sexta-feira, 6 de março de 2015

ALONSO FORA E AS TEORIAS DO CAOS

Foto: Reprodução
Volta às aulas. Sono, cansaço, retorno forçado a rotina, preguiça, vagabundagem. Alguns motivos para que eu tivesse protelado tanto o post de agora. Bem, para a minha sorte, com o passar dos dias surgiram diversas especulações que irão ser muito úteis para o desenrolar do texto. Se você está lendo e não entendeu bulhufas, calma. Vamos por partes:

- No início da semana, a McLaren anunciou que o Asturiano está fora do GP inaugural, em Melbourne, daqui 9 dias. De acordo com o relatório médico, ele será poupado para evitar riscos de um novo acidente, já que ainda se recupera da concussão sofrida na pista de Barcelona no dia 22 de fevereiro. Kevin Magnussen, rebaixado a piloto de testes, será seu substituto. Como não possuo nenhum conhecimento de medicina, não posso falar sobre esta ordem. Entretanto, o que eu posso afirmar é que NÃO foi um simples acidente. Se fosse, Alonso não teria permanecido três dias no hospital. Se fosse, provavelmente estaria apto a correr. O fato de a McLaren creditar o incidente aos "fortes ventos" e não esclarecer a situação acaba "forçando" a imprensa e os fãs a pensarem possíveis causas para explicar o que aconteceu com o MP4-30 na curva 3 do circuito da Catalunha. Algumas dessas "hipóteses" ventiladas nos últimos dias:

- Alonso teria contado que sofreu um choque elétrico antes do acidente, provavelmente por falha no sistema MGU-K, que estava defeituoso desde o primeiro dia de teste no circuito (iniciado dia 19 de fevereiro)
- Alonso teve amnésia e acordou pensando estar em 1995 pilotando kart e sonhando em chegar na Fórmula 1
- Alonso começou a se comunicar em italiano achando que ainda era piloto da Ferrari
- A Gazzetta dello Sport conseguiu o on-board do carro de Vettel, que estava próximo ao espanhol no momento do acidente, e diz que o carro virou a direita e estava desgovernado.

Outros acreditam que o bi-campeão desmaiou antes de bater. Ron Dennis já confirmou que a "Fênix" ficou desacordada por alguns segundos. Todavia, a explicação da McLaren não está lá tão convincente. Até Bernie Ecclestone disse isso e a FIA vai investigar o que de fato aconteceu com Alonso e a McLaren MP4-30.

Foto: Reprodução
No fim das contas, Alonso vai se livrar de um vexame no seu retorno à McLaren. O carro problemático não dever ter um desempenho satisfatório no início da temporada. "Sobrou" para Button e Magnussen, a dupla do ano passado. Mas isso é assunto para outro post..

OUTRAS NOTÍCIAS:
- É oficial! A Manor estará na F1 em 2015! O carro, modelo 2014, foi aprovado no crash test da FIA. A McLaren ajudou no desenvolvimento do bólido, certamente para tentar utilizar a ex-Marussia como uma "equipe B" e fazer experimentos aerodinâmicos que proporcionem alguma possível melhora para o pessoal de Woking, embora a nova velha equipe da F1 utilize motores Ferrari. Até o momento, o único piloto confirmado é Will Stevens. Especulam-se que Van der Garde e Vandoorne disputam a segunda vaga. Confira o primeiro desenho do carro, crédito para o Humberto Corradi:

Foto: F1 Corradi

- "Tapijtão"! Na última quinta-feira, a F1 recebeu a notícia de que o Giedo Van der Garde, piloto reserva da Sauber no ano passado, entrou com uma ação para ser piloto titular da equipe suíça IMEDIATAMENTE. No tribunal suíço, já houve ganho de causa. A próxima reunião será no tribunal australiano, na segunda-feira. Vale lembrar que Sutil e Van der Garde eram apontados pela imprensa como os pilotos da Sauber em 2015. Contudo, em ambos os casos, a grana do patrocínio dos pilotos não apareceu, o que levou Monisha e Peter Sauber a procurarem outros pilotos com mais "dindim" no bolso: Ericsson e Nasr. Sutil também chegou a cogitar ingressar na Justiça para manter a vaga, já que teria assinado por 2 anos (2014 e 2015). Veremos os próximos episódios.


É isso galera, prometo que antes do começo da temporada tentarei fazer um resumo dos 12 dias de pré-temporada da Fórmula 1. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.