segunda-feira, 25 de julho de 2022

HAMILTON, 300

 

Foto: Reprodução/Mercedes

Diante de tantos recordes impressionantes, muitos deles os mais importantes da F1, Lewis Hamilton completou uma marca que não parece muito significativa, mas na verdade é o símbolo de seu legado e longevidade: 300 grandes prêmios na F1.

É uma lista seleta, que estão outros nomes como Michael Schumacher, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Rubens Barrichello e Jenson Button. Em breve, terá Sebastian Vettel. Ela diz por si só. É claro que hoje é mais “fácil” chegar a esses números porque há mais corridas, mas ficar 15 anos na F1 não é pra qualquer um.

Ficar 15 anos no topo da F1 não é mesmo pra qualquer um. Hamilton chegou logo numa equipe de ponta, algo inédito no esporte. Do lado dele, um certo Alonso, que seria o sucessor natural de Schumacher. O novo rei. Bom, a história mostra o que aconteceu. Ser forjado na disputa interna e guerras mentais ajudou Lewis? Com certeza, mas voltar onde tudo começou é o que me fez escrever.

2007 já é uma década e meia atrás. Hamilton tinha sempre a definição: primeiro negro na F1. Isso não mudou muito com o passar do tempo, mas agora é: o maior ou um dos maiores da F1. Venceu em todos os anos que disputou, mesmo campeão, quase, carros inconfiáveis ou quando viveu o pior momento da carreira, apelidado como Nigelmilton, ou algo assim.

Hamilton sempre foi muito rápido, mas faltava temperar nas disputas de pista. É o amadurecimento. Assim como outros nomes, apesar de começar no topo, teve o entendimento para buscar novos desafios. Perceber que a McLaren não era mais o que ele conhecia e embarcar na construtora que sempre o apoiou desde a infância é o salto que separa Hamilton, piloto campeão do mundo e muito rápido para Hamilton, heptacampeão mundial e recordista de poles e vitórias.

300 corridas. 7 títulos. Mais de 100 poles e vitórias. Muitos números. Embora a história de Hamilton se confunda com a da Mercedes, a minha cabeça sempre vai associá-lo a McLaren e o capacete amarelo inspirado no Senna. Igual o Raikkonen: campeão e com muitas corridas na Ferrari mas a lembrança marcante também é dos tempos da McLaren.

2022 é um ano desafiador para Hamilton. Ainda não venceu no ano, algo inédito. Um hepta jamais fica acostumado a não ser protagonista. Dessa vez, culpa da Mercedes, mas acontece: eles têm muitos créditos, aparentemente. Mesmo assim, com a idade avançada, mostra porque é um dos maiores da história.

Agora, as coisas se inverteram. Hamilton é o veterano multicampeão dividindo ambiente com um novato prodígio do time. Claro, não há guerra interna, muito pelo contrário, mas é um desafio que Hamilton não enfrentava desde Button: o companheiro de equipe. George Russell é duríssimo. Ser campeão ou não depende de muitos fatores, mas há ali talento e consistência para acreditar nessa possibilidade. Basta a Mercedes entregar o carro para os dois.

A corrida da França mostra essa maturidade e a diferença nos níveis de competição. Se acostumando com um carro diferente dos títulos que brigou e conquistou, Hamilton se adaptou. A algum custo, é verdade. Na tabela, ainda está atrás de Russell, mas aquela diferença incômoda não existe mais.

É claro que Hamilton não precisa provar mais nada para ninguém nas pistas. É evidente que os resultados importam, mas para o Sir, isso hoje em dia é secundário. Lewis não apresenta sinais de desaceleração. Ele e Alonso, quem diria, são os velhinhos do grid, junto com Vettel. Diferentemente do alemão, o talento continua.

O grande legado e objetivo de Hamilton é voltar para as vitórias, é claro. Depois, voltar a brigar para ser o primeiro octa e, mais importante que isso: continuar sendo um exemplo, mostrando que não é somente um piloto histórico, mas sim um ser humano excepcional.

A grande conquista de Lewis Hamilton é ser reconhecido como Lewis Hamilton, que abre caminhos para os negros na F1 e luta, dentro de suas possibilidades, contra as injustiças do mundo.

Lewis Hamilton não é o piloto heptacampeão. Lewis Hamilton é Lewis Hamilton.

Até!


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