmos para a realidade. Fim do conto de fadas.

No horroroso, chato e feio circuito de Paul Ricard, onde mais se parece um labirinto para se distinguir o que é pista e o que não é (afinal, não tem brita), as coisas devem continuar como sempre: o domínio da Mercedes. Cada um dominou cada treino. Quando a Ferrari não erra, é Vettel quem acaba tomando a iniciativa, sempre com o apoio da FIA em cada vez mais matar o esporte a motor no que tange a adrenalina, disputas, competição e relevância.

O desafio é saber se Bottas ainda pode incomodar Hamilton. Do contrário, a tendência é que a soma de todos esses fatores leve o inglês ao hexa em poucos meses. A grande disputa está no restante. Verstappen faz um grande ano e está sempre incomodando as Ferrari.

Neste final de semana, a Renault está em casa e quer continuar crescendo, mas terá a aparente concorrência da McLaren, que também avança em passos mais sólidos, além da Haas, Racing Point, Toro Rosso e Alfa Romeo. A chamada F1 B é o grande atrativo, marcado por seu equilíbrio. As exceções estão nas pontas: Mercedes e Williams.

Bem, o jeito é tentar aguentar uma procissão em Paul Ricard. Eu não conseguirei porque estarei trabalhando no horário da corrida, então irei assistir tudo (ou tentar) somente de noite. Vai que eu durma também?

Confira os tempos dos treinos livres do GP da França:



Até!