quinta-feira, 12 de novembro de 2020

GP DA TURQUIA: Programação

 O Grande Prêmio da Turquia fica localizado no autódromo de Istanbul Park e foi inaugurado em 2005, permanecendo na F1 até 2011. Em 2020, com a pandemia do coronavírus, a pista volta para o calendário da Fórmula 1.

Foto: Wikipédia


ESTATÍSTICAS:

Melhor volta em corrida: Juan Pablo Montoya - 1:24.770 (McLaren, 2005)

Pole Position: Sebastian Vettel - 1:25.049 (Red Bull, 2011)

Último vencedor: Sebastian Vettel (Red Bull)

Maior vencedor: Felipe Massa - 3x (2006, 2007 e 2008)

E VOLTA O CÃO ARREPENDIDO...

Foto: Getty Images

A informação é do Grande Prêmio. Sem qualquer indicativo de que possa ter um aval das autoridades competentes para as liberações ambientais do tal autódromo de Deodoro, a direção da categoria resolveu voltar a olhar a realidade e já trabalha para tentar realocar o autódromo de Interlagos no calendário de 2021.

No mês passado, o futuro ex-chefão Chase Carey enviou um documento para Cláudio Castro, governador interino do Rio de Janeiro, uma carta lobby para liberar a área do autódromo para que as obras iniciassem. 

O Inea, por sua vez, assinou um parecer com dúvidas, erros e irregularidades no relatório enviado pela EIA (Estudo de Impacto Ambiental), o que esfriou a situação.

A questão vai além: no final de outubro, Carey voltou a entrar em contato com a organização do autódromo de Interlagos no mesmo momento em que encerrava o prazo de 45 dias para que a Rio Motorsports, "detentora" dos direitos da F1 a partir de 2021, realizasse as garantias financeiras estipuladas na minuta.

Bom ver que a F1 saiu da fantasia e entrou na realidade. Agora só falta finalmente entender que essa Rio aí não vai pagar nada, mas aí é uma outra conversa.

... COM SUAS ORELHAS TÃO FARTAS

Foto: Autosport.pt

Toto Wolff, apesar de todo o drama, vai continuar como chefão da Mercedes até o fim de 2021. Ele confirmou a informação para a emissora austríaca ORF.

Alegando cansaço e saúde debilitada, o alemão disse que gostaria de estar num cargo na equipe alemã onde não precisasse viajar tanto. 

Apesar de começar a procurar substitutos, essa é uma decisão para o longo-prazo. Enquanto ele e a equipe não encontram o candidato ideal, Toto vai seguir desempenhando suas funções normalmente.

“Quando chegar a hora certa, vou continuar em outra função. Como acionistas, precisamos pensar no que é melhor para a equipe. Agora não é a minha hora de ir embora porque ainda não encontramos ninguém a quem eu possa entregar o bastão.

Estou ocupado tentando encontrar o melhor homem ou mulher para me suceder. Se tiver sucesso, posso assumir uma nova função. Sempre achei que não deveria ir de muito bom para bom, porque então alguém estaria mais apto para assumir. Sinto que ainda posso dar uma contribuição, mas quero pensar no futuro sobre como eu quero a estrutura da equipe no futuro.

Acho que vou ficar por mais um ano e vou de fato continuar como chefe de equipe. Acho que os próximos dois anos podem ser uma situação interessante e, enquanto estiver curtindo, quero seguir fazendo isso.

Sei que terei de treinar lentamente meu substituto, e ele poderá trabalhar ao meu lado no ano que vem. Depois, talvez dirija [a equipe] em paralelo por um ano e, depois, assisto às corridas da TV em casa", afirmou.

O drama também serve para valorizá-lo, seja lá para qual desafio Toto queira ir no futuro. Ir para casa talvez seja um desejo primário de descanso, mas pessoas como ele não vão aguentar ficar no sofá se coçando por muito tempo. Essas pessoas vivem por desafios estabelecidos e alcançados. Enquanto a Mercedes não perder a hegemonia, essa chama vai continuar em fogo baixo. Imagina se a Mercedes perde? O papo de ir para casa vira balela.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 292 pontos
2 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 197 pontos
3 - Max Verstappen (Red Bull) - 162 pontos
4 - Daniel Ricciardo (Renault) - 95 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 85 pontos
6 - Sérgio Pérez (Racing Point) - 82 pontos
7 - Lando Norris (McLaren) - 69 pontos
8 - Carlos Sainz Jr (McLaren) - 65 pontos
9 - Alexander Albon (Red Bull) - 64 pontos
10- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 63 pontos
11- Lance Stroll (Racing Point) - 57 pontos
12- Esteban Ocon (Renault) - 40 pontos
13- Daniil Kvyat (Alpha Tauri) - 26 pontos
14- Sebastian Vettel (Ferrari) - 18 pontos
15- Nico Hulkenberg (Racing Point) - 10 pontos
16- Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 4 pontos
17- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 4 pontos
18- Romain Grosjean (Haas) - 2 pontos
19- Kevin Magnussen (Haas) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 479 pontos
2 - Red Bull Honda - 226 pontos
3 - Renault - 135 pontos
4 - McLaren Renault - 134 pontos
5 - Racing Point Mercedes - 134 pontos
6 - Ferrari - 103 pontos
7 - Alpha Tauri Honda - 89 pontos
8 - Alfa Romeo Ferrari - 8 pontos
9 - Haas Ferrari - 3 pontos

TRANSMISSÃO












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.