quinta-feira, 12 de março de 2015

GP DA AUSTRÁLIA - Programação

O Grande Prêmio da Austrália completará 30 anos de edição e é disputado em Melbourne desde 1996. Anteriormente, o circuito de rua de Adelaide foi o palco australiano (1985-1995).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:24.125 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:23.529 (RBR, 2011)
Último vencedor: Nico Rosberg (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher (2000, 2001, 2002, 2004)


QUERENDO O TRI

Foto: F1 Fanatic

Lewis Hamilton é, sem dúvidas, o grande candidato a mais um título mundial. Após conseguir o bicampeonato no ano passado depois de 6 anos de jejum, o inglês de 30 anos está mais preparado do que nunca para buscar o tricampeonato e se igualar com seu maior ídolo, Ayrton Senna.
Os testes da pré-temporada não mentem: A Mercedes aumentou sua vantagem em relação aos demais concorrentes. Seu único adversário será, novamente, Nico Rosberg. Hamilton ainda não renovou seu contrato com a equipe alemã, que encerra-se no final da temporada. Entretanto, a imprensa europeia já noticia que o inglês irá renovar por 2 anos com a opção de mais 1 ano.


NOVOS (E VELHOS) RUMOS

Foto: Twitter

O mercado da Fórmula 1 teve mudanças de peso em relação ao ano passado. Desde  Outubro, sabia-se que Vettel e Alonso, considerado os dois melhores pilotos do grid na atualidade, iriam sair de suas equipes. Eis que o tetracampeão foi para a Ferrari de Alonso, que retornou para a McLaren, onde saiu brigado com Ron Dennis em 2007 por causa das brigas com Hamilton e o caso de espionagem que fez os ingleses pagarem uma quantia considerável para a FIA. Contudo, o Espanhol está fora da estreia da temporada pois ainda se recupera do misterioso acidente sofrido nos testes de Barcelona, no dia 22 de fevereiro. Só retorna na Malásia, em 2 semanas.

Para o lugar de Vettel na Red Bull, os taurinos efetivaram Daniil Kvyat, o russo promissor. Na Toro Rosso, duas vagas ficaram abertas: Max Verstappen, o mais jovem piloto da história da F1 e Carlos Sainz Jr formam a dupla de equipe mais precoce da história: 18,5 anos de média de idade.
Na Sauber, muitas mudanças. A começar pela cor do carro (azul e branco) e as chegadas do sueco Marcus Ericsson (ex-Caterham) e o Brasileiro Felipe Nasr, que estava defendendo a Carlin nos últimos 3 anos na GP2 e era piloto de testes da Williams no ano passado. Entretanto, a vaga de um dos dois está ameaçada pelo processo que Giedo van der Garde deu na equipe suíça, exigindo um dos cockpits da Sauber após, segundo ele, ter sido "prometida sua vaga para 2015".

Na Manor (ex-Marussia), que voltou a F1 aos 45 do 2° tempo, mudança de nomes e de pilotos: Will Stevens fará sua 2a corrida na categoria e Roberto Merhi, Espanhol nascido no Brasil, foi confirmado como o 2° piloto na noite de segunda-feira.

TRANSMISSÃO

Foto: Arte Globoesporte.com



quarta-feira, 11 de março de 2015

TAPETOU?!

Foto: Fórmula 1

E Giedo van der Garde conseguiu na Corte Australiana o direito de disputar o GP da Austrália pela Sauber em virtude de um suposto contrato assinado em Junho do ano passado. Lambança da Sauber às vésperas do início da temporada. Ericsson ou Nasr ficarão de fora. Muitas consequências: Anímicas, já que ninguém quer o holandês na equipe; e o fato de que a possível exclusão tanto do Sueco quanto do Brasileiro possam render mais problemas jurídicos para Peter Sauber e seus bluecaps.

É evidente que o clima da Sauber com Van der Garde será péssimo. Aquela sensação indesejada de "não queremos você aqui". É chato e constrangedor. Obviamente, um dos excluídos para a entrada do Holandês também irá ficar muito insatisfeito. Entretanto, vale lembrar que a decisão foi da corte da Austrália. Para correr nos demais GPs, Van der Garde teria que recorrer a todos os outros tribunais dos países que irão sediar a F1 nesta temporada. Será que terá dinheiro para bancar todos esses processos e audiências?

