quinta-feira, 14 de novembro de 2019

GP DO BRASIL - PROGRAMAÇÃO

O Grande Prêmio do Brasil é disputado desde 1972 (1973 na F1), sendo realizado em Interlagos (1972-1977, 1979, 1980, 1990-atualmente) e já foi sediado em Jacarepaguá (1978, 1981-1989).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Valtteri Bottas - 1:10.540 (Mercedes, 2018)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:07.281 (Mercedes, 2018)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Alain Prost - 6x ( 1982, 1984, 1985, 1987, 1988 e 1990)


PARA EVITAR A FADIGA

Foto: Getty Images
O chefão da Fórmula 1, o bigodudo Chase Carey, disse que quer limitar o número de corridas do esporte. No ano que vem, pela primeira vez na história teremos 22 etapas. Com o calendário cheio, algumas contrapartidas foram tomadas, como a diminuição dos dias de testes e os eventos começando somente na manhã de sexta com as coletivas e posteriormente os treinos livres. Num passado nem tão recente, a ideia seria de abrigar até 25 etapas.

“Nós estamos muito cientes de que a fadiga é um fator neste esporte e que nós temos de limitar o número de corridas”, disse Carey ao jornal francês ‘L’Equipe’. “Nós ainda achamos que temos um pouco de margem de manobra, mas quando perguntamos a um time ou a um piloto, eles preferem 21 corridas a 22 ou 23”, disse.

O aumento das corridas, segundo Carey, deve-se ao constante interesse no esporte e em sediar um Grande Prêmio. No entanto, isso não quer dizer que a tradição vai ficar pelo caminho, apesar da entrada do Vietnã e a iminente corrida em Miami.

“Nós temos discussões em todos os continentes com exceção da Antártica. Claro, nossa capacidade é limitada e a demanda é maior do que a oferta. Nós queremos garantir que as novas corridas tragam algo especial para a F1.

Nós também queremos evitar o crescimento às custas das nossas fundações, que são as corridas históricas na Europa. É por isso que Mônaco e Silverstone foram renovadas recentemente por longo prazo”, concluiu.

Como fã, é fantástico ter mais e mais corridas para acompanhar. Pensava assim. No entanto, como ficam as famílias dos mecânicos que viajam semanalmente por continentes e sem ganhar a grana dos pilotos e grandes chefões? Tem que haver o equilíbrio. Ao mesmo tempo que mais corridas é mais dinheiro para a Liberty/FIA, também passa a impressão que o excesso pode desvalorizar em termos esportivos. Por exemplo, por que alguém acordaria para assistir o GP do Vietnã se tem outras 21 corridas? Se fosse 15 ou 16, a lógica poderia não ser essa. A Liberty precisa encontrar o equilíbrio esportivo e mercadológico.


Ah, essa semana tivemos várias notícias interessantes: Toto Wolff não vem pra cá. Com os títulos já garantidos, o chefão vai ficar pela Europa para resolver assuntos de interesse da equipe. E quais seriam esses interesses? Sei lá. Só aguardando para saber.

SEM POLE

Foto: Getty Images
O maior poleman do ano não vai repetir a façanha em Interlagos. Charles Leclerc, da Ferrari, vai trocar de motor após o vazamento de óleo que teve em Austin. Ao recorrer a um motor desgastado, terminou um minuto atrás do vencedor, Valtteri Bottas. Com um novo motor, portanto, o monegasco perde no mínimo dez posições no grid de largada.

“Montar uma nova unidade de potência implica ter punição no grid, mas deveremos ter uma performance normal na corrida e demonstrar um grande nível para terminar o ano em grande forma. Vai ser importante para confirmar que evoluímos com nosso carro para seguir com essa sequência no inverno. Sei que nossa equipe e os pilotos estão muito concentrados nisso”, disse o chefão Mattia Binotto.

Leclerc falou sobre pilotar em Interlagos, a casa de Ayrton Senna:


"É  o piloto que talvez eu mais admirei. Teve muito talento, era especial. Este GP sempre vai me fazer lembrar seu legado. É muito empolgante pilotar aqui. É uma volta curta que reúne uma grande combinação de curvas, com algumas retas. O traçado mudou um pouco ao longo das últimas décadas. Antes, sempre o escolhia para jogar com o PlayStation. A meteorologia, além disso, pode mudar muito, o que implica que a pista pode mudar dia após dia, oferecer desafios inesperados às equipes e mesclar o grid”, disse Charles.

Bom, no mínimo Leclerc vai ter mais diversão na corrida ao se livrar dos carros mais lentos. No entanto, a corrida dos Estados Unidos deixa um grande ponto de interrogação: o desempenho pífio da Ferrari foi exceção ou o motor estava "cheateado" durante a temporada inteira? Veremos como Leclerc irá se comportar.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 381 pontos
2 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 314 pontos
3 - Charles Leclerc (Ferrari) - 249 pontos
4 - Max Verstappen (Red Bull) - 235 pontos
5 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 230 pontos
6 - Alexander Albon (Red Bull) - 84 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (McLaren) - 80 pontos
8 - Pierre Gasly (Toro Rosso) - 77 pontos
9 - Daniel Ricciardo (Renault) - 46 pontos
10- Sérgio Pérez (Racing Point) - 44 pontos
11- Lando Norris (McLaren) - 41 pontos
12- Nico Hulkenberg (Renault) - 37 pontos
13- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 34 pontos
14- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 31 pontos
15- Lance Stroll (Racing Point) - 21 pontos
16- Kevin Magnussen (Haas) - 20 pontos
17- Romain Grosjean (Haas) - 8 pontos
18- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 4 pontos
19- Robert Kubica (Williams) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 695 pontos
2 - Ferrari - 479 pontos
3 - Red Bull Honda - 366 pontos
4 - McLaren Renault - 121 pontos
5 - Renault - 83 pontos
6 - Racing Pointe Mercedes - 65 pontos
7 - Toro Rosso Honda - 64 pontos
8 - Alfa Romeo Ferrari - 35 pontos
9 - Haas Ferrari - 28 pontos
10- Williams Mercedes - 1 ponto

TRANSMISSÃO:





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