quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

SEM NOVIDADES - PARTE 2

Foto: Divulgação
Na terça-feira, só a Renault apresentou o carro, que na verdade é igual o do ano passado. Então, decidi esperar pelo dia seguinte, que estaria cheio de anúncios e esperança de modificações.

Foto: Divulgação
A Mercedes apresentou o W10 e ele está mais cinza, remetendo aos primeiros modelos da montadora no início da década. Um carro elegante e mais limpo, muito bonito mesmo. Claro que carro vencedor já é bonito por natureza, mas esse é assim mesmo se fracassar, o que é improvável. As flechas de prata também aproveitaram para realizar o primeiro shakedown da temporada.

Foto: Divulgação
A agora Racing Point também não mudou muito, a não ser uma pequena camada de azul e uns detalhes em branco, além do novo nome: Sport Pesa Racing Point Team. Que coisa horrível. O nome. O carro até que não é feio e nem bonito, muito pelo contrário. Parece Guaraná Jesus, Babbaloo ou 7 Belo.

Foto: Reprodução
A Red Bull sempre faz carros com design diferente para a pré-temporada e depois volta ao normal quando a temporada começa. Esse monte de risco certamente é para tentar esconder as novidades aerodinâmicas promovidas pelo novo regulamento, de onde a equipe aposta que Newey e o motor Honda (?) possam ser responsáveis pelo pulo do gato. A equipe taurina também já fez o shakedown.

Se os carros são os mesmos, o shakedown é um tópico interessante para se abordar. Cada equipe pode rodar 100 km para testar os componentes do carro e fazer takes comerciais, mas usando pneus Pirelli de demonstração, ou seja, nada semelhantes com os da atual temporada.

Renault e Williams, por exemplo, já sinalizaram que não irão conseguir fazer isso. O processo é importante para ver se os equipamentos estão em ordem e evitar imprevistos nos testes que começam na próxima segunda-feira, em Barcelona. Ou seja: os dois estão atrasados no desenvolvimento. É o preço que se paga por ser uma equipe pobre (Williams) e pelas mudanças do regulamento serem feitas de última hora (Renault). A Mercedes, por exemplo, trabalha no W10 há 16 meses. Há bem menos chances de dar errado do que em relação aos demais. Isso explica o domínio dos alemães.

Amanhã é o dia da McLaren, sempre misteriosa e repleta de expectativas sobre a cor de seus bólidos. Atualmente, esse é o único grande momento da temporada dessa equipe de Woking. Aguardemos.

Até!

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