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA: O Tribunal ouviu o apelo da Sauber, mas adiou uma decisão sobre o caso, conforme relatou o GRANDE PRÊMIO. Novas informações a qualquer momento. Aguardemos os próximos capítulos. A Fórmula 1 está voltando!!!

sexta-feira, 6 de março de 2015

ALONSO FORA E AS TEORIAS DO CAOS

Foto: Reprodução
Volta às aulas. Sono, cansaço, retorno forçado a rotina, preguiça, vagabundagem. Alguns motivos para que eu tivesse protelado tanto o post de agora. Bem, para a minha sorte, com o passar dos dias surgiram diversas especulações que irão ser muito úteis para o desenrolar do texto. Se você está lendo e não entendeu bulhufas, calma. Vamos por partes:

- No início da semana, a McLaren anunciou que o Asturiano está fora do GP inaugural, em Melbourne, daqui 9 dias. De acordo com o relatório médico, ele será poupado para evitar riscos de um novo acidente, já que ainda se recupera da concussão sofrida na pista de Barcelona no dia 22 de fevereiro. Kevin Magnussen, rebaixado a piloto de testes, será seu substituto. Como não possuo nenhum conhecimento de medicina, não posso falar sobre esta ordem. Entretanto, o que eu posso afirmar é que NÃO foi um simples acidente. Se fosse, Alonso não teria permanecido três dias no hospital. Se fosse, provavelmente estaria apto a correr. O fato de a McLaren creditar o incidente aos "fortes ventos" e não esclarecer a situação acaba "forçando" a imprensa e os fãs a pensarem possíveis causas para explicar o que aconteceu com o MP4-30 na curva 3 do circuito da Catalunha. Algumas dessas "hipóteses" ventiladas nos últimos dias:

- Alonso teria contado que sofreu um choque elétrico antes do acidente, provavelmente por falha no sistema MGU-K, que estava defeituoso desde o primeiro dia de teste no circuito (iniciado dia 19 de fevereiro)
- Alonso teve amnésia e acordou pensando estar em 1995 pilotando kart e sonhando em chegar na Fórmula 1
- Alonso começou a se comunicar em italiano achando que ainda era piloto da Ferrari
- A Gazzetta dello Sport conseguiu o on-board do carro de Vettel, que estava próximo ao espanhol no momento do acidente, e diz que o carro virou a direita e estava desgovernado.

Outros acreditam que o bi-campeão desmaiou antes de bater. Ron Dennis já confirmou que a "Fênix" ficou desacordada por alguns segundos. Todavia, a explicação da McLaren não está lá tão convincente. Até Bernie Ecclestone disse isso e a FIA vai investigar o que de fato aconteceu com Alonso e a McLaren MP4-30.

Foto: Reprodução
No fim das contas, Alonso vai se livrar de um vexame no seu retorno à McLaren. O carro problemático não dever ter um desempenho satisfatório no início da temporada. "Sobrou" para Button e Magnussen, a dupla do ano passado. Mas isso é assunto para outro post..

OUTRAS NOTÍCIAS:
- É oficial! A Manor estará na F1 em 2015! O carro, modelo 2014, foi aprovado no crash test da FIA. A McLaren ajudou no desenvolvimento do bólido, certamente para tentar utilizar a ex-Marussia como uma "equipe B" e fazer experimentos aerodinâmicos que proporcionem alguma possível melhora para o pessoal de Woking, embora a nova velha equipe da F1 utilize motores Ferrari. Até o momento, o único piloto confirmado é Will Stevens. Especulam-se que Van der Garde e Vandoorne disputam a segunda vaga. Confira o primeiro desenho do carro, crédito para o Humberto Corradi:

Foto: F1 Corradi

- "Tapijtão"! Na última quinta-feira, a F1 recebeu a notícia de que o Giedo Van der Garde, piloto reserva da Sauber no ano passado, entrou com uma ação para ser piloto titular da equipe suíça IMEDIATAMENTE. No tribunal suíço, já houve ganho de causa. A próxima reunião será no tribunal australiano, na segunda-feira. Vale lembrar que Sutil e Van der Garde eram apontados pela imprensa como os pilotos da Sauber em 2015. Contudo, em ambos os casos, a grana do patrocínio dos pilotos não apareceu, o que levou Monisha e Peter Sauber a procurarem outros pilotos com mais "dindim" no bolso: Ericsson e Nasr. Sutil também chegou a cogitar ingressar na Justiça para manter a vaga, já que teria assinado por 2 anos (2014 e 2015). Veremos os próximos episódios.


