sexta-feira, 29 de julho de 2022

O QUE É O TIMING...

 

Foto: Getty Images

O que é o timing... Justo quando escrevi que a situação de Vettel era a mais tranquila, que só dependia dele, o alemão, dias depois, faz o anúncio que alguns já imaginavam.

O que é o timing... Sebastian Vettel criou redes sociais para anunciar a aposentadoria da F1 no final da temporada. Aposentadoria? Vettel é contemporâneo de Hamilton, que pra mim sempre vai estar na McLaren com um capacete amarelo. E Seb? Barbarizando na Toro Rosso, vencendo de ponta a ponta na chuva de Monza, a impressão era clara: esse cara vai ser alguém muito grande na categoria.

O que é o timing... com a Red Bull crescendo, faltava o piloto para ser o líder. Tão jovem e mesmo assim, no lugar certo, na hora certa, com o talento que precisava. Sebastian Vettel parecia estar sempre no lugar certo e na hora certa. A simbiose com o carro era impressionante. Era um clichê inevitável: o novo Schumacher. O legado do amigo. Já eram 4 títulos seguidos.

O que é o timing... o novo regulamento veio e Vettel, lentamente, foi perdendo o brilho. Dominado por Ricciardo, rumou para o novo desafio, tal qual o ídolo Schumacher: reerguer a Ferrari. O início foi animador, mas os erros foram ficando cada vez mais expostos e repetitivos, demais para alguém com tanto currículo.

A descendente de Vettel foi tão rápida quanto a ascensão. É brutal demais quando alguém acostumado a vencer se vê relegado a coadjuvante, sem rumo. A tentativa na Aston Martin não dá para chamar de fracasso. Vettel não teve carro e ainda assim conseguiu dois pódios, um deles anulado porque foi desclassificado graças a uma irregularidade da equipe.

O que é o timing... Vettel cada vez mais foi se distanciando da velocidade. Não perdeu a paixão, apenas descobriu outras, além de novos desafios e prioridades. A família. A vida reclusa e fechada, surpreendente para alguém do tamanho de Vettel. O envolvimento com as causas LGBT, ambientais, tornar a F1 e o automobilismo um ambiente mais inclusivo e menos tóxico e preconceituoso. Correr ficou pequeno demais para Seb.

O que é o timing... Vettel escolhe parar e não ser parado. Muitos grandes pilotos não vão ter a possibilidade que o tetracampeão terá: homenageado nas corridas finais, a última tour. 54 vitórias, 4 títulos, 57 poles... Top 5 da F1 em números, indiscutível. Uma carreira de muito sucesso. Ser campeão já é grandioso. Ser tetracampeão, meu amigo, não há muito o que pontuar.

Vettel parte para novos desafios pessoais e profissionais. Tomara que continue no paddock hora ou outra porque é um grande apaixonado pela velocidade. Se não fosse a luta ambiental, escreveria que ele é um “cabeça de gasolina”.

O que é o timing... Vettel certamente não está entre os melhores, mas sim entre os maiores. Esteve no lugar certo, na hora certa. Isso é um mérito tão raro quanto ser um grande piloto, que foi. Se 4 títulos foram demais para a carreira e a qualidade de Seb isso não importa hoje em dia. A história é contada pelos vencedores.

Não é todo dia que vemos um tetra ou um hepta surgir e desaparecer dos nossos olhos. 15 anos passam rápido. Estamos velhos, o mundo gira e a vida passa, todos os dias, numa velocidade implacável. Quando nos dermos conta, estamos aqui, repercutindo a futura aposentadoria de alguém que a gente viu jovem e era chamado de Justin Bieber da F1.

Sobre os treinos da Hungria: é nítido que temos a Ferrari a frente das rivais mais uma vez. A velha pergunta, chata e repetitiva, porém necessária, é: os italianos vão aproveitar a chance? A cada corrida que passa, isso não é o suficiente. Agora, além disso, a Red Bull precisa ter azares e problemas. A conferir. Max já começa a administrar a vantagem, mas não pode pensar em relaxar muito. O esporte é imprevisível.

Quem parece muito bem nesse final de semana, no casamento de estilos, é a McLaren. Discreta até aqui, os dois pilotos estiveram no top 5, o que pode ser um indício promissor. Alonso e até mesmo a Aston Martin de Vettel, agora na tour do adeus, aparecem bem.

Aparentemente, a Mercedes tem algumas dificuldades com o circuito mais travado, o que surpreende. Em tese, com menos dependência das velocidades altas de reta, era para os alemães talvez estarem mais próximos. Por enquanto, não é o caso. Também não acho que é um caso dramático, mas a McLaren pode encrespar essa disputa solitária pela terceira força da F1. 

A última corrida antes da parada começa com uma sensação de nostalgia causada por Vettel. Nostalgia e celebração. O campeonato, não muito emocionante nos pontos, contribui para o brilho do tetracampeão. No calor europeu, Hungaroring é um ponto de chegada e de partida ao mesmo. O fim da primeira parte da temporada; o início do adeus de uma lenda.

Confira os tempos dos treinos livres do GP da Hungria:



Até!

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