sexta-feira, 14 de julho de 2017

MERCEDES COMEÇA A SOBRAR

Foto: Getty Images
Se no início da temporada a Ferrari conseguia ser mais rápida nos treinos, conseguir poles e equilibrar as ações, a Mercedes reagiu e passou a ser, de fato, o melhor carro. Desde que as atualizações do W08 foram efetuadas no Canadá, o desempenho das flechas de prata cresceu, embora alguns problemas tenham evitado que Hamilton marcasse mais pontos no Mundial.

Hoje, Bottas foi o mais rápido nos dois treinos livres. Entretanto, essa semana foi a vez dele de ter que trocar o câmbio e, portanto, ser penalizado com cinco posições no grid de largada. Bom para Vettel, que apesar dos pesares, tem totais condições de largar na primeira fila.

O alemão, aliás, testou o Shield, aparato de segurança feito pela FIA para a prevenção de acidentes na cabeça, visando a diminuição de casos graves como o de Massa e de Jules Bianchi. É um "treco" muito feio. Além do mais, tenho minhas dúvidas se isso não atrapalharia mais do que ajudaria no momento em que um piloto saísse de um carro capotado, por exemplo. Sem contar que Bianchi morreu por uma irresponsabilidade da direção de prova japonesa, que colocou um trator na pista durante a chuva. Tomara que essa porcaria e nem o Halo, que é pior, sejam aprovados. Seria o fim da F1 como categoria de monopostos.

Foto: Getty Images
Diferentemente do primeiro treino, a Ferrari ficou à frente da Red Bull no segundo, evidenciando a relação de forças da F1. Massa foi bem e tem chances de largar em sétimo ou até em sexto, dependendo da colocação de Bottas no treino amanhã. A McLaren tem um ótimo chassi. Alonso trocou todo o sistema de unidade híbrida e vai largar em último. Normal.

Foto: Getty Images
Quem marcou presença foi Billy Monger, o piloto que sofreu um grave acidente na F3 britânica que culminou na amputação de suas duas pernas. Hamilton mostrou o paddock e Billy acompanhou o treino nos boxes da Mercedes, interagindo com Toto Wolff. Billy também conversou com outros pilotos, como Carlos Sainz Jr.

Algumas curtinhas para finalizar: Cyril Abiteboul, chefão da Renault, já admite que Kubica é um dos candidatos da Renault para substituir Palmer em 2018. Se antes o discurso era de negação para frear a empolgação geral, dessa vez Abiteboul, ainda com os pés no chão, disse que o polonês está cumprindo os objetivos da Renault nos testes, tanto com o carro de 2012 quanto nos simuladores. Falta somente a aprovação da FIA para atestar que Kubica tem condições físicas de retornar a categoria depois de sete anos. História fantástica que todos torcem por um final feliz.

A Sauber anunciou Frederic Vasseur, ex-Renault, como novo chefe de equipe, substituindo Monisha Kalterborn, demitida nas últimas semanas. Vasseur é muito bem sucedido com equipes de categoria de base, como a ART na GP2, onde foi campeão com Rosberg, Hamilton e Hulkenberg. Agora, terá o desafio de pegar uma equipe endividada, com investidores suecos e tentar melhorar a situação desportiva da Sauber. Enquanto isso, Wehrlein segue mais veloz que Ericsson...

Confira a classificação dos treinos livres para o GP da Inglaterra:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.