É isso galera, prometo que antes do começo da temporada tentarei fazer um resumo dos 12 dias de pré-temporada da Fórmula 1. Abraço!

terça-feira, 3 de março de 2015

SEM ZEBRA

Esqueça a Red Bull "zebra" da pré-temporada. Um dia depois do término das atividades da pré-temporada, os taurinos lançaram o RB11. Com mais detalhes roxos e o logo da Red Bull, Daniel Ricciardo e Daniil Kyvat tentarão levar o esquadrão de Christian Horner, Helmut Marko e Adrian Newey para o topo. Confira:

Foto: Divulgação

segunda-feira, 2 de março de 2015

BARCELONA, ÚLTIMOS DIAS - LONG RUNS E ESCONDE-ESCONDE

A pré-temporada 2015 da Fórmula 1 acabou, assim como as minhas férias. Deveria estar dormindo... Agora, só dia 13 de março, nos primeiros treinos livres em Melbourne. A maioria das equipes conseguiu emplacar long runs e volta de classificação, e outras esconderam o jogo (Mercedes e Ferrari). Enfim, em Melbourne teremos uma ideia mais clara sobre as forças, embora tenhamos uma noção inicial. Farei outro post durante a semana sobre um resumão de todos os testes, de Jerez até hoje. Vamos lá:


BARCELONA, DIA 7

Foto: Getty Images

Hamilton confirmou a superioridade da Mercedes e com os pneus macios fez 1:23.022, 2 décimos mais rápido que Massa (andou com os supermacios). Os alemães esconderam o jogo: O bicampeão anotou apenas 76 voltas, enquanto Massa fez 102. Entretanto, o mais impressionante foi o desempenho de Hulkenberg, que andou 157 voltas e tirou um pouco do atraso em que o VJM08 encontra-se em relação a concorrência. Após uma sexta-feita promissora, a McLaren voltou a apresentar problemas: Após 39 voltas, Magnussen abandonou o treino depois de vazamento de óleo. Confira os tempos dos testes de sábado:

Foto: Arte Globoesporte.com

BARCELONA, ÚLTIMO DIA

Foto: Getty Images


No último dia, deu Williams. Valtteri Bottas deu 89 voltas e fez 1:23.063, com supermacios. Quatro décimos mais rápido que Vettel e 9 décimos a frente de Felipe Nasr, que anotou impressionantes 159 giros com a Sauber C34 e terminou em terceiro. Destaques: Batida de Maldonado (tava demorando) e a tremenda "escondida de jogo" da Mercedes, já que Rosberg foi apenas o sétimo colocado com 148 voltas de pneu "desconhecido", segundo o Globoesporte.com. Button não conseguiu sair com o MP4-30 pela manhã e fez 30 voltas à tarde, com o oitavo tempo.
Confira os tempos do último dia:

Foto: Arte Globoesporte.com

Durante a semana, uma análise mais completa dos 12 dias de testes desde janeiro até março. Agora, vou tentar dormir... Até mais!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

BARCELONA, DIA 6 - MERCEDES MOSTRA QUEM MANDA

Foto: Divulgação

O que todo mundo estava aguardando aconteceu. A Mercedes finalmente usou os pneus macios, e o resultado foi o esperado: Rosberg fez 1:22.792, 7 décimos mais rápido que o tempo anotado por Massa ontem. Isso que o alemão disse "não ter encontrado o melhor acerto durante o dia". Ou seja: Ainda é possível melhorar. Um claro aviso aos postulantes: Estamos alguns degraus a frente. Entretanto, o circuito de Montmeló possui características únicas, o que pode não significar que a vantagem da Mercedes para o resto seja tão gigante assim, apenas para essa pista.

O dia foi repleto de boas notícias. Felipe Nasr com sua Sauber C34 fez 140 voltas e ficou com o terceiro tempo. O Brasileiro saiu satisfeito com os long-runs e ressaltou a evolução do ritmo de corrida e confiabilidade do carro suíço. Valtteri Bottas foi um dos poucos que guiou menos de 100 voltas hoje, mas foi o segundo colocado, 1s2 mais lento que Rosberg e também com os macios.

O grande destaque do dia foi, sem dúvidas, a McLaren Honda. Button conseguiu completar 100 (cem, não sem) voltas!!!! A equipe andou tanto que no final começaram a treinar pit-stops. Com certeza é um desempenho espetacular, só pelo fato de as atividades não terem sido canceladas e pelo carro não ter apresentado nenhum problema. Button ficou em quinto.

Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio

Outra novidade foram as primeiras 77 voltas do VJM-08, após a ausência das duas primeiras sessões de testes. Importante começar sem problemas, Porém, a Force India está 10 dias atrasada em relação aos demais, e esse tempo não será recuperado a tempo da corrida da Austrália. Teoricamente, só está acima da McLaren, ou no mesmo nível, no máximo. Como Hulkenberg disse, o importante hoje foi ver se tudo está funcionando. Aparentemente, sim. Agora, os "indianos" terão os últimos 2 dias para extrair o máximo possível do novo carro. Hulk fez o último tempo.

