sábado, 31 de outubro de 2015

DE VOLTA PARA O PASSADO


Foto: AutoSport
Depois de toda a repercussão de quando o filme "De volta para o Futuro" veio para 2015, parece que a F1 quer retroceder... Vejamos: O eterno desejo de "humanizar" a categoria, onde o piloto seria o destaque, o domador das máquinas ferozes do terceiro milênio, um showman, no estilo oitentista ou noventista (e até para mais atrás...)

Outra: O retorno para o México, depois de 23 anos. Pelo pouco que eu acompanhei, achei um traçado travado, um típico "Tilkódromo". Os pilotos estão reclamando do asfalto, novinho em folha, estar liso demais, o que causou várias rodadas e erros, aliado a pista úmida (Existe a possibilidade de chuva no treino e na corrida). A atmosfera dos fãs é espetacular: Eventos de luta livre e as máscaras típicas dessa luta, os mariachis, A F1 precisava do México. Que bom que estão de volta.

Mais de vinte anos depois, vemos um Verstappen na frente. Mesmo que não signifique muita coisa, é ao mesmo tempo algo interessante. Jos, o pai, teve dois terceiros lugares na carreira em 1994, naquela Benetton dominante de Schumacher. Max, o filho, foi o mais rápido no TL1. O que chamou a atenção foi o superaquecimento do freio de Rosberg, que forçou a ele e Lewis (por precaução) abandonarem o treino na metade. As Red Bulls e a Ferrari parece que despontam como outras forças que podem dominar as primeiras posições. Kvyat em 2° Raikkonen em 3°, Vettel em 4° e Ricciardo em 5° e Rosberg em 6°, Bottas em 7°. Massa o 10°, seguido de Hamilton. Nasr e a Sauber ficando cada vez mais para atrás, o que infelizmente não é novidade, mas triste mesmo assim: 14°.

Foto: Divulgação


Uma notícia que surgiu algum tempo e que não passava de um mero boato (ou chute jornalístico) parece que ganhou muita força e, aparentemente, está próximo de se tornar realidade: Trata-se da Aston Martin. Segundo a "AutoSport", os britânicos estão concluindo um acordo para tomar o controle da equipe indiana já no ano que vem. A Mercedes fornece motor para a escuderia de Vijay Mallya e detém 5% das ações da Aston Martin, que deu seu aval para a união. Antigamente, a informação os ligavam para a Red Bull.

O mandatário da Force India afirmou que, assim que as negociações forem encerradas, anunciará tudinho para os fãs. Estamos no aguardo! Como um torcedor confesso dos indianos, espero que a Aston Martin melhore cada vez mais o ótimo trabalho que a Force India desempenha na F1 desde 2008. E o mais importante: Que não abandonem o projeto depois de alguns anos... Eles já estiveram presentes na categoria nas temporadas de 1960 e 1961. Pode ser que a Force India/Aston Martin seja a nova "segunda equipe" dos alemães, renegando a Williams ao terceiro posto. O carro da Aston seria assim (?):

Foto: Deviantart.net
No TL2, Verstappinho bateu logo no início e ficou de fora. Rosberg se recuperou do problema de seu W06 e foi o mais rápido. Grosjean, que cedeu sua Lotus para o futuro estreante Palmer, teve problemas e abandonou no fim do treino. As Red Bulls de Kvyat e Ricciardo ficaram em 2° e 3°, com Hamilton em 4° e as Ferraris de Vettel e Raikkonen em 5° e 6°. Bottas de novo foi o 7°, assim como Massa o 10°, Nasr também foi outra vez o 14°, porém dessa vez superou Ericsson, o 17° (No TL1, o sueco foi o 12°).


"You used to call me on my cellphone...": É amigos, a situação da Red Bull não tá nada fácil. Sem motor para o ano que vem, os taurinos estão carentes. Nada melhor do que rir da situação, não é mesmo? Pois bem, os austríacos colocaram nos classificados o RB12 na pista: "Solitário com muito a oferecer para o parceiro correto". Interessados? (Honda e Renault, caiam fora)

Foto: Reprodução
O pessoal da Honda afirma que está negociando com Helmut Marko, Christian Horner e cia, embora Ron Dennis já tenha desaprovado uma possível união dos dois pombinhos...

Para finalizar, surpreendendo a todo mundo, a Haas finalmente confirmou Esteban Gutiérrez como companheiro de equipe de Romain Grosjean na estreante Haas ano que vem. Uma pena que Vergne e Magnussen tenham ficado de fora do grid. O México volta a ter dois representantes na categoria.

Por hoje é isso, até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.