sexta-feira, 1 de novembro de 2019

HABEMUS REGULAMENTO

Foto: Reprodução
Depois de muita discussão e especulações, a FIA, FOM e Liberty Media finalmente divulgaram para o público de forma oficial as diretrizes aerodinâmicas e econômicas da F1 a partir de 2021. A imagem acima é, mais ou menos, como serão os bólidos, que tem como grande objetivo permitir mais disputas na pista e menos turbulências geradas pela pressão aerodinâmica.

Alguns tópicos dissecados pela Liberty e aprovados pela FIA, em comunicado oficial divulgado ontem (31):

"Com a aprovação submetida ao Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a publicação do novo regulamento determina os novos rumos da principal categoria do esporte a motor, dissecados pela Liberty Media em alguns tópicos:

- Carros mais aptos a batalhar na pista

- Uma competição mais equilibrada na pista

- Um esporte no qual o sucesso é determinado mais pela forma como uma equipe gasta seu dinheiro, não quanto gasta - incluindo, pela primeira vez, um teto de custo totalmente aplicável (US$ 175 milhões por temporada) nas regras da FIA.

- Um esporte que é um negócio melhor para os participantes e mais atraente para novos participantes em potencial.

- Um esporte que continua a ser a principal competição de corridas de automóveis do mundo e a vitrine perfeita de tecnologia de ponta."

Bem, as rodas da Pirelli terão aro 18 (em substituição ao aro 13), com um apêndice em cima, além de "taparem" a calota. As asas traseira e dianteira serão mais simples, com o intuito de reduzir a turbulência gerada ao carro de trás. Com isso, a FIA aposta que, com a diminuição do ar "sujo"gerado pelo carro da frente (que varia entre 40% e 50% de pressão aerodinâmica, que impede andar próximo, não gerando disputas), seja possível mais brigas na pista sem o uso artificial do DRS, perdendo apenas 10% de pressão aerodinâmica.

Para isso, a FIA também vai impedir que as equipes façam evoluções nos carros, como a incrementação de apêndices e coisas afins, que supostamente aumentariam a pressão aerodinâmica e o ar "sujo" gerado para os carros de trás, além do lado estético, que é ver um carro mais "limpo".

No final de semana de corrida, as coletivas de quinta serão transferidas para a sexta de manhã, momentos antes do primeiro treino livre.

Bem, todas as revoluções da F1 tiveram como objetivo a eficiência máxima dos carros e o ápice em tecnologia e desenvolvimento. Desta vez, porém, vemos a preocupação de que haja simplesmente disputa, nem que isso torne os carros mais lentos. O mais importante dessa questão é o teto orçamentário: será que vai ser devidamente respeitado? Será que vai surtir o efeito desejado, que é o de trazer mais equipes com menos custos e supostamente equilibrar tudo? Depois de um tempo, o certo vira incerto e o otimismo vira ceticismo. É o meu sentimento. Pior do que está não fica.

Foto: Getty Images
Nos treinos livres, a grande novidade foi o fato de as equipes puderem testar os pneus da próxima temporada. Entre isso, a estratégia de corrida e a velocidade pura, tivemos resultados distintos. Pela manhã, Verstappen foi o mais veloz, com a Mercedes apenas fazendo acertos de prova. No segundo treino, quando andou pra valer, o virtual hexa Hamilton foi o mais rápido. Diante de muito equilíbrio, quem conseguir esquentar melhor os pneus na fria Austin vai levar vantagem em um circuito cheio de ondulações, que causou diversas escapadas, rodadas e até batidas de Grosjean, de cara pro chefe.

Em um final de semana histórico pelo segundo homem a conquistar seis títulos, o novo regulamento da "nova Fórmula 1" pode ser outro marco definitivo, ou apenas mais um retumbante fracasso que, como sabemos, só o tempo irá nos responder.

Confira a classificação dos treinos livres de sexta em Austin:






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