sábado, 16 de abril de 2016

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Foto: AP
Os treinos livres serviram para colocar mais pulga atrás da orelha das equipes do que propriamente sanar dúvidas e definir estratégias de corrida. Tudo isso em virtude dos problemas que Felipe Massa e Magnussen enfrentaram nos pneu traseiro esquerdo de seus carros (Massa teve esse problema duas vezes), o que acendeu o alerta para as equipes e a fornecedora de pneus, a Pirelli.

O Safety Car Virtual não permitiu muitas voltas dos carros no 1° treino livre. Mesmo assim, o desempenho da Ferrari no 2° treino também é um fator que aumenta o suspense para o qualyfing de logo mais. Na parte da manhã, a Mercedes foi a mais rápida, com Rosberg na frente, seguido de Hamilton, com pneus macios. O alemão se encaminha para a mais uma vitória, pois o inglês largará, na melhor das hipóteses, em sexto.

Foto: Divulgação
Os primeiros dois estouros foram com o brasileiro. Na primeira vez, a direção de prova acionou o Safety Car Virtual para limpar a pista. Pouco depois, novo estouro do pneu traseiro esquerdo do FW37. Na sequência, foi a vez do pneu de Magnussen explodir. O paddock ficou tenso. Será que é um problema estrutural dos pneus da Pirelli? Muita gente lembrou de Indianapólis 2005, quando os carros com pneu Michelin ficaram de fora da corrida por um problema no pneu. Correram apenas as equipes com pneu Bridgestone (No caso, Ferrari, Jordan e Minardi).

Foto: Getty Images
No fim, foram desvendados os mistérios: No caso da Williams, a explosão aconteceu em virtude do mal acerto no carro, fazendo com que o duto encostasse na roda. Já na Renault. a causa foi uma falha na suspensão que fez com que o pneu raspasse no assoalho do carro. 

No TL2, dobradinha da Ferrari: Raikkonen em primeiro, Vettel em segundo. Massa, que não anotou tempo no TL1, foi apenas o 14°. Dessa vez é Bottas quem utiliza o novo bico do FW37. Felipe Nasr segue sofrendo e andando atrás de Ericsson. A briga com a Manor vai ser dura. O brasileiro chegou a ser o último no treino da tarde (Magnussen e Gutiérrez não fizeram tempo).

As equipes ainda não sabem qual estratégia utilizar: Os pneus supermacios duram pouco. Os macios também. Os duros não tem bom rendimento. Resta saber como vai ser o comportamento no qualyfing. É certo que, em alguns casos, deverá se sacrificar a posição de largada por uma maior durabilidade de pneus na corrida. Parar no início pode comprometer a corrida, que deverá ser movimentada só pelo fato de Hamilton largar, no mínimo, na terceira fila. Ah, o treino promete: Está caindo o mundo na China! Promessa de emoção!

Confira os tempos dos dois primeiros treinos livres:




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