quinta-feira, 3 de setembro de 2020

GP DA ITÁLIA: Programação

 O Grande Prêmio da Itália foi disputado pela primeira vez em 1921, em Montichiari, na província de Bréscia, num circuito feito de vias públicas. Está desde sempre no calendário da Fórmula 1, e sempre é realizado em Monza, à exceção de 1980, quando o GP foi disputado em Ímola para atender a demanda dos fãs da Romagna.

Foto: Wikipédia

ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Rubens Barrichello - 1:21.046 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Kimi Raikkonen - 1:19.119 (Ferrari, 2018)
Último vencedor: Charles Leclerc (Ferrari)
Maior vencedor: Michael Schumacher (1996, 1998, 2000, 2003 e 2006) e Lewis Hamilton (2012, 2014, 2015, 2017 e 2018) - 5x

EMPOLGADOS

Foto: Getty Images

P4 e P5, com direito a melhor volta no giro final. A empolgação na Renault não é para tanto. Sem dúvida é o melhor resultado da equipe na temporada, algo que não acontecia desde o GP da Itália do ano passado.

Para a semana que vem, em um circuito com características semelhantes, os dois pilotos estão confiantes em um grande resultado, principalmente Ricciardo, que apostou com o chefe Cyril Abiteboul que, se chegasse no pódio nesse ano, vai escolher uma tatuagem para o francês fazer.

“Acho que ele está muito nervoso. Acabei de vê-lo. Disse a ele para ficar esperto durante os próximos sete dias. Pelo menos no ano passado, Monza foi um circuito ainda mais forte para nós. E se formos mais fortes, só temos um pódio pela frente. Não estou me precipitando, mas acho que podemos ir para Monza com confiança e mirar alto”, disse Ricciardo.

“Foi um ótimo final de semana, muito forte. O carro foi muito rápido. Transformamos Barcelona, que foi bem difícil, em um ótimo final de semana aqui. E o próximo (Monza) deve ser bom para nós também, dá para ser bem melhor”, falou o francês.

Talvez possa ser apenas um encaixe de características (um bom motor em um circuito de retas), mas talvez possa ser um indicativo de enfim uma evolução mais consistente para os franceses. Considerando que 2022 pode ser o pulo do gato, 2021 seria uma boa continuação. Quem pode ganhar com isso é Alonso e Ricciardo, mudado para a McLaren, pode ter se precipitado. A ver.


FILIAL NA SATÉLITE

Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio

Como em todos os anos, a dupla de pilotos da Haas para o futuro é um mistério que sempre é respondido com a mesma afirmação: Magnussen e Grosjean.

Em 2020, não é diferente: com o carro muito fraco, os pilotos pouco fazem. Apenas o dinamarquês conseguiu um pontinho na Hungria graças a uma estratégia acertada no início da prova.
Em entrevista para um jornal dinamarquês, o Ekstra Bladet, o chefão da Haas Gunther Steiner sinalizou que pode buscar pilotos na Academia da Ferrari, com quem possuem uma parceria técnica.

“Se quisermos trazer alguém novo, então o grupo de jovens da Academia da Ferrari, neste momento, é bastante bom. Há outros por aí, mas estão vinculados a outras marcas, então nosso interesse é menor. As equipes de fábrica mantêm os pilotos realmente bons, porque investiram neles. Se quisermos um novato, a melhor opção é assinar com um jovem da Academia da Ferrari”, comentou.
“Podemos manter nossos titulares, ter dois novatos, quem tiver interesse na vaga pode se candidatar", completou.

Bom, Grosjean faz hora extra faz tempo. Magnussen, apesar de não estar bem, não é absurdo pensar numa continuidade, ainda mais se a Haas optar por um piloto jovem. Na academia da Ferrari, certamente só existem duas opções: Robert Shwartzman e ele, Mick Schumacher, que provavelmente pode fechar com a Alfa Romeo. Se Vettel ir para a Aston Martin, Pérez e Hulkenberg poderia ser uma dupla bem interessante. Experiente e veloz.

Opções não faltam para os americanos. Faltam para eles acertar nos nomes, e faz tempo que não fazem isso.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 157 pontos
2 - Max Verstappen (Red Bull) - 110 pontos
3 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 107 pontos
4 - Alexander Albon (Red Bull) - 48 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 45 pontos
6 - Lando Norris (McLaren) - 45 pontos
7 - Lance Stroll (Racing Point) - 42 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Renault) - 33 pontos
9 - Sérgio Pérez (Racing Point) - 33 pontos
10- Esteban Ocon (Renault) - 26 pontos
11- Carlos Sainz Jr (McLaren) - 23 pontos
12- Pierre Gasly (Alpha Tauri) - 18 pontos
13- Sebastian Vettel (Ferrari) - 16 pontos
14- Nico Hulkenberg (Racing Point) - 6 pontos
15- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 2 pontos
16- Daniil Kvyat (Alpha Tauri) - 2 pontos
17- Kevin Magnussen (Haas) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 264 pontos
2 - Red Bull Honda - 158 pontos
3 - McLaren Renault - 68 pontos
4 - Racing Point Mercedes - 66 pontos
5 - Ferrari - 61 pontos
6 - Renault - 59 pontos
7 - Alpha Tauri Honda - 20 pontos
8 - Alfa Romeo Ferrari - 2 pontos
9 - Haas Ferrari - 1 ponto

TRANSMISSÃO










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.