sexta-feira, 26 de agosto de 2016

TESTES E PUNIÇÕES

Foto: F1Fanatic

A F1 voltou das férias de verão em ritmo de testes e tranquilidade. Serei sucinto. No TL1, Rosberg, usando o Halo, e Hamilton fizeram dobradinha, seguidos pof Raikkonen e Pérez (Force India sempre muito bem em Spa), Vettel em 5° e a dupla da Red Bull em 6° e 7° (Ricciardo e Verstappen). Os taurinos, a Toro Rosso e a Force India também utilizaram o apetrecho durante o dia. Massa foi o 12° e Nasr o 15°. Um dos destaques do dia foi a estreia de Esteban Ocon na Manor. Na primeira sessão, foi o 16°, a frente de Wehrlein, 19°. Massa, com a decadente Williams foi o 12°, enquanto Nasr, com novas atualizações na Sauber mas ainda sofrendo com problemas de motor, foi o 15°.

Foto: Getty Images
Foto: Divulgação
No TL2, a Mercedes não usou os pneus supermacios. Com isso, Red Bull e Force India se destacaram: Verstappen, Ricciardo e Hulkenberg no top 3, Vettel em 4° e Pérez em 5°. São as quatro principais forças da F1 hoje. A Red Bull virou a segunda força da F1. Se a Mercedes bobear, os taurinos irão incomodar. As equipes estão preocupadas com o desgaste dos pneus. A alta temperatura da pista (e consequentemente do clima na Bélgica) não é comum nessa época do ano. Destaque para Wehrlein, 11° colocado. A Williams ficou apenas em 16° e 17° (Bottas e Massa, respectivamente). Nasr, com o problema de corte no motor Ferrari, foi o último, enquanto Ericsson ficou em 15°.

Entretanto, o que chama a atenção antes do treino são as punições "folclóricas"a alguns pilotos. Por força do regulamento, sabemos que Ericsson, Hamilton e Alonso largaram nas últimas três posições. A decisão de Hamilton era óbvia e esperada: Ele e a Mercedes irão aproveitar que Spa é uma pista grande para fazer os reparos necessários, pois a possibilidade de fazer uma corrida de recuperação é maior. Desde o ano passado, o regulamento da F1 estabelece que cada piloto tem direito a usar, ao longo da temporada, cinco unidades de cada componente que forma a unidade de potência (MGU-H, MGU-K, bateria, turbo, motor a combustão e central eletrônica). A partir do momento que o piloto extrapola este número, ele é automaticamente punido com 10 posições no grid, perdendo mais cinco a cada outro item utilizado pela sexta vez. A penalidade se repete caso ele utilize a sétima unidade e assim por diante.

Entre os dois treinos, a Mercedes colocou dois MGU-H, turbocompressores, o que aumentou a pena em 30 posições. Todavia, Alonso o "superou na pena": O espanhol trocou a unidade de potência inteira: motor de combustão, MGU-H, MGU-K, turbo, controles eletrônicos e bateria. Sequer participou do TL1. Ericsson irá utilizar o seu sexto turbocompressor e foi punido com "apenas" 10 posições.

É ridículo a F1 punir com "30" posições, quando o máximo são 21 Isso é piada para os fãs e deixa todo mundo confuso, sem entender nada do regulamento. São atitudes como essa que explicam a queda de audiência do esporte...

A corrida tem tudo para ser ótima. Spa sempre é uma atração à parte. Rosberg deve largar na frente, com as duas Red Bull incomodando. A questão é saber a real diferença entre os dois carros. Ferrari e Force India vem logo atrás, e bem lá de trás Hamilton tem tudo para proporcionar um show de pilotagem e ultrapassagens vindo do fundo do pelotão, realizando sua corrida de recuperação, visando ter o mínimo de prejuízo possível para a pontuação do campeonato. Será que dá para ganhar?

Confira os tempos dos dois primeiros treinos livres do GP da Bélgica:



Até!

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