Confira os tempos do sexto dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com

NOTÍCIAS:
* ÔÔÔÔÔ, A MANOR VOLTOU!: A FIA confirmou a Manor Marussia como uma das equipes do Mundial 2015. Para a ex-equipe russa, só falta anunciar o companheiro de Will Stevens e realizar o crash-test do carro junto a FIA, marcado para o dia 5 de Março. A equipe usará o motor da Ferrari do ano passado. O principal investidor do renascimento da Manor é o empresário irlandês Stephen Fitzpatrick, 37 anos, dono da empresa Ovo, distribuidora de energia da Inglaterra. O empresário fez o acordo com garantias pessoais. Justin King, ex-investidor dos supermercados Sainsbury também tem envolvimento no negócio, embora não seja considerado um investidor. As informações são da BBC.

* FIA E AS CÂMERAS: A  Federação deseja colocar câmeras de alta velocidade nos carros para ajudar na investigação de acidentes como o de Alonso, por exemplo. A medida foi apoiada pelas equipes e pode entrar em vigor a partir de 2016. Além da câmera, a FIA deseja instalar fones de ouvido que mede a força de um impacto na cabeça de um piloto, como forma de ajudar na coleta de dados em acidentes. Tudo isso precisa ser aprovado no Conselho de Esporte a Motor da FIA, que terá sua próxima reunião dia 20 de Março.

Até mais!

BARCELONA, DIA 5 - MASSA NA FRENTE

Foto: Getty Images

A terceira e derradeira parte dos testes de pré-temporada começou. Os últimos ajustes antes do GP da Austrália. A Williams, por exemplo, finalmente colocou pneus macios para simular o ritmo de classificação. E o resultado foi animador: Felipe Massa anotou 1:23.500 e terminou com o melhor tempo não só do dia, mas também de todo o circuito nesses 5 dias de quilometragem em Montmeló. Além disso, foram completadas 102 voltas. Confiabilidade, velocidade e desempenho. A Williams se credencia como a segunda força da hierarquia atual da F-1.

No topo da cadeia alimentar, a Mercedes teve seu trabalho interrompido de forma surpreendente. Um problema no MGU-K (mesmo problema que atormenta a McLaren) acabou com o trabalho de Hamilton de forma precoce. Com pneus médios, o bicampeão do mundo foi o terceiro mais rápido. Entre eles, Marcus Ericsson. O Sueco foi o que mais andou (122 voltas) e ficou 7 décimos atrás de Massa, usando pneus supermacios. Seu tempo (1:24.276) superou a melhor marca com esse pneu, que era de Grosjean. A Sauber fez long-runs com pneus médios. Segundo Nasr, os suíços precisam melhorar para não oscilar os tempos e, consequentemente, não perder ritmo de corrida.

Foto: Getty Images
E a McLaren? Mais do mesmo, ou menos do mesmo. Button pode andar apenas 7 voltas com o MP4-30. Problema da vez? Hidráulico. Prometo que ,se tiver tempo na semana que vem, farei um post mais detalhado sobre esse início do novo casamento entre nipônicos e britânicos. A Force India, que havia prometido estrear o carro desse ano, ficou fora. Quem sabe amanhã, talvez...

Confira os tempos do 5° dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com

NOTÍCIAS:
- A Manor, se voltar mesmo para a F-1, já anunciou que Will Stevens será um dos seus pilotos. O britânico era piloto de testes da antiga Marussia no ano passado e correu pela Caterham no GP de Abu Dhabi.

- Ron Dennis admitiu que Alonso ficou inconsciente "alguns segundos" após o estranho acidente na curva 3. Ele ainda disse que existe uma câmera do circuito interno que flagrou o incidente e que vai se reunir com Charlie Whiting nos próximos dias para investigar mais o que realmente aconteceu com o MP4-30 de Alonso. Mais uma vez, foi descartada a hipótese de problema no carro ou descarga elétrica e reafirmou que o vento influenciou no acontecido. Segundo o empresário de Alonso, Luis García Abad, o bicampeão teve um trauma angular inercial no pescoço, que causou dores de cabeça, vômito e mal-estar. Isso que o acidente foi em baixa velocidade, imagina se fosse na velocidade normal da curva.. MUITO estranho.

-  Por fim, a Lotus anunciou a espanhola Carmen Jordá como piloto (ou pilota?) de desenvolvimento. Na hierarquia, está atrás dos titulares Maldonado e Grosjean e do reserva Alex Lynn. Seu currículo não é lá muito impressionante. Sabe-se que competiu na Endurance, Indy Lights e estava na GP3. É filha do ex-piloto José Miguel Jordá.

Foto: Divulgação

Até amanhã!