quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

BARCELONA, DIA 5 - ATÍPICO

Foto: Getty Images
No primeiro dia da última semana da pré-temporada, alguns carros optaram pela velocidade, outras mantiveram os long runs e algumas já fizeram alguns ajustes visando a estreia na Austrália, a famosa versão B.

É importante frisar que não tem como atualizar o carro em três dias. Portanto, essas novas peças não são consequência dos testes da semana passada.

Pois bem, Lando Norris foi o mais rápido do dia com o pneu supermacio, marcando 1:17.709, apenas seis milésimos mais veloz que Pierre Gasly, da Red Bull, que fez esse tempo com o pneu macio. Entretanto, o que chama a atenção foi mais uma boa sessão de longruns sem problemas com o motor da Honda: 136 voltas.

Com alguns problemas na semana passada e finalmente utilizando a parte traseira do carro de 2019, a Racing Point de Lance Stroll optou por explorar a velocidade, anotando o terceiro tempo com o C5 em 82 voltas. Sebastian Vettel e a Ferrari optaram pelo ritmo de corrida e ficaram em quarto, com o pneu macio. Leclerc, no entanto, andou menos de 30 voltas pela manhã com um problema em sua SF90.

Toro Rosso (Albon) e Alfa Romeo (Giovinazzi) adotaram estratégias semelhantes e vieram logo na sequência, andando quase o mesmo número de voltas (103 e 99, respectivamente). A ex-Sauber é a que parece mais próxima do trio de ferro, enquanto que a satélite da Red Bull espera evoluir e experimentar cada vez mais a potência da Honda em temperaturas mais altas.

Outros bons exemplos de quilometragem hoje foram Haas (Magnussen) e, finalmente, a Williams (Russell), que utilizou o hipermacio para explorar a velocidade. Obviamente, o time de Grove fecha a fila, mas a distância não parece ser tão oceânica assim, apesar de ainda ser uma desvantagem.

A Mercedes é um capítulo a parte. A equipe estreou novas peças no W10, um carro B. Bottas teve problemas na unidade de potência e deu só sete voltas com os médios. Hamilton, na parte da tarde e com tudo solucionado, deu 83 voltas e pareceu apenas testar essas novas peças. Será que o desenvolvimento aerodinâmico dos alemães é um problema nesse início ou até a Austrália tudo estará solucionado ou não terá passado de um simples blefe?

Entre os dois, a Renault, que segue evoluindo bem. Juntos, foram incríveis 157 voltas! (80 de Hulkenberg e 77 de Ricciardo). A confiabilidade e os longruns foram a prioridade, afinal, o tempo alto e com o pneu macio denunciam isso.

Não é comum Ferrari e Mercedes falharem. Sendo tão atípico assim, não deixa de ser um alento para o resto, principalmente a Red Bull, que se mostra muito empolgada e satisfeita com o carro e o encaixe da Honda, restando apenas saber o quão potente e confiável está esse motor em temperaturas mais elevadas, clima de praticamente todas as etapas do Mundial.

Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, esse é o espaço em que você pode comentar, sugerir e criticar, desde que seja construtivo. O espaço é aberto, mas mensagens ofensivas para outros comentaristas ou para o autor não serão toleradas.