sexta-feira, 29 de abril de 2016

GP DA RÚSSIA - Programação

A Rússia entrou no calendário da Fórmula 1 pela primeira vez em sua história em 2014, com o GP disputado no circuito urbano de Sochi. A cidade fica às margens do Mar Negro, no sudoeste do país. A estrutura para o circuito se aproveita do que foi construído visando as Olimpíadas de Inverno, realizadas no mesmo ano.

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Sebastian Vettel - 1:40.071 (Ferrari, 2015)
Pole Position: Nico Rosberg - 1:37.113 (Mercedes, 2015)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Lewis Hamilton - 2x (2014 e 2015)

DEFINIÇÃO DAS REGRAS DOS CARROS PARA 2017

Foto: Getty Images
Na última terça-feira (26), foi realizada uma reunião entre as principais lideranças da F1, no aeroporto de Biggin Hill, no sul de Londres. Foram debatidas as regras sobre as dimensões dos carros e pneus para o ano que vem. Além disso, existe uma grande disputa política entre Bernie Ecclestone e Jean Todt contra as montadoras, principalmente Ferrari e Mercedes.

Os carros serão mais largos e rápidos, muito mais velozes nas curvas. Dizem que será cinco segundos mais rápido que o carro atual. O grande empecilho é a questão dos motores: Ferrari, Mercedes e Renault cobram 22 milhões de euros (R$ 100 milhões) para seus clientes. Todt e Ecclestone desejam baixar esse valor para 12 milhões (R$ 55 milhões). Segundo fontes, as equipes aceitariam apenas a partir de 2018 e com a utilização de apenas três unidades motrizes por temporada (atualmente, são cinco), em um extenso calendário com 21 GPs.

Bernie Ecclestone e Todt simpatizam com a ideia de um fornecedor externo, independente e sem ser um motor híbrido, apenas turbo. O valor dessa unidade motriz custaria a metade dos motores de Ferrari e Mercedes, sendo que o motor turbo teria mais cavalos. Seria interessante observar a disputa entre as diferentes unidades. O que está em jogo é a hegemonia política: Bernie/Todt x Ferrari/Mercedes. Resta saber quem vai levar a melhor.

DICA: Confira o post do Lívio Oricchio, que obtém informações exclusivas e técnicas dos bastidores e outras situações :) 

ESPECULAÇÕES...

Foto: Divulgação

Ao que tudo indica, Max Verstappen será promovido a "equipe-mãe" Red Bull no ano que vem, no lugar de Daniil Kvyat. Para mim, uma grande injustiça. O russo superou o ótimo Ricciardo ano passado e, mesmo enfrentando diversos problemas em seu carro nas duas temporadas em que está na equipe taurina, merece sequência. É um piloto com muito potencial, assim como Max. O holandês é muito jovem e não precisa ser alçado tão precocemente a uma grande equipe que dispõe de dois grandes pilotos. Enfim, não é de hoje que Helmut Marko adora incinerar seus jovens talentos.

Nico Rosberg ainda não renovou com a Mercedes. Seu contrato encerra-se no fim da temporada. Diante da (improvável) incerteza na permanência da equipe, os alemães já estariam buscando alternativas. Uma delas é Valtteri Bottas, da Williams, e empresariado por Toto Wolff, chefão da escuderia alemã. Como sempre, saiu uma notícia na imprensa espanhola ligando Alonso a Mercedes... Vou soltar um spoiler: Rosberg vai renovar com os alemães.

Lembrando que Raikkonen, Button e Massa também terão seus contratos encerrando no final do ano e o futuro dos três é um grande ponto de interrogação. Indícios apontam que Raikkonen irá se aposentar. Já o britânico e o brasileiro... Certamente isso será um tema de um post no meio ou fim da temporada.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Nico Rosberg (Mercedes) - 75 pontos
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 39 pontos
3 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 36 pontos
4 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 33 pontos
5 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 28 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 22 pontos
7 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 21 pontos
8 - Romain Grosjean (Haas) - 18 pontos
9 - Max Verstappen (Toro Rosso) - 13 pontos
10- Valtteri Bottas (Williams) - 7 pontos
11- Nico Hulkenberg (Force India) - 6 pontos
12- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 4 pontos
13- Stoffel Vandoorne (McLaren) - 1 ponto

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 114 pontos
2 - Ferrari - 61 pontos
3 - Red Bull TAG Heuer - 57 pontos
4 - Williams Mercedes - 29 pontos
5 - Haas Ferrari - 18 pontos
6 - Toro Rosso Ferrari - 17 pontos
7 - Force India Mercedes - 6 pontos
8 - McLaren Honda - 1 ponto

TRANSMISSÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.