sexta-feira, 23 de outubro de 2015

GP DOS EUA - Programação

O Grande Prêmio dos EUA entrou no calendário da Fórmula em 1950. Até 1960, as 500 Milhas de Indianapólis faziam parte do circo da Fórmula 1. Desde então, o GP foi disputado nos circuitos de Riverside (1960), Watkins Glen (1961-1980), Sebring (1959), Phoenix (1989-1991), Indianapólis (2000-2007) e Austin (2012-).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Sebastian Vettel - 1:39.347 (RBR, 2012)
Pole Position: Sebastian Vettel - 1:35.657 (RBR, 2012)
Último vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 5x (2000, 2003, 2004, 2005 e 2006)

PARA NÃO PERDER O CONTROLE

Foto: TRF1

O ex-presidente da FIA, Max Mosley, deu o recado: Ou Bernie Ecclestone encontra uma fabricante de motores independente (sem interesse de construtoras), ou ele perderá o comando da F1 para Mercedes, Ferrari e Renault. Segundo Mosley, esses três últimos estão prestes a formar um cartel. Ele concedeu entrevista à rede de TV alemã ZDF. "A dificuldade é que você tem de ter uma fornecedora de motores independente que pode trabalhar com os times em base comercial.

A grande força da F1 desde o final dos anos 1960 até recentemente era que a Cosworth, Mecachrome e outras companhias fabricantes de motores eram independentes, então você não está apenas nas mãos dos fabricantes", disse."No momento em que você tem um ou dois, até três, fabricantes e eles estão envolvidos neste nível, então Dieter Zetsche pode falar com Sergio Marchionne ou Carlos Ghosn e eles controlam a F1 - você não controla a F1. Neste ponto, a necessidade por uma fornecedora independente de motores é grande", seguiu Max.

Além dos gastos serem exorbitantes e economicamente inviáveis para muitas equipes, tais mudanças poderiam trazer mais competitividade à categoria, dominada pelas equipes construtoras que possuem o motor e que obviamente não aceitam tais medidas, por razões óbvias. Bernie precisa mais uma vez mostrar porque construiu esse império da F1, do qual ele é herói e vilão ao mesmo tempo.

MARKO QUER FIM DE IMPASSE DOS MOTORES ATÉ O FINAL DE SEMANA

Foto: Odstatic
Consultor da Red Bull afirmou para publicação alemã "Auto Bild" que deseja o fim da novela sobre o fornecedor de motor dos taurinos para o ano quem até o GP dos Estados Unidos, em Austin. “No momento, nada foi decidido”, disse Marko. “Mas espero que até a corrida de Austin, nós saibamos para onde estamos indo”, seguiu. Os austríacos romperam com a Renault e negociaram com Ferrari e Mercedes, que recusaram fornecer motor para eles. A Ferrari, somente uma versão 'B', o que a Red Bull recusou. 

Especulações apontam que a Red Bull teria procurado novamente a Renault, pois estão sem alternativas. É forte a possibilidade da Red Bull e da sua equipe satélite, a Toro Rosso, de abandonarem a categoria. Haja reuniões e costuras políticas de Red Bull, Bernie e um motor para manter o grupo austríaco na F1 pelos próximos anos.

CLASSIFICAÇÃO:
1 - Lewis Hamilton (Mercedes) - 302 pontos
2 - Sebastian Vettel (Ferrari) - 236 pontos
3 - Nico Rosberg (Mercedes) - 229 pontos
4 - Kimi Raikkonen (Ferrari) - 123 pontos
5 - Valtteri Bottas (Williams) - 111 pontos
6 - Felipe Massa (Williams) - 109 pontos
7 - Daniil Kvyat (Red Bull) - 76 pontos
8 - Daniel Ricciardo (Red Bull) - 73 pontos
9 - Sérgio Pérez (Force India) - 54 pontos
10- Romain Grosjean (Lotus) - 44 pontos
11- Nico Hulkenberg (Force India) - 38 pontos
12- Max Verstappen (Toro Rosso) - 33 pontos
13- Felipe Nasr (Sauber) - 25 pontos
14- Pastor Maldonado (Lotus) - 22 pontos
15- Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) - 12 pontos
16- Fernando Alonso (McLaren) - 11 pontos
17- Marcus Ericsson (Sauber) - 9 pontos
18- Jenson Button (McLaren) - 8 pontos

CONSTRUTORES:
1 - Mercedes - 531 pontos
2 - Ferrari - 359 pontos
3 - Williams Mercedes - 220 pontos
4 - Red Bull Renault - 149 pontos
5 - Force India Mercedes - 92 pontos
6 - Lotus Mercedes - 66 pontos
7 - Toro Rosso Renault - 45 pontos
8 - Sauber Ferrari - 34 pontos
9 - McLaren Honda - 19 pontos

TRANSMISSÃO

Arte: Globoesporte.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.