quinta-feira, 26 de novembro de 2020

GP DO BAHREIN: Programação

 Um dos mais recentes GPs da Fórmula 1 (começou a ser construído em 2002) o Grande Prêmio do Bahrein começou ser disputado em 2004. Desde 2014, a corrida é realizada de noite, "imitando" Cingapura.

Foto: Getty Images


ESTATÍSTICAS:
Pole Position: Charles Leclerc - 1:27.866 (Ferrari, 2019)
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:30.252 (Ferrari, 2004)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Sebastian Vettel (2012, 2013, 2017 e 2018) - 4x

MOTOR PRÓPRIO? É POSSÍVEL

Foto: Motorsport

É o que diz o chefão Christian Horner. Com a saída da Honda e a impossibilidade e o desinteresse de negociar com os outros fabricantes (Ferrari, Mercedes e Renault), a última e única alternativa é tentar adquirir a tecnologia dos japoneses, com quem os taurinos possuem boa relação.

“A grande questão, então, é: um energético pode produzir um motor capaz de competir com os melhores do mundo? Conseguimos com o chassi, então deve ser possível com o motor”, disse para a Sky Sports.

Vale lembrar que Helmut Marko está em tratativas e estava em vias de viajar para o Japão para resolver tudo isso pessoalmente com o pessoal da Honda. A questão é que o tempo é inimigo dos austríacos: eles têm um ano para acertar e começar a colocar em prática a operação. 

Do contrário, a Red Bull pode deixar de figurar como uma equipe de ponta, com diferencial, o que também pode, como consequência, afugentar Max Verstappen, que já está ficando velho e impaciente por um projeto vencedor a curto/médio-prazo.

2020? JÁ ERA

Foto: Getty Images

Não estou falando do campeonato, que todos sabem que foi mais uma vez vencido por Lewis Hamilton e a Mercedes, mas sim das possibilidades de vitória da Red Bull na temporada. Foi o que disse Max Verstappen, ainda muito decepcionado com o domingo na Turquia, onde perdeu a grande chance de vencer a segunda no ano depois de fazer treinos muito competitivos.

Errando na chuva e rodando duas vezes em momentos cruciais, Max deu mostras daquele piloto irregular do início da carreira que ainda não sabe digerir a responsabilidade da obrigação de andar bem quando há o protagonismo, o que era nítido em Istanbul. Ele segue lamentando o sexto lugar e não acredita que será capaz de vencer no Bahrein e em Abu Dhabi.

“Ainda que as condições de pista estivessem complicadas na sexta-feira, eu estava contente com o equilíbrio que encontramos e o carro funcionava bem. Sentíamos uma motivação para o fim de semana. Foi decepcionante para toda a equipe terminar na sexta colocação porque não era o que desejávamos e nem esperávamos.

Não só eu, mas toda a equipe saiu decepcionada da Turquia porque sempre queremos ganhar. Não creio que vamos ter essas condições de pista outras vezes e as próximas corridas provavelmente vão ser mais normais.

[O Bahrein] é uma pista que conhecemos bem, mas é sempre dura com os pneus, então será importante para encontrar uma boa configuração [do carro]”, disse para o GP Fans.

Apesar de duro, Max tem razão. Ele tem poucas chances de vencer por ano e, desta vez, não aproveitou. Em 2021 não será muito diferente. A única esperança é o tal do novo regulamento, mas até lá muita coisa pode mudar, melhorar ou piorar. A conferir.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 307 pontos
2 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 197 pontos
3 - Max Verstappen (Red Bull) - 170 pontos
4 - Sérgio Pérez (Racing Point) - 100 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 97 pontos
6 - Daniel Ricciardo (Renault) - 96 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (McLaren) - 75 pontos
8 - Lando Norris (McLaren) - 74 pontos
9 - Alexander Albon (Red Bull) - 70 pontos
10- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 63 pontos
11- Lance Stroll (Racing Point) - 59 pontos
12- Esteban Ocon (Renault) - 40 pontos
13- Sebastian Vettel (Ferrari) - 33 pontos
14- Daniil Kvyat (Alpha Tauri) - 26 pontos
15- Nico Hulkenberg (Racing Point) - 10 pontos
16- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 4 pontos
17- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 4 pontos
18- Romain Grosjean (Haas) - 2 pontos
19- Kevin Magnussen (Haas) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 504 pontos
2 - Red Bull Honda - 240 pontos
3 - Racing Point Mercedes - 154 pontos
4 - McLaren Renault - 149 pontos
5 - Renault - 136 pontos
6 - Ferrari - 130 pontos
7 - Alpha Tauri Honda - 89 pontos
8 - Alfa Romeo Ferrari - 8 pontos
9 - Haas Ferrari - 3 pontos

TRANSMISSÃO













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.