segunda-feira, 17 de julho de 2017

SORTE E AZAR

Foto: Getty Images
Será que o cenário mudou de vez? Bem, não é surpresa o domínio de Hamilton em Silverstone. Terceiro Grand Chelem na temporada (!!!), a apenas um de igualar o recordista Jim Clark. Por falar nele, Hamilton o igualou como maior vencedor do GP da Inglaterra, junto com Alain Prost: cinco conquistas, quatro consecutivas. Poderiam ter sido cinco, caso o pneu dianteiro direito não tivesse estourado enquanto liderava, em 2013.

Deu tudo certo para Hamilton. Vitória tranquila, fim de semana dominante e, para ajudar ainda mais, finalmente Vettel teve que lidar com um infortúnio. Na volta final, seu pneu estourou, muito em conta do desgaste provocado pela briga com Bottas e o exigente traçado de Silverstone. A vantagem que era de 20 pontos caiu para apenas um. Faltando uma corrida para as férias de verão européia, a Mercedes soluciona problemas e a Ferrari não consegue acompanhar o ritmo. Se continuar assim, Hamilton será líder do campeonato já agora, o que era impensável até então, diante do equilíbrio entre as equipes e a consistência de Vettel.

Foto: Getty Images
Bottas saiu em nono e conseguiu imprimir uma boa corrida de recuperação. Com sorte, conseguiu a segunda posição, pois Raikkonen também teve que parar faltando duas voltas, sofrendo com desgaste dos pneus. Sortudo depois do problema do câmbio. O fato é que Bottas vem realizando um trabalho melhor que a encomenda, o que provavelmente irá culminar na sua renovação de contrato com as flechas de prata. Entretanto, não parece provável que será uma ameaça direta a Hamilton como Rosberg era, salvo "azares" do inglês, mas tudo é possível na F1. Ele está na briga.

Finalmente Verstappen completou uma corrida. Estávamos com saudades de uma bela exibição sua. Parece ser impossível ultrapassá-lo na pista. Duro e atrevido nas defesas de posição, hoje ele evitou os ataques de Vettel no início da corrida, o que culminou numa estratégia de undercut dos italianos para se livrar do holandês, que fez Vettel espalhar, dentro do limite das regras. Só os boxes são capazes de pará-lo (e os problemas da Red Bull também). O piloto do dia foi Ricciardo. Saindo de penúltimo, fez um show de ultrapassagens no pelotão, restando apenas o quinto lugar. Que desperdício esses dois pilotos não terem condições de brigar pelo título... Merecem e muito!

Foto: Getty Images
Raikkonen foi superior a Vettel durante todo o fim de semana. Primeira vez na temporada que isso acontece. Não estava feliz ao chegar em terceiro, pois tinha o segundo lugar garantido. Falta regularidade para não tão IceMan. Hulkenberg é um acumulador de pontos. Todos os da Renault foram de sua autoria. Grande sexto lugar. Palmer: quando não é mau desempenho ou barbeiragem, o carro tem problemas antes da largada. Complicado.

Foto: Getty Images
Ah, a Toro Rosso: como sempre, problemática internamente e entre os pilotos. Kvyat barbeirou outra vez, agora tirando Sainz da corrida. O espanhol tenta de todas as formas sair da Toro Rosso, mas Helmut Marko e Christian Horner parecem ser irredutíveis. É a velha máxima: ou eu saio ou serei "saído", dado o modus operandi da equipe de Faenza. Torci por Kvyat e achei um absurdo seu rebaixamento ano passado, mas agora é indefensável. Ele está a três pontos na carteira de ser banido por uma corrida. Está atrás do Wehrlein na tabela, que corre com a pior equipe do campeonato. Não dá mais. Não é possível que a Academia da Red Bull não tenha um ou dois pilotos para entrar na F1. Gasly é tão fraco assim?

Force India sem incidentes fez o que pode, dessa vez com Ocon superando Pérez. Outra vez Massa fez uma grande largada e um péssimo qualyfing. Um pontinho é um grande feito do brasileiro. A "evolução" de Stroll parece ter parado. Foi o penúltimo (16°) entre aqueles que completaram a prova. Faltou pouco para Vandoorne marcar os primeiros pontos na temporada. Alonso abandonou, o que é um pleonasmo.

Foto: Getty Images
Confira a classificação final do GP da Inglaterra:


Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.