sexta-feira, 6 de setembro de 2019

GP DA ITÁLIA - Programação

O Grande Prêmio da Itália foi disputado pela primeira vez em 1921, em Montichiari, na província de Bréscia, num circuito feito de vias públicas. Está desde sempre no calendário da Fórmula 1, e sempre é realizado em Monza, à exceção de 1980, quando o GP foi disputado em Ímola para atender a demanda dos fãs da Romagna.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Rubens Barrichello - 1:21.046 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Kimi Raikkonen - 1:19.119 (Ferrari, 2018)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher (1996, 1998, 2000, 2003 e 2006) e Lewis Hamilton (2012, 2014, 2015, 2017 e 2018) - 5x

COM O PÉ DIREITO

Foto: Reprodução/ Red Bull
Alexander Albon teve uma grande estreia na Red Bull. Largando das últimas posições em virtude da punição por ter trocado de motor, começou com os pneus mais duros e na parte final da prova, com os macios, engoliu todos que eram possíveis para chegar em quinto.

O tailandês nascido e criado na Inglaterra lembrou das atuações que o consagraram vice-campeão da F2 ano passado, sempre aparecendo na reta final. Contou com a sorte para chegar em quinto, mas a sorte acompanham os bons e fez uma ultrapassagem indo até a grama para superar Sérgio Pérez.
É claro que tudo isso lhe rendeu elogios dos exigentes chefes da equipe, principalmente de Christian Horner:

“Alex me impressionou durante todo o fim de semana com sua abordagem, seu feedback e seu ritmo. Na corrida, ele fez um trabalho muito maduro. Na primeira metade da corrida, não fomos tão competitivos com os pneus duros quanto fomos com os macios, mas ele não cometeu nenhum erro bobo e nem correu riscos bobos", falou.

Horner também elogiou muito as ultrapassagens de Albon, sobretudo em cima de Ricciardo:
“Nós sabemos que Daniel é um corredor duro. A manobra dele para cima de Daniel e para cima de Sergio na última volta foram impressionantes”, reconheceu Horner. “Ir de 17º para 5º foi um início muito bom”, concluiu.


Em uma corrida, Albon se destacou mais que Gasly durante toda a primeira metade da temporada. É um piloto que sabe poupar pneus e dar o bote no final. É claro que teve a sorte de Verstappen ficar fora e ter mais holofotes, porque todos sabemos qual será seu papel no time dos energéticos: o segundão do holandês, mas com um bom ritmo e o maior número possível de pontos. Conseguiu chegar na melhor posição possível no final de semana, o que já é um ótimo cartão de visitas para este novato, sempre bom frisar.

SEM HIERARQUIA

Foto: Getty Images

Durante a temporada, em várias oportunidades a Ferrari priorizou Sebastian Vettel em detrimento do jovem Charles Leclerc, o que é normal, comparando-se o currículo dos dois. No entanto, em alguns casos, o alemão não era o mais rápido entre os dois, o que dava uma sensação de injustiça e de protecionismo.

Todavia, na Bélgica, foi o contrário. Com estratégias diferentes, Vettel estava na liderança mas Leclerc era muito mais rápido e fez a ultrapassagem a partir de uma ordem do chefão Mattia Binotto. Então isso quer dizer que agora o #16 é o primeiro piloto e o #5 é o segundo?

“Os dois pilotos têm e vão ter o mesmo tratamento. Simplesmente, se você é mais rápido e pode vencer a corrida, a equipe intervém e pede que um piloto ajude o outro. Isso aconteceu em muitas equipes ao longo dos anos e não vai mudar na Ferrari. “Ainda haverá oportunidades para Sebastian. Vamos seguir corrida após corrida, e o melhor piloto vai ser o que ocupar a liderança. Vamos seguir vendo como vai ser em Monza”, disse Binotto para a agência ‘GMM’.

Claro que gostaríamos de pegas inesquecíveis na pista, mas o que aconteceu domingo foi o correto. Leclerc estava bem mais rápido e tinha que passar para não perder tempo, tanto é que venceu com apenas nove décimos de vantagem. Como a Ferrari tem sérios problemas no desgaste dos pneus, o que vai acontecer é que o mais lento dos dois sempre terá a corrida sacrificada em prol da possível vitória do outro. Desta vez foi com Vettel. Em Monza, vai depender deles. Isso é ordem de equipe com inteligência.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 268 pontos
2 - Valtteri Bottas (Mercedes) - 203 pontos
3 - Max Verstappen (Red Bull) - 181 pontos
4 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 169 pontos
5 - Charles Leclerc (Ferrari) - 157 pontos
6 - Pierre Gasly (Toro Rosso) - 65 pontos
7 - Carlos Sainz Jr (McLaren) - 58 pontos
8 - Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 33 pontos
9 - Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 31 pontos
10- Alexander Albon (Red Bull) - 26 pontos
11- Lando Norris (McLaren) - 24 pontos
12- Daniel Ricciardo (Renault) - 22 pontos
13- Sérgio Pérez (Racing Point) - 21 pontos
14- Nico Hulkenberg (Renault) - 21 pontos
15- Lance Stroll (Racing Point) - 19 pontos
16- Kevin Magnussen (Haas) - 18 pontos
17- Romain Grosjean (Haas) - 8 pontos
18- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 1 ponto
19- Robert Kubica (Williams) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 471 pontos
2 - Ferrari - 326 pontos
3 - Red Bull Honda - 254 pontos
4 - McLaren Renault - 82 pontos
5 - Toro Rosso Honda - 51 pontos
6 - Renault - 43 pontos
7 - Racing Point Mercedes - 40 pontos
8 - Alfa Romeo Ferrari - 32 pontos
9 - Haas Ferrari - 26 pontos
10- Williams Mercedes - 1 ponto

TRANSMISSÃO:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.