sexta-feira, 26 de agosto de 2016

GP DA BÉLGICA - Programação

O Grande Prêmio da Bélgica foi disputado pela primeira vez em 1925, e faz parte do calendário da Fórmula 1 desde a 1a temporada da categoria, em 1950.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Ayrton Senna - 1:41.523 (McLaren, 1991)
Pole Position: Michael Schumacher - 1:43.726 (Ferrari, 2002)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 6x (1992, 1995, 1996, 1997, 2001 e 2002)

VERSTAPPEN NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA AS CRÍTICAS: "VOU GUIAR DA MESMA FORMA DE ANTES"

Foto: ThisIsF1
É como diz aquela velha música da Luka: "Tô nem aí". Também é o lema de Verstappinho. Alvo de críticas dos pilotos pelo seu jeito "agressivo" de atacar e defender as posições, principalmente contra Raikkonen na Hungria, o holandês garantiu que não liga para os comentários do paddock: “Eu sempre vejo isso de forma positiva. Se as pessoas estão falando sobre você, então é porque você está fazendo alguma coisa certo. Claro, sempre tem gente que vai te criticar”, disse o piloto em entrevista à revista ‘Autosport’.

“Algumas pessoas são por você, algumas pessoas são contra. Mas tento fazer o melhor trabalho possível para a equipe porque nós estamos lutando com a Ferrari”, comentou o piloto, defendendo sua postura.


“Claro, estou sempre no limite, mas é assim que você chega ao sucesso, por estar no limite, porque se você estiver abaixo dele, então você nunca vai alcançar aquilo que é capaz de fazê-lo. Então, para mim, isso não muda muita coisa. Vou guiar da mesma forma que antes porque não há nada de errado nisso”, avisou. Verstappen faz o que todo piloto deveria fazer: É arrojado e agressivo, vai até o limite, mas sem ser desleal. É duro sim, mas defende e faz os movimentos necessários para segurar a posição e ir para cima em pontos de pista onde as ultrapassagens não são comuns (Rosberg e Kimi que o digam). É isso que o fã quer ver nas pistas: Disputa, defesa e troca de posições.

DE OLHO NA WILLIAMS, FORCE INDIA QUER MANTER ASCENSÃO

Foto: Economic Times
Sempre estiloso, o chefão Vijay Mallya está confiante com o desempenho da Force India neste final de semana. Afinal, o retrospecto da equipe indiana é muito bom: Foi lá que, em 2009, Fisichella conquistou a primeira pole e o primeiro pódio da história da escuderia antes de rumar para a Ferrari e substituir Luca Badoer. Diante dos últimos resultados positivos na temporada e a queda de rendimento da Williams, Spa é fundamental para que a Force India possa diminuir a diferença de pontos nos Construtores.

A briga vale o quarto lugar na tabela, o que daria uma grana fundamental para ambas as equipes pagarem suas dívidas e tentarem sobreviver nesse mundo caríssimo da F1. O circuito de alta, em tese, favorece as duas equipes. Entretanto, o chassi dos indianos parece ser melhor que o dos britânicos, o que pode fazer a diferença, afinal, ambos utilizam o mesmo motor Mercedes.“Spa representa uma boa chance de continuar marcando pontos. As mudanças que introduzimos em Silverstone fizeram a diferença e ainda há mais performance que podemos extrair do nosso chassi”, comentou o dirigente em prévia da equipe divulgada nesta segunda-feira (22).

“Acho que todas as equipes mudaram seu foco para 2017, portanto a ordem de forças não deve mudar muito. Em algumas pitas vamos nos adaptar melhor que os outros, mas sem dúvidas Spa é um circuito em que o VJM09 pode ser forte”, disse. Vijay complementou afirmando que “Desde Mônaco conseguimos 67 pontos em comparação com os 31 obtidos por nosso rival mais próximo. Se continuarmos neste ritmo, vai ser interessante ver em que posição podemos terminar a temporada".


O quarto lugar seria a melhor posição da história da equipe, que está na F1 desde 2008. Pelo andar da carruagem, é bem possível de acontecer, com dois bons pilotos e um carro competitivo em mãos. Mesmo com sérias dificuldades financeiras, é incrível notar que a Force India foi uma das poucas equipes que estrearam na última década e que conseguiu se manter, evoluindo do fim do grid para o meio, até chegar ao top 5 (Toro Rosso não conta porque é "somente" uma extensão da Red Bull). Tomara que os indianos possam surpreender igual em 2009. É quase impossível, mas sou esperançoso (lado torcedor da Force India batendo mais alto, confesso).

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 217 pontos
2 - Nico Rosberg (Mercedes) - 198 pontos
3 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 133 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 122 pontos
5 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 120 pontos
6 - Max Verstappen (Red Bull) - 115 pontos
7 - Valtteri Bottas (Williams) - 59 pontos
8 - Sérgio Pérez (Force India) - 47 pontos
9 - Felipe Massa (Williams) - 38 pontos
10- Nico Hulkenberg (Force India) - 33 pontos
11- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 30 pontos
12- Romain Grosjean (Haas) - 28 pontos
13- Fernando Alonso (McLaren) - 24 pontos
14- Daniil Kvyat (Toro Rosso) - 23 pontos
15- Jenson Button (McLaren) - 17 pontos
16- Kevin Magnussen (Renault) - 6 pontos
17- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 1 ponto
18- Pascal Wehrlein (Manor) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 415 pontos
2 - Red Bull TAG Heuer - 256 pontos
3 - Ferrari - 242 pontos
4 - Williams Mercedes - 97 pontos
5 - Force India Mercedes - 80 pontos
6 - Toro Rosso Ferrari - 45 pontos
7 - McLaren Honda - 42 pontos
8 - Haas Ferrari - 28 pontos
9 - Renault - 6 pontos
10- Manor Mercedes - 1 ponto

TRANSMISSÃO

Foto: Globoesporte.com




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