sexta-feira, 30 de agosto de 2019

CONFIRMAÇÕES

Foto: Getty Images
Depois do último "Vídeos e Curtinhas", nos últimos dias e horas tivemos algumas confirmações do mercado de pilotos para a temporada 2020. Afinal, agosto e setembro é onde se define quase tudo. Vamos lá:

- Efeito dominó: Bottas renovou com a Mercedes por mais uma temporada; com isso, Esteban Ocon acabou confirmado na Renault para as duas próximas temporadas no lugar de Nico Hulkenberg, que por sua vez vira candidato a vaga da Haas no lugar de Romain Grosjean segundo palavras do próprio chefão Gunther Steiner. Interessante que o contrato de Bottas é de um ano e Ocon assinou por dois com os franceses. Será que ele é mais um que perdeu o bonde da história nas flechas de prata?

Bem, ao menos ganha chance em outra equipe de fábrica mesmo não tendo feito muita coisa para merecer isso, afinal foi superado por Sérgio Pérez nos dois anos que dividiram a então Force India. Quem ficou para trás mesmo foi Hulkenberg. De prodígio a "melhor do resto", o alemão agora é definitivamente um talento desperdiçado que não vingou, seja por azar, incompetência ou os dois. Entre ele e Grosjean, que fique Nico.

- Por falar em Sérgio Pérez, o mexicano renovou com a Racing Point por três temporadas. Não é muito comum isso na Fórmula 1, mas acaba evidenciando a confiança que a ex-Force India tem nele, piloto da casa desde 2014, mesmo que nesta temporada seja o pior em termos de resultado. Também é interessante um contrato de longa duração em uma equipe que é praticamente comandada pelo pai de Stroll, que certamente gostaria de um piloto mais fraco para que o filhote se sobressaia.

Foto: Reprodução
O calendário provisório da F1 confirmou que teremos 22 corridas. Espanha e México estão mantidas, além das entradas de Vietnã e Holanda e a saída da Alemanha. Claro que ainda falta a homologação da FIA, mas a ideia é a temporada começar dia 15 de março, na Austrália, e terminar no dia 29 de novembro, em Abu Dhabi.

Sobre o circuito de rua na Ásia, um ponto de interrogação gigante: será que vai ser uma corrida decente? Será que vai durar mais de três anos ou vai virar uma Ìndia ou Coreia do Sul da vida? Além do horário agradável aqui no Brasil... Sobre Zandvoort: circuito travado. Deve ser legal porque vai ser a casa de Max Verstappen e só, a princípio, mas veremos. Uma pena que um palco de 12 títulos mundiais não tenha uma corrida. É inaceitável, ainda mais depois da corridaça deste ano.

Um boato que não se confirmou neste final de semana seria a ausência de Kimi Raikkonen, que teria sofrido uma lesão muscular nas férias. Parece coisa de jogador de futebol. Com isso, o reserva Marcus Ericsson saiu dos EUA e está lá de sobreaviso para assistir a corrida, até porque Kimi participou normalmente das sessões de hoje.

A Ferrari é ampla favorita nesta e na próxima etapa. Portanto, tem a obrigação de vencer, principalmente Seb que não vence faz exatamente um ano nessa mesma pista. Ele liderou a primeira sessão e Leclerc a segunda, com a Mercedes atrás. Hamilton teve problemas nos dois treinos. Albon estreia na Red Bull largando em último porque irá testar um novo motor Honda mas não fez feio: apenas alguns décimos atrás de Verstappen. Kvyat também será a cobaia na Toro Rosso. A ideia é que os outros dois usem esse motor em Monza. Gasly também reestreou e continua muito mal, nas últimas posições. Será que é o efeito Daniil Kvyat 2016/2017 já fazendo efeito?

Foto: Getty Images
Interessante notar como a eterna Force India é sempre "boa de reta" em Spa. Dez anos atrás, fizeram a única pole com Fisichella. Também faz dez anos que Reginaldo Leme denunciou o "Cingapuragate" com exclusividade. Um momento histórico do esporte e do nosso jornalismo, sem dúvidas. Vida longa ao Regi!

Será que a Ferrari sai da seca?

Confira os tempos dos treinos livres do GP da Bélgica:




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