segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

BARCELONA, DIAS 3 e 4 - PIT STOPS E ACIDENTE DE ALONSO

Fim de semana agitado na Fórmula 1, que viveu momentos de tensão com o estranho acidente que levou Alonso a passar a noite em observação no hospital. No fim da segunda parte de testes da pré-temporada, a Lotus terminou na frente três vezes (duas com Maldonado e uma com Grosjean) em quatro dias. Entretanto, o que espantou foi o desempenho de Nico Rosberg com os pneus médios: apenas 2 décimos mais lento que Maldonado, que estava com os supermacios. Segundo a Pirelli, a diferença de tempos entre os dois compostos é de 2 segundos e meio. Ou seja, a Mercedes segue sobrando na Fórmula 1. Williams, Ferrari e Red Bull brigam para ser a segunda força. Equipe com a menor quilometragem da pré-temporada (perdendo até para a Force India que ficou de fora em Jerez), a McLaren segue com sérios problemas e vai ter que se acertar durante a temporada para sair do fundo do grid.

Após esse resumo, começarei a falar dos dias dos testes pela ordem inversa do que o post sugere, até por questão da relevância de informações que temos até agora. Vamos lá:


BARCELONA, DIA 4

Foto: Getty Images
Com total e absoluta certeza podemos afirmar que o acidente de Fernando Alonso foi o principal destaque do domingo. As câmeras de TV não flagraram o incidente. Segundo testemunhas e imagens de celular, o espanhol perdeu o controle do MP4-30 no meio da curva 3 e bateu lateralmente no muro, com o carro percorrendo lateralmente a área de escape até parar. A desaceleração não foi abrupta. Dizem que Alonso perdeu a consciência antes mesmo da batida, mas os médicos não informaram nada a respeito disso. O pai e o empresário do Espanhol afirmaram que ele está "ok e consciente, porém confuso". O bi campeão passará a noite no hospital em observação, embora não tenha sido constatada nenhuma lesão grave. Apenas precaução.

Voltando o assunto para dentro da pista, o suíço naturalizado francês Romain Grosjean terminou o domingo com o melhor tempo, com 1:24.067, pneus supermacios. Em segundo ficou Rosberg, apenas 254 décimos atrás e com pneu MÉDIO. A diferença de perfomance entre ele os supermacios são de 2 segundos e meio. É muita coisa. De forma discreta, a Mercedes deixou o recado: Estamos alguns passos na frente de vocês. Mais do que isso, Nico fez 131 voltas, maior quilometragem do dia. Bottas com a Williams fez 129 giros, enquanto Daniil Kyvat andou 104 voltas. Confiabilidade, confiabilidade...

Felipe Nasr teve problemas no C34 da Sauber e ficou parado durante a manhã. Voltou a pista apenas de tarde para anotar 73 voltas e o quarto melhor tempo, usando pneus supermacios. Em virtude do acidente, a McLaren não voltou para a pista e deixou Button "chupando dedo". 

Foto: Getty Images
Confira os tempos do quarto dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com


BARCELONA, DIA 3

Foto: Getty Images

O treino de sábado não teve muitas emoções. Os destaques na ponta da classificação ficaram por conta de Maldonado e Verstappen, que foram os mais rápidos usando os supermacios. O novato holandês também foi quem andou mais: 129 voltas, contra 112 de Kyvat, 105 de Vettel, 104 de Hamilton e 101 do venezuelano ponteiro do treino A Williams de Massa priorizou o treinamento de pit stops, elemento que foi preponderante e influenciou negativamente os seus resultados nas corridas de China e Áustria, por exemplo. Foi o sétimo. Ericsson e a Sauber enfrentaram um problema de câmbio e só andaram, quando fizeram o quarto melhor tempo, com pneus macios. Um novo problema no MGU-K acabou com o treino da McLaren de Button em apenas 12 voltas. Será um início difícil para a McLaren e sua nova velha parceira Honda...

Foto: Getty Images

Confira a classificação 3° dia de testes em Barcelona:

Foto: Arte Globoesporte.com

Vejam os melhores tempos dos quatro dias de teste também. A última bateria de treinos continua na quinta-feira e se estende até domingo, nada de novo, nem a pista. Depois, é só empacotar tudo e rumar para a Austrália. Quando os testes acabarem, farei um resumo da pré-temporada, na semana que vem, quando minhas férias acabarem.... Damn, até lá!

1 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS MERCEDES 1:24.064 111
2 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:24.321 +0.257 195
3 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS MERCEDES 1:24.348 +0.284 173
4 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:24.574 +0.510 212
5 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:24.584 +0.520 163
6 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:24.672 +0.608 143
7 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:24.702 +0.638 193
8 MAX VERSTAPPEN HOL TORO ROSSO RENAULT 1:24.739 +0.675 223
9 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:24.923 +0.859 108
10 DANIIL KVYAT RUS RED BULL RENAULT 1:24.941 +0.877 209
11 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:24.956 +0.892 151
12 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:25.345 +1.281 173
13 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO RENAULT 1:25.604 +1.540 188
14 JOLYON PALMER ING LOTUS MERCEDES 1:26.280 +2.216 77
15 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:26.312 +2.248 178
16       MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:26.340 +2.276 164
17 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:26.591 +2.527 36
18 PASCAL WERHLEIN ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:27.564 +3.500 113
19 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:27.956 +3.892 79
20       JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:28.182 +4.118 42
21 PASCAL WERHLEIN ALE MERCEDES 1:28.489 +4.425 48
22 SUSIE WOLFF ESC WILLIAMS MERCEDES 1:28.906 +4.842 83

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.