terça-feira, 12 de março de 2019

GUIA F1 2019 - PARTE 1

Foto: Crash.Net

E um ano se passou, e cá estamos nós de volta para mais uma eletrizante (?) temporada da F1. A atual pentacampeã Mercedes tenta perseguir os recordes da Ferrari, assim como Lewis Hamilton busca as estatísticas de Michael Schumacher. Diferentemente do ano passado, desta vez tivemos muitas mudanças nos pilotos e até nas nomenclaturas dos times. Neste primeiro giro, vamos começar pelas cinco primeiras equipes da temporada passada: Mercedes, Ferrari, Red Bull, Renault e Haas:

MERCEDES AMG-MOTORSPORT

Foto: Racefans.net

Pilotos: Lewis Hamilton (#44 - Atual campeão) e Valtteri Bottas (#77)
Chefe de equipe: Toto Wolff
Títulos de pilotos: 7 (1954, 1955, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018)
Títulos de construtores: 5 (2014, 2015, 2016, 2017 e 2018)
Vitórias: 87
Pole Positions: 101
Voltas rápidas: 66

Com o W10 sendo uma incógnita nas voltas rápidas mas bastante eficiente nos long runs, os alemães apostam na genialidade de Lewis Hamilton para seguir no topo, sabendo que tanto a equipe e principalmente Valtteri Bottas precisam render muito mais porque nas duas últimas temporadas a  Ferrari chegou a encostar e superá-los em algum instante do campeonato. O finlandês está pressionado depois de passar 2018 zerado e terminar apenas na quinta posição do Mundial. Apesar do equilíbrio, os alemães ainda são a equipe a ser batida mais uma vez, e os alemães esperam retomar a tranquilidade das três primeiras conquistas da era híbrida, mesmo com o crescimento da Ferrari, com Renault e Honda aparentemente ainda distantes tentando sonhar.

SCUDERIA FERRARI

Foto: Motorsport

Pilotos: Sebastian Vettel (#5) e Charles Leclerc (#16)
Chefe de equipe: Mattia Binotto
Títulos de pilotos: 15 (1952, 1953, 1956, 1958, 1961, 1964, 1975, 1977, 1979, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2007)
Títulos de construtores: 16 (1961, 1964, 1975, 1977, 1979, 1982, 1983, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007 e 2008)
Vitórias: 235
Pole Positions: 219
Voltas mais rápidas: 248

11 anos sem títulos e contando. Sabemos como o ambiente da Ferrari é de muita pressão, não a toa Maurizio Arrivabene foi mandado embora depois de quatro anos sem conquistas. É inegável que os italianos estão no mínimo iguais aos alemães, mas vêm fraquejando nos momentos decisivos, principalmente Sebastian Vettel, outro que está bastante pressionado e com a reputação em xeque. Não a toa Mattia Binotto e Charles Leclerc foram alçados a chefe e a piloto, respectivamente. O monegasco, aliás, desperta grande entusiasmo de um futuro promissor, apesar de no início dever respeitar a hierarquia de um tetracampeão. Dominante na pré-temporada, a Ferrari espera continuar evoluindo o SF90 para finalmente alcançar o passo que não dá desde 2007: o título mundial.

ASTON MARTIN RED BULL RACING

Foto: Divulgação/Red Bull
Pilotos: Max Verstappen (#33) e Pierre Gasly (#10)

Chefe de equipe: Christian Horner
Títulos de pilotos: 4 (2010, 2011, 2012 e 2013)
Títulos de construtores: 4 (2010, 2011, 2012 e 2013)
Vitórias: 59
Pole Positions: 60
Voltas mais rápidas: 60

Depois de romper com a Renault, assinar com a Honda e ver Daniel Ricciardo sair da equipe, fica claro que os taurinos sempre apostaram todas as fichas em Max Verstappen. Gasly foi efetivado para ser um segundo piloto. Tudo vai depender do motor Honda e da maturidade do holandês. Os testes animaram Helmut Marko e companhia, que já pressionam Gasly pelas batidas. Sempre bem ajustado na aerodinâmica, a Red Bull vai precisar de potência e velocidade para tentar encostar e atrapalhar Ferrari e Mercedes, principalmente Max.

RENAULT F1 TEAM

Foto: Divulgação/Red Bull
Pilotos: Daniel Ricciardo (#3) e Nico Hulkenberg (#27)
Chefe de equipe: Cyril Abiteboul
Títulos de pilotos: 2 (2005 e 2006)
Títulos de construtores: 2 (2005 e 2006)
Vitórias: 35
Pole Positions: 51
Voltas mais rápidas: 31

Com o carro cada vez mais evoluído e o motor Renault um pouco mais potente, a esperança dos franceses é encostar nas equipes de ponta. Dinheiro para isso existe e pilotos também, principalmente com a chegada de Daniel Ricciardo. Ele e Hulk formam uma ótima e consistente dupla de pilotos e, sem dúvida alguma, uma das grandes disputas internas do ano. No entanto, a Renault está mais perto do bolo que briga pelo posto de quarta força do que realmente se aproxima da Red Bull, mas os testes nem sempre traduzem tudo. Veremos o que os franceses podem apresentar neste início de temporada.

RICH ENERGY HAAS F1 TEAM

Foto: Sky Sports
Pilotos: Kevin Magnussen (#20) e Romain Grosjean (#8)
Chefe de equipe: Gene Haas    
      
Com a mesma dupla de pilotos pelo terceiro ano seguido, a Haas aposta na parceria com a Ferrari para manter a boa base. No ano passado, chegou a ser a quarta força em muitas etapas e poderia ter feito mais pontos se não fossem os erros da equipe (vide Austrália) e dos próprios pilotos (vide Grosjean, que surpreendentemente fica no time). Na pré-temporada, o carro apresentou velocidade e os mesmos problemas de confiabilidade. Veremos se essa dupla de pilotos vai dar conta do recado. A batata de Grosjean já está bem queimada.

Amanhã, a parte final desse resumão as vésperas da abertura da temporada.

Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.