quinta-feira, 13 de julho de 2017

GP DA INGLATERRA - Programação

O Grande Prêmio da Inglaterra foi disputado pela primeira vez em 1948. Atualmente é disputado em Silverstone, perto da cidade de mesmo nome, em Northamptonshire. Juntamente com o GP Italiano, são as duas únicas corridas que figuram no calendário de todas as temporadas da Fórmula 1, desde 1950.
Já foi disputado em Aintree (1955, 1957, 1959, 1961 e 1962), Brands Hatch (1964, 1966, 1968, 1970, 1972, 1974, 1976, 1978, 1980, 1982, 1984 e 1986) e Silverstone (1950 até 1954, 1956, 1958, 1960, 1963, 1965, 1967, 1969, 1971 1973, 1975, 1977, 1979, 1981, 1983, 1985, 1987 - presente), que teve seu traçado reformado em 2010.

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Fernando Alonso - 1:30.874 (Ferrari, 2010)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:29.287 (Mercedes, 2016)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Jim Clark (1962, 1963, 1964, 1965, 1967) e Alain Prost (1983, 1985, 1989, 1990 e 1993) - 5x

HAMILTON ELOGIA TEMPORADA DE BOTTAS: "MELHOR QUE A MINHA"

Foto: This Is F1
Os comentários foram feitos pelo tricampeão após a vitória do finlandês no GP da Áustria. Agora, Lewis tem apenas 15 pontos de vantagem para Valtteri no campeonato (151 a 136). Portanto, é justo dizer que Bottas está na briga pelo título. Hamilton destacou a consistência do #77 durante a temporada e disse que o desempenho dele é superior ao próprio
.
"Valtteri fez um trabalho fantástico e mereceu vencer. Quando você olha os resultados, vê que ele possui apenas um abandono. No geral, ele vem tendo uma temporada melhor, eu diria. Ao menos até agora", destacou. O tricampeão também ressaltou que nunca considerou que Bottas estivesse fora da briga pelo título. "Ele sempre esteve na luta. Acho que vocês [jornalistas] é que talvez tenham sugerido que ele estava fora. Eu sempre o considerei na briga e agora o cenário mostra que ele realmente está", ressaltou.

De fato, Bottas faz um trabalho melhor do que se imaginava. A tendência era que Hamilton o vencesse com facilidade como nos tempos de Kovalainen na McLaren, mas não é o que tem sido. Pelo contrário. Bottas vem mostrando desempenho para ser campeão mundial. Basta continuar sendo constante e se aproveitando da briga de Hamilton e Vettel para roubar pontos de ambos. Carro ele tem para isso.

A declaração de Hamilton também pode ser interpretada da seguinte forma: "ele está melhor que eu, mas mesmo assim está atrás", valorizando seu desempenho. Não tenho dúvidas que Hamilton irá terminar o campeonato à frente de Bottas. Entretanto, diante de infortúnios do inglês e méritos do finlandês, a briga está mais equilibrada do que o imaginado. Até quando?

SILVERSTONE COM OS DIAS CONTADOS

Foto: Hauraton
O BRDC (Associação Britânica de Pilotos), entidade que controla o autódromo, acionou uma cláusula contratual que permite o fim do acordo atual com a F1 após a realização do GP da Inglaterra de 2019. O motivo é a tentativa de um novo acordo que seja financeiramente viável para a administração do autódromo.

John Grant, presidente do BRDC, afirma que "Tivemos prejuízo de £ 2.8 milhões (R$ 11.7 milhões) em 2015 e de £ 4.8 milhões (R$ 20.1 milhões) em 2016, e esperamos algo parecido neste ano. Chegamos ao ponto em que não podemos deixar nossa paixão pelo esporte guiar nossas cabeças. Isso não só arriscaria o futuro de Silverstone e do BRDC, como também do automobilismo britânico, que depende de nós”.

O contrato atual de Silverstone com a categoria prevê o pagamento de uma taxa que cresce em todos os anos. Em 2010, o autódromo precisou pagar £ 11.5 milhões (R$ 48.3 milhões) para receber a F1. Em 2026, último ano do contrato atual, este valor chegaria aos £ 25 milhões (R$ 105 milhões). O desejo do BRDC é firmar um novo contrato com a Liberty Media, que agora administra a F1.

Silverstone recebeu a primeira corrida da F1, em 1950, além de outras 50 edições. Creio que não é do interesse da Liberty Media perder um circuito histórico justamente agora que movimentou peças para o retorno das corridas de Alemanha e França. Entretanto, se os valores forem inviáveis, não há o que fazer. Herança da Era Bernie. É preciso baratear os custos. Com exceção das corridas da Ásia e Oriente Médio, os circuitos tradicionais estão sempre ameaçados. Isso é um assinte para a F1. Que a Liberty resolva isso, apesar do atual traçado de Silverstone ser uma porcaria. O antigo era muito melhor.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 171 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 151 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 136 pontos
4 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 107 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 83 pontos
6 - Sérgio Pérez (Force India) - 50 pontos
7 - Max Verstappen (Red Bull) - 45 pontos
8 - Esteban Ocon (Force India) - 39 pontos
9 - Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 29 pontos
10- Felipe Massa (Williams) - 22 pontos
11- Lance Stroll (Williams) - 18 pontos
12- Nico Hulkenberg (Renault) - 18 pontos
13- Romain Grosjean (Haas) - 18 pontos
14- Kevin Magnussen (Haas) - 11 pontos
15- Pascal Wehrlein (Sauber) - 5 pontos
16- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 4 pontos
17- Fernando Alonso (McLaren) - 2 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 287 pontos
2 - Ferrari - 254 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 152 pontos
4 - Force India Mercedes - 89 pontos
5 - Williams Mercedes - 40 pontos
6 - Toro Rosso Renault - 33 pontos
7 - Haas Ferrari - 29 pontos
8 - Renault - 18 pontos
9 - Sauber Ferrari - 5 pontos
10- McLaren Honda - 2 pontos

TRANSMISSÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.