sexta-feira, 23 de outubro de 2020

ESPERADO

 

Foto: Getty Images

Bottas foi o líder dos dois treinos livres. Mercedes na frente é sempre esperado, assim como é óbvio que o finlandês vai paçocar e no fim Lewis Hamilton vai se isolar como o maior vencedor da história da Fórmula 1 neste final de semana.

Em uma pista desconhecida para todo mundo e com baixa aderência pelo pouco uso, o treino foi marcado por rodadas e um acidente de corrida entre Lance Stroll e Max Verstappen no TL2. Stroll não viu que Max estava por dentro, que também não percebeu que o canadense, recuperado da Covid, não tiraria o pé. Os dois se encontraram e, pra mim, a culpa maior foi de Stroll que estava por fora e foi mais irresponsável que o holandês. Tenha tenha punição para um dos dois e isso não seria injusto.

Ferrari e McLaren andaram bem, mas, como escrito, em uma pista que está todo mundo buscando a aderência e conhecendo o circuito, o panorama é bem difícil de prever. É um circuito travado e traiçoeiro. Talvez tenhamos acidentes. O benefício da dúvida é uma arma importante para esse final de semana.

O que também era esperado aconteceu: Magnussen e Grosjean não continuam na Haas em 2021. O francês está fazendo hora extra na categoria há muito tempo. O dinamarquês, se tivessem mais carros, ainda poderia ficar no grid. É um piloto útil. 

Por mais que nenhum dos dois seja o piloto dos sonhos de ninguém, as saídas de Magnussen e Grosjean do grid colocam um fim definitivo em um tipo de piloto: o journeyman, aquele que não é um virtuoso mas mesmo assim poderia se manter na categoria por um bom tempo, como por exemplo Johnny Herbert, Martin Brundle, Jarno Trulli, entre outros.

Atualmente, os únicos que talvez consigam manter esse legado (mas por pouco tempo) sejam Sérgio Pérez, que tem o aporte de Carlos Slim, e Nico Hulkenberg, cotado para retornar ao grid em 2021. Na Haas, os candidatos naturais são os pilotos da academia da Ferrari e o bilionário psicopata Mazepin, disposto a comprar o time de Gene Haas. Nessa crise e com esse prejuízo, não seria de todo ruim o negócio para o americano.

Portanto, hoje a F1 tem três tipos de pilotos: os grandes/campeões mundiais, os pilotos de academia e os bilionários. Só assim para entrar lá em um grid enxuto e sem grid. São os novos e péssimos tempos.

Confira a classificação dos treinos livres do GP de Portugal:



Até!


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