quinta-feira, 14 de março de 2019

GP DA AUSTRÁLIA - PROGRAMAÇÃO

O Grande Prêmio da Austrália entrou no circo da F1 em 1985. Foi disputado nas ruas de Adelaide até 1995, quando foi substituído pelo circuito de Albert Park, que é palco do GP até os dias atuais, sempre abrindo a temporada da F1 nos últimos 22 anos (exceção de 2006 e 2010).

Foto: Wikipédia
ESTATÍSTICAS:
Melhor volta em corrida: Michael Schumacher - 1:24.125 (Ferrari, 2004)
Pole Position: Lewis Hamilton - 1:21.164 (Mercedes, 2018)
Último vencedor: Sebastian Vettel (Ferrari)
Maior vencedor: Michael Schumacher - 4x (2000, 2001, 2002, 2004)

ANO NOVO, AMEAÇAS VELHAS

Foto: Getty Images
O Pacto de Concórdia encerra-se ano que vem. O futuro da categoria passa por uma nova renovação. Para isso, mudanças devem ser feitas. A Liberty negocia de um lado, as grandes equipes de outro. Sendo assim, se os interesses destas não forem atendidos, existe a possibilidade de debandada a partir de 2021. É o que diz Christian Horner, chefão da Red Bull.

Dietrich Mateschitz (dono da Red Bull) é apaixonado por esporte a motor, apaixonado por F1, está animado com a parceira dos motores da Honda e o potencial disso, mas é claro que a Fórmula 1 precisa entregar algo de volta pra marca Red Bull. Precisa ter um custo efetivo. As corridas precisam ser boas e precisamos estar abertos pra competir em um nível igual ao das equipes fabricantes. Acho que assim como todos nós, ele está esperando pra ver o que será a Fórmula 1 depois de 2020", avaliou.

Horner explicou que uma possível saída da equipe não seria por desmotivação por parte do dono.
"Nos dias bons e ruins, ele sempre apoiou muito, e investiu mais na F1 do que qualquer outra entidade. Duas equipes, um GP, mais toda a promoção que a Red Bull faz no mundo inteiro pra apoiar a F1. É enorme. Ele não faria isso se não acreditasse no esporte", pontuou.

O chefão da Red Bull também falou sobre as concorrentes diretas, Mercedes e Ferrari. Os alemães também estão envolvidos com a Fórmula E, enquanto que os italianos são de longe a marca mais lembrada quando o assunto é esporte a motor.

"A Mercedes pode focar na Fórmula E, porque acreditam que lá é mais em linha com o tipo de carro que vão fabricar. A Red Bull não precisa estar aqui, eles têm tanta publicidade das outras coisas que fazem. Não faria estragos. As pessoas acreditam que a Ferrari nunca pararia, mas a marca deles é tão grande que é difícil de diminuir. Eles poderiam tranquilamente fazer outra coisa no esporte a motor", finalizou.


É sempre o mesmo papo. Se não é do jeito que eu quero, tchau. Não duvido que a Red Bull faça isso, mas a Mercedes ganhando tudo com o regulamento na mão e a própria Ferrari eu duvido bastante. No fim das contas, acredito que vai sair algum acordo por aí, à forceps. Bernie faz falta nessas horas.


LIBERTY CULPA BERNIE POR DIFICULDADES EM RENOVAÇÃO COM AUTÓDROMOS

Foto: Getty Images

Greg Maffei, diretor-executivo do Liberty Media, também disse que o ex-dono da F1 não ajuda ao afirmar que os promotores pagam demais pelas corridas.Em janeiro, 16 dos 21 promotores das corridas da F1 assinaram um manifesto criticando a falta de comunicação e colaboração entre a Liberty e os organizadores dos eventos. Os casos mais alarmantes são Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e México. Em alguns deles, o problema é o financiamento público dessas etapas.

“Bernie fez um trabalho muito bom, indiscutivelmente um trabalho muito bom, e ele drenou os promotores. E nós sofremos muito, em parte porque somos público agora e eles podem ver os preços, e também em parte porque Bernie sugeriu a muitos deles que eles estavam pagando demais. O que também não ajudou”, disse Maffei em coletiva.

“É exacerbante que tenham governos tentando tirar subsídios, no México, em outros lugares ? na Espanha. Então isso cria alguns desafios”, continuou.

Diante dessas dificuldades, são pensadas alternativas. Ano que vem o Vietnã entra no calendário. Miami é obsessão, além de outros planos:

“Nós seguimos trabalhando por Miami, mas têm obstáculos em muito disso”, disse. “Nós olhamos para outras alternativas nos EUA, incluindo Las Vegas. Nós olhamos outras alternativas na África. Nós estamos tentando solidificar algumas das corridas da Europa Ocidental e trazer essas e potencialmente uma segunda corrida na China", explicou.


O futuro dos autódromos já é ruim. Agora a grande moda é enfiar os carros em "circuitos de rua" para fazer um evento família, com foodtrucks e pessoas que realmente não estão nem aí para a corrida. O preço inflacionado de Bernie também contribui e é um grande dificultador. A F1 não é mais rentável e nem movimenta rios de dinheiro como outrora.

Retrações financeiras, readequação da realidade, novos interesses e formas de consumo... o esporte sempre foi pensado para os ricos, que estão ficando não tão ricos assim. O efeito é uma bola de neve. Enquanto isso, a Liberty, que não tem experiência alguma, se desdobra tateando no escuro e batendo o mindinho na quina da mesa.

TRANSMISSÃO






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