sábado, 30 de abril de 2016

MAIS PROBLEMAS PARA SEB

Foto: Divulgação
Quarta corrida na temporada e Sebastian Vettel está utilizando o seu segundo motor (são cinco até o final da temporada). Agora, irá utilizar a segunda caixa de câmbio (que pode ser trocada sem punições depois de seis provas). O SF16-H do alemão parou na reta dos boxes durante o segundo treino livre, após completar dez voltas. O carro foi empurrado pelos comissários da pista e os mecânicos da equipe italiana. Com isso, Seb foi punido com cinco posições no grid. Pela Ferrari ser a segunda força da F1, sua tarefa para brigar por vitória e até pódio com seu companheiro de equipe complicou um pouco. Em um circuito que desgasta pouco os pneus, o tetracampeão terá que conquistar as posições no braço, partindo para cima de seus adversários.

Tivemos mais um domínio da Mercedes nos treinos livres. Entretanto, a distância entre os tempos dos alemães e dos italianos (um segundo) não deve condizer com a realidade. A Ferrari não utilizou muito os pneus supermacios. A vantagem do W07 deve ser de meio segundo, no mínimo. Ou seja: Se nada der errado, mais uma dobradinha das flechas de prata na primeira fila. No TL1, Rosberg meteu sete décimos em Hamilton, que retribuiu a gentileza e foi oito décimos mais rápido no TL2. Nico foi o terceiro, atrás da Ferrari problemática de Vettel. No TL1, Massa superou as Red Bulls e ficou em um bom quinto lugar. No TL2, foi o nono, enquanto Bottas foi o sétimo no TL1 e sexto no TL2. Diante das características da pista, dá para o FW37 sonhar com a terceira fila da largada.

Foto: Divulgação
O que todo mundo estava aguardando para ver era o aeroscreen na Red Bull de Daniel Ricciardo. Trata-se de uma tela aerodinâmica composta por um painel translúcido, sustentado por hastes laterais e uma superior. O australiano fez uma volta inaugural e retornou aos boxes. O aeroscreen da Red Bull é muito mais bonito, agradável e eficiente que o tal halo "havaianas" da Mercedes. Se for para escolher um modelo, que seja esse. Todavia, gostaria que não tivesse tela nenhuma. F1 é um esporte de risco e tenho minhas dúvidas se esses aparatos seriam tão eficientes nos acidentes. Me parece coisa para "família do Bianchi" ver...

Por fim, Felipe Nasr finalmente teve a disposição um novo chassi para seu C35, o terceiro construído pela equipe na temporada. Foi o que bastava para o brasileiro andar bem na frente de seu companheiro de equipe, Sony Ericsson. No TL1, foi o 14°, cinco posições (e quase um segundo) à frente do sueco. No TL2, 19° colocação, enquanto Ericsson foi o lanterna (também nove décimos de vantagem). Não sabemos se o novo chassi proporciona essa disparidade entre o rendimento dos dois carros. Creio que não. Todavia, é bom o brasileiro voltar a pelo menos andar na frente do companheiro. Entretanto, apenas esse chassi não será o suficiente para que a Sauber pontue, e os próprios suíços devem saber disso. Ah, e que a equipe dê igualdade de condições para que seus pilotos disponham do mesmo equipamento e corram de forma justa na pista, né?

Confira os tempos dos dois primeiros treinos livres:



Até